Enquete da semana: vidro, plástico ou metal - qual a sua preferência?

Atualizado: resultados analisados
Enquete da semana: vidro, plástico ou metal - qual a sua preferência?

Nossa enquete da semana perguntou sobre o material usado nos celulares. Afinal de contas, não só entre a equipe do site, como nas seções de comentários, volta e meia surgem discussões acaloradas sobre o tema. Confira as respostas dadas pela comunidade NextPit.

Metal, vidro ou plástico - de que material é feita a traseira do seu smartphone? Iniciamos nossa pesquisa da semana com esta pergunta na última sexta-feira e agora temos os resultados. Em todos os quatro domínios do NextPit, recebemos um total de 1.781 votos em nossas três perguntas.

De que material é feita a traseira do seu celular?

Para começar a enquete da semana, revelei que uso um aparelho com acabamento de vidro. O Pixel 3 XL era um smartphone de última geração na época em que o comprei e até assinei um contrato de operadora para poder pagar por ele. O acabamento em vidro é geralmente reservado para aparelhos mais caros e aparentemente o Brasil e a Alemanha são os países com os celulares mais premium.

De que material e feita a traseira do seu celular
Vidro e plástico são os materiais mais populares entre a comunidade / © NextPit

Nos dois países, o vidro está em primeiro lugar nas respostas, com o plástico em segundo lugar em ambos os países, enquanto na França e nos EUA/Índia a maioria dos leitores respondeu usar um aparelho com acabamento de plástico. Traseiras metálicas - um material raramente será encontrado em celulares em 2021 - estão em terceiro lugar em ambos os países. Surpreendentemente, a proporção no domínio COM e na França é de quase 30 por cento em cada caso.

Qual material você prefere no celular?

Nossa segunda pergunta não trata do seu aparelho atual, mas dos seus sonhos de consumo. E ela mostra que as fabricantes de celular não atendem bem aos desejos dos leitores do NextPit. Tanto na França como na Alemanha, o metal é o material preferido, não o vidro. Ele é seguido de perto pelo plástico, que está em primeiro lugar nos EUA e na Índia.

Qual o seu material preferido em celulares
Respostas mostram diferença entre expectativa e realidade  / © NextPit

Somente os brasileiros apontaram o vidro como seu material favorito para o celular, sendo que o metal ocupou o segundo lugar. O leitor Ohlib R da comunidade alemã se pronunciou a favor do metal, pois o vidro é "muito sensível e não é suficientemente à prova de quebra". O que leva muitos a usarem uma capa.

Outra crítica às traseiras de vidro é que o material é mais escorregadio. Sobre isso, "der dude" escreveu no NextPit.de que seu celular começa a deslizar caso esteja apoiado em uma superfície inclinada. O leitor "Jerome69Paris", da comunidade francesa, também apontou isso. Ele também criticou as fabricantes de celulares:

Na minha opinião, as fabricantes investem muita energia na concepção das traseiras dos celulares, enquanto a maioria das pessoas usa seu smartphone com uma capa. Portanto, para resolver este problema, teríamos que começar pelo nível do projeto.

Na minha opinião, estas duas perguntas em especial mostram que as fabricantes de celulares não parecem satisfazer plenamente as necessidades de seus clientes. Parece que muitas pessoas estão tão irritadas com as traseiras de vidro escorregadias e frágeis que precisam ser protegidas por uma capinha ao saírem da caixa. Foi pensando nisso que inclui uma terceira pergunta.

O material é importante na decisão de compra de um celular?

A terceira pesquisa perguntou se o material usado no aparelho é importante para você. Como terceira opção, listei a resposta de que ele não importa, já que ela fica sob uma capa de proteção. Esta resposta foi predominante na França, enquanto que na Alemanha ela chegou muito perto do primeiro lugar. Infelizmente, esta opção de resposta foi omitida na tradução para o domínio COM.

Voce se importa com o material na traseira do celular
Muitos leitores usam capas e explicaram o motivo nos comentários / © NextPit

Em resumo, acho que a questão da capa de proteção é de certa forma um problema do ovo e da galinha: as pessoas gostam de usar capas de celular porque os aparelhos são muito frágeis, ou as pessoas toleram celulares frágeis porque usam uma capa no final das contas? O leitor Rust H., da comunidade de língua inglesa, resumiu bem a situação:

As traseiras de vidro estão aí apenas para parecerem bonitas. E 99,9% das pessoas usam uma capa por várias razões:
1. Para proteger o telefone;
2. Para facilitar a pegada, pois o vidro é muito escorregadio.

Portanto, as traseiras de vidro têm muitas desvantagens, não são muito populares e exigem a compra de uma capa para compensar as desvantagens. Isto quase me leva a pedir um protesto para fazer dos acabamentos de plástico ou metal o material predominante para os celulares novamente. O que você acha, devemos começar uma petição?


Texto original

Vidro, plástico ou metal — de que material é feita a traseira do seu celular? E o quanto isso é importante para você? Nesta enquete da semana, nós do NextPit queremos saber exatamente o quanto a escolha do material influencia a sua decisão na hora de trocar de aparelho.

O material usado nos smartphones frequentemente alimenta discussões acaloradas na equipe editorial do NextPit. De acordo com o Antoine, aparelhos caros deveriam usar Gorilla Glass, enquanto eu pessoalmente gostei da traseira de plástico do Pixel 4a 5G, que lembrou os produtos da Nintendo. Ao mesmo tempo, quase todos concordamos que faltam mais aparelhos com acabamento metálico (as antenas que lutem!).

