NextPit

Enquete da semana: quem diachos filma com o celular?

Atualizado: resultados analisados
Enquete da semana: quem diachos filma com o celular?

A Apple e a Xiaomi deram muito destaque aos novos recursos de vídeo em seus novos celulares, o que levantou a dúvida: será que a comunidade NextPit realmente filma com seus smartphones? Na semana passada, fiz esta pergunta aos leitores na Alemanha, França, Brasil, Índia e EUA. Vamos aos resultados!

A gravação de vídeo é um dos melhores exemplos da inclusão digital. Tenho exatamente um único vídeo gravado da minha infância no interior da Alemanha: minha versão em miniatura com aproximadamente quatro anos olhando intrigado para uma enorme câmera VHS. Hoje em dia, lentes e câmeras estão em todos os bolsos, com uma qualidade muito superior às antigas fitas cassete.

Pensando nisso, quis saber se as pessoas realmente usam o recurso. Suspeitava que a grande maioria das gravações eram feitas nos aplicativos como WhatsApp ou Instagram para compartilhamento imediato, mas os resultados discordam bastante da minha teoria inicial...

Filmar com o celular é mais comum do que pensava

Para começar, a primeira enquete perguntou se você filma com seu celular. As respostas foram surpreendentemente diferentes nos vários países do NextPit. Enquanto na França e nos EUA e na Índia a maioria dos leitores disse que não filma com seus celulares, na Alemanha e no Brasil a resposta "Sim, mas nem sempre" foi a mais popular. Na Alemanha, também houve muitos votos a favor do "Sim, muitas vezes" e também encontrei muita coisa nos comentários sobre a praticidade da câmera do celular.

Voce filma com o celular
As respostas variaram bastante nesta semana! / © NextPit

Tivemos até alguns comentários mais exaltados, além de outros com pontos de vista intrigantes. Um deles destacou que o padrão de uso do recurso pode inclusive ter sido influenciado pela pandemia da COVID-19:

Benjamin - Você esta pensando no passado... A pandemia e as várias restrições resultantes levaram a um verdadeiro boom em séries ou filmes filmados com o smartphone, porque uma grande equipe de filmagem não era viável. - Roezal na comunidade alemã

A gravação de curtas-metragens também foi mencionada pela Apple e Xiaomi como uma utilização dos novos recursos de vídeo. E para estes casos, as novas funções parecem de fato oferecer um valor agregado. Portanto, as respostas à minha segunda pergunta são bastante esperadas.

Vocês gravam principalmente com o app de câmera nativo

O aplicativo de câmera pré-instalado geralmente oferece a melhor qualidade e é nele que são encontradas as novas funcionalidades lançadas pelas fabricantes. No entanto, eu imaginava que muitas pessoas preferissem gravar com as opções de vídeo integradas no WhatsApp e cia. Elas são mais rápidas de acessar e oferecem uma qualidade de imagem boa o suficiente. O resultado mostra, no entanto, que eu estava completamente errado.

Como voce costuma registrar fotos e videos
App nativo de câmera é o campeão de preferência da comunidade / © NextPit

A resposta "Usando o app de câmera do celular" liderou a segunda pergunta em todas as regiões, com direito a maioria absoluta. No entanto, o leitor francês Jerome69Paris deixou uma dica para em seu comentário:

De minha parte, uso o excelente aplicativo "OpenCamera" para gravar vídeos, pois ele traz uma característica que meu Xiaomi Mi Max 3 com o aplicativo de vídeo/foto original não tem, estabilização no modo 4k / 30fps. Estranhamente, o aplicativo original só estabiliza até 1080p / 60fps (embora você possa ativar a estabilização em 4k, ela não funciona), enquanto o smartphone tem claramente a capacidade de estabilizar perfeitamente em 4k / 30fps graças ao OpenCamera. - Jerome69Paris da comunidade francesa

Um leitor alemão também reclamou que a opção "Com uma câmera de verdade" não foi listada. Neste caso, a segunda enquete se aplicava apenas a quem respondeu "sim" para a primeira pergunta.

Os recursos de câmera servem para as fabricantes se "exibirem"?

Por último, mas não menos importante, expliquei um palpite sobre a motivação por trás do modo cinema da Apple e Cinemagic da Xiaomi do ponto de vista das fabricantes. Será que eles foram pensados simplesmente para mostrar do que os novos processadores e câmeras são capazes? Suas respostas foram bastante claras.

