Seus contatos não aparecem no WhatsApp? Veja como resolver este problema

Seus contatos não aparecem no WhatsApp? Veja como resolver este problema

Ao longo dos anos, a WhatsApp acrescentou várias funções e novidades ao mensageiro, incluindo o recente suporte para uso em multi-dispositivo. Entretanto, isso não significa que de vez em quando o aplicativo não apresente problemas e erros. Entre eles, um bug recorrente chama a atenção: os contatos do telefone não aparecem no WhatsApp.

Neste artigo, vamos mostrar algumas maneiras de corrigir este problema nos smartphones Android.

Pegue um atalho

Contatos não aparecem no WhatsApp: por que isso acontece?

Há várias razões para que os contatos não apareçam no WhatsApp. Na verdade, há várias manifestações deste problema. Por exemplo, pode ocorrer em qualquer celular, sem aviso ou erro específico.

Em alguns casos, o problema ocorre depois que você transfere o WhatsApp de um dispositivo para outro. No primeiro caso, o problema pode ser causado devido a um erro na forma como o WhatsApp sincroniza os contatos salvos no celular.

Leia também: Atualização do WhatsApp: veja como vai funcionar a migração de histórico entre iOS e Android

O problema também pode ocorrer em dispositivos que foram atualizados recentemente para uma nova versão de software - que, por sua vez, alterou as permissões concedidas ao WhatsApp. De qualquer forma, qualquer que seja a raiz do problema, vamos oferecer algumas soluções que podem ajudar você a resolver este erro.

Como corrigir o erro que esconde os nomes dos contatos no WhatsApp?

Como mencionado acima, dependendo da causa do problema, as soluções podem variar. A seguir, compartilho algumas das soluções mais comuns para resolver este erro.

Verifique as permissões concedidas ao WhatsApp

O Android tem se tornou muito seguro ao longo dos anos. Uma consequência não intencional disto é que todos os aplicativos agora requerem permissões explícitas para acessar os dados armazenados no celular. E estes dados também incluem os seus contatos.

Caso seu aparelho de repente pare de mostrar os nomes dos contatos no WhatsApp, esta é a primeira coisa que você precisa verificar. Veja aqui como fazer isso em um smartphone Android:

  • Abra Configurações e toque em Aplicativos ou Gerenciar Apps (isso pode mudar ligeiramente dependendo da marca do seu celular);
  • Toque na lista de aplicativos e navegue até o WhatsApp;
  • Toque em Permissões e depois em Contatos;
  • Certifique-se de ter concedido acesso aos contatos dentro desta opção;
  • Caso as permissões já tenham sido concedidas, selecione Não permitir uma vez e depois toque novamente em Permitir.
WhatsApp Contacts Permission
Verifique se o WhatsApp tem acesso a seus contatos / © NextPit

Uma vez concluídas estas etapas, abra novamente o WhatsApp e verifique se os nomes dos contatos reaparecem novamente. Caso não apareçam, é hora de passar ao segundo passo.

Atualize os contatos do WhatsApp

Caso os seus contatos ainda não tenham aparecido após a concessão das permissões, use a opção Atualizar contatos no WhatsApp. Veja como você pode fazer isso:

  • Abra o WhatsApp e toque na bolha de bate-papo no canto inferior direito;
  • Clique nos três pontos no canto superior direito e toque em Atualizar.
WhatsApp Refresh Contacts
Verifique se os contatos da WhatsApp funcionam para você / © NextPit

É isso aí! Levará alguns segundos para o WhatsApp escanear sua lista de contatos e fazer os nomes dos contatos reaparecerem.

Caso estas duas opções não tenham funcionado, é hora de recorrer a alternativas um pouco mais drásticas. Começaremos com uma correção genérica muito popular para a maioria das questões relacionadas a aplicativos.

Este método envolve a limpeza do cache ou armazenamento do aplicativo. Certifique-se de selecionar a opção 'Limpar cache'. Nós detalhamos os passos que você precisa tomar para fazer isso no link abaixo:

Caso esta opção não tenha funcionado para você, agora é hora de forçar uma sincronização do WhatsApp com seus contatos.

Forçar a sincronização do WhatsApp

  • Abra as Configurações do celular e depois toque em 'suários e contas ou Senhas e contas;
  • Selecione WhatsApp na lista e, em seguida, toque em Sincronizar contas;
  • Toque na chave ao lado da opção Contatos para forçar a sincronização;
  • Verifique se os contatos reaparecem no WhatsApp.
WhatsApp Sync Contacts 1
Force a sincronização dos contatos do WhatsApp antes de tentar opções mais drásticas / © NextPit

Remover a conta do WhatsApp

No caso de forçar a sincronização de contatos no WhatsApp e não funcionar, a próxima etapa envolve a remoção de sua conta do WhatsApp do celular. Antes de prosseguir, certifique-se de fazer backup de todos os seus bate-papos no Google Drive. Feito isso, abra o menu de Senhas e Contas novamente — mas desta vez — selecione a opção que diz Remover conta.

Você receberá um aviso informando que essa ação removerá todas as mensagens, contatos e outros dados. Como você fez o backup de seus chats no Google Drive, não precisa se preocupar com isso, apenas toque em Remover conta.

Agora, basta adicionar sua conta novamente ao aplicativo do WhatsApp. Após configurá-la, espere até que o WhatsApp sincronize seus contatos e restaure todas as mensagens do Google Drive antes de utilizá-lo normalmente.

O último recurso: desinstalar e reinstalar o WhatsApp

No caso de todos os métodos acima falharem, a última opção é verificar se você está usando a última versão do WhatsApp. Se sim, é hora de desinstalar e reinstalar o mensageiro no seu dispositivo novamente. Mas atenção: certifique-se de instalar a versão mais recente do app.

E com isso, chegamos ao final deste artigo. Esperamos sinceramente que os passos aqui mencionados tenham ajudado a resolver o problema. Você conhece algum outro método que ajude a corrigir este erro comum do WhatsApp? Então compartilhe as soluções alternativas com a nossa comunidade na seção de comentários abaixo.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.