Assim como os motores de vibração, o material usado no celular pode fazer o aparelho parecer premium ou básico. Afinal, é o que fica na palma de sua mão ou na mesa 90% do tempo. A parte de trás do smartphone, não é de se estranhar, tem uma influência decisiva sobre a pegada do aparelho. A menos que você tenha o hábito de protegê-lo com uma capa, claro.

De que material é feita a traseira do seu celular?

Antes de mais nada, gostaria de usar esta pesquisa para entender a situação atual entre a comunidade NextPit. Afinal, sendo um site internacional, podemos descobrir muito bem como a composição das traseiras muda em diferentes países. Então, dê um 180° no seu celular e me diga...

... de qual material é feita a traseira do seu celular?

A propósito, enquanto escrevo esta enquete, ainda estou usando o Oppo Reno 6 com traseira de vidro (fosco). Meu aparelho pessoal, porém, é um Pixel 3 XL que também tem acabamento em vidro. Mas o antecessor em meu histórico de celulares foi algo muito especial: um Motorola X Force com acabamento de... acredite se quiser: tecido!

Qual é o seu material preferido na hora de escolher um celular?

Pessoalmente, eu não diria que o vidro do meu Pixel 3 XL é o meu material de acabamento preferido. Por isso, gostaria de pedir a sua opinião:

Qual o seu material preferido em celulares?

Por último, mas não menos importante, vou fazer uma pergunta muito simples que sempre incluo em minhas enquetes de preferências pessoais. Frequentemente discutimos tópicos entre a equipe editorial do NextPit que nós consideramos particularmente importantes. Mas às vezes estamos tão concentrados nos aparelhos topo de linha que podemos ter uma percepção um pouco distorcida da realidade. Portanto:

Você se importa com o material na traseira do celular?

Perfeito! Obrigado por participar de mais esta votação eletrônica. Aproveite para explicar suas escolhas no campo de comentários abaixo. Será que as opções de "couro vegano" são só uma modinha passageira?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

10 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Henrique Ariel há 5 dias Link para o comentário

    Meu problema com os materiais fica por conta do carregamento sem fio, adorava o alumínio do meu oneplus 5, porem não carregava sem fio, hoje com meu galaxy note 9 uso capinha pra evitar quebrar e carrego sem fio. Meu único problema está sendo as bordas do vidro descolando da carcaça, ficando um espacinho, espero q n dê nada.


  • Lucas N. há 5 dias Link para o comentário

    Uso película de carbono no meu S10. Não por conta de proteção pois sou extremamente cuidadoso (não uso case ou película pois não sou de derrubar smartphones), mas por conta da própria pegada: dependendo do metabolismo da pessoa, o vidro deixa uma impressão muito feia ao aparelho por conta do excesso de impressões digitais, causando uma sensação de incômodo por causa das marcas.


  • Douglas Charles Cunha há 5 dias Link para o comentário

    Não adianta falar que prefere isso ou aquilo, no fim todos usam capinhas.
    Se existisse um material inquebrável e a prova de arranhões, eu iria querer, mas não existe.
    A traseira do meu celular é linda, de vidro desenhado (Mi 9T Pro 2019), mas nesses dois anos que o possuo, só vi a traseira por menos de uma hora.


    • Soterio Salles há 5 dias Link para o comentário

      Eu não uso capa... Atualmente com um Mi Mix 3, traseira em cerâmica... E cheio de digitais... Kkkkkkkkkkkkk
      Nunca gostei de capinhas no geral. Felizmente nenhum acidente aconteceu até então.


  • Vinicius Guerra há 1 semana Link para o comentário

    Eu prefiro traseira de plástico, desde que o aparelho tenha uma boa construção. Os de vidro como sabemos, infelizmente são mais suscetíveis a quebra. Agora, poderia ser mais barato também, como o S21 por exemplo, que apresenta até uma boa construção, que nem o S20 FE.


  • Jairo rios há 1 semana Link para o comentário

    Depende da gama do gadget , um gama alta com traseira em.plastico como o S21 é ridículo, acredito que quem paga caro por um gadget de gama alta quer o serviço completo ,ou seja, performance e construção Premium


  • Soterio Salles há 1 semana Link para o comentário

    A traseira até que não reclamo de ser plástico desde que não pareça. Mas moldura de plástico não... Não aceito mesmo. Tem que ser de alumínio.


  • Penskemen há 1 semana Link para o comentário

    Tenhamos em mente a seguinte linha de raciocínio... Se te incomoda colocar seu smartphone em uma "Case Box" a prova de tudo, você terá que optar por aparelhos com aro de metal e carcaça plástica. Pois se optar por vidro, no 1° tombo vai deixar o aparelho com aspecto todo estilhaçado com risco de inutilizar o display. Então as opções de compra tem que levar em conta a proteção do aparelho em caso de queda, pois os aparelhos estão com seus preços cada vez mais proibitivos.


    • Rubens Eishima
      • Equipe
      há 1 semana Link para o comentário

      Saudades do velho Defy com acabamento emborrachado de fábrica :)


      • Penskemen há 1 semana Link para o comentário

        Verdade Rubens, no passado haviam aparelhos até com a carcaça de metal, mas hoje em dia tem muitos "esquemas armados" pelas empresas que fragilizam a integridade dos aparelhos. Smartphones frágeis danificam com facilidade, tornando corriqueiro o famoso termo P.T. ( perda total )

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.