Modos de video sao projetados para demonstrar a performance de novos celulares
Demonstração de força ou não, quem ganha são os consumidores / © NextPit

Em todos os países, os leitores tenderam a concordar com a minha suposição. Alguns dias depois da enquete, me pergunto se isto é algo negativo. Se uma fabricante quer apenas se exibir com um novo recurso de vídeo, mas ele é interessante e impressionante, então no final há um valor agregado para o público. E no final das contas isso é basicamente o que todos nós queremos, não?

Muito obrigado por todas as respostas às respectivas pesquisas e, é claro, pelos inúmeros comentários. Então, até a próxima!


Artigo original

Aparentemente, Apple e Xiaomi perceberam uma necessidade nos celulares que pessoalmente ainda não vejo, com os recursos de vídeo em destaque nos últimos lançamentos das empresas. Isto levanta a questão: quem usa o celular em filmagens, e caso usem, será que realmente usam o aplicativo nativo de câmera para isso? Vamos à enquete da semana do NextPit.

Você acompanhou os lançamentos da Apple e da Xiaomi nas últimas semanas? Caso contrário, vou fazer um resumo rápido: a Apple lançou a série iPhone 13 e lançou um interessante modo de vídeo chamado "Modo Cinema". Alguns dias depois, a Xiaomi apresentou o 11T e o 11T Pro e também ressaltou às funções "Cinemagic" para filmagens com o celular.

Por melhores que sejam os recursos, fiquei com a pulga atrás da orelha: quem realmente filma com o celular? Não me refiro à gravação de vídeos curtos para os amigos no WhatsApp ou seguidores no Instagram. E sim a vídeos elaborados com o aplicativo de câmera integrado no qual o fundo tem que ser embaçado ou você precisa de um efeito Vertigo à la Alfred Hitchcock.

Você filma com seu celular?

Então vamos começar com a pergunta principal: você grava vídeos com seu celular? Pergunto especificamente de gravações feitas para ficar na memória do aparelho ou serviço na nuvem e que foram tiradas com o aplicativo de câmera. Em outras palavras, as gravações em que você aproveitaria as novas funções de vídeo da Apple e Xiaomi.

Você filma com o celular?

Pessoalmente, eu gravo vídeos assim mais para testar novos celulares. Em nossos reviews, no entanto, os recursos de vídeo são geralmente algo que tendemos a negligenciar. Mas talvez isso mude se descobrirmos que a comunidade NextPit é formada por aspirantes a diretores.

cinematic mode iphone hero
O modo cinema parece ter requisitos de hardware realmente altos / © NextPit

Você usa o aplicativo nativo da câmera?

Durante uma visita à fabricante de scooters Unu para o NextPit, publiquei um pequeno stories no Instagram. Assim, de bate pronto, é muito mais fácil gravar lugares ou produtos usando a opção de vídeo integrada no aplicativo de rede social. O mesmo acontece se você quiser apenas registrar uma lembrança para o grupo da família no WhatsApp, Telegram ou Snapchat. Por isso, minha pergunta a seguir:

Como você costuma registrar fotos e vídeos?

Por último, mas não menos importante, gostaria de registrar uma breve opinião sobre a aparente importância dos recursos de vídeo nos celulares. Esta teoria será testada na próxima segunda-feira (4) — e é claro que estou interessado em ver sua opinião sobre o assunto.

Tese: recursos de vídeo servem como demonstração de desempenho do celular

É possível que as fabricantes de smartphones não estejam sequer respondendo a uma necessidade com seus novos recursos de vídeo. O hardware dos aparelhos já é tão poderoso que dificilmente pode ser levado ao limite no uso diário. Isso acontece no máximo com os games ou funções de vídeo. O novo modo cinema da Apple, por exemplo, é (supostamente?) tão exigente que a empresa não pode oferecer o recurso em iPhones mais antigos porque o desempenho deles não dá conta.

Assim, minha teoria é que as funções de vídeo são uma forma das fabricantes criarem uma demanda por novos dispositivos, mesmo que modelos mais antigos ainda possam exibir a maioria dos aplicativos e jogos sem problemas. Eles legitimam o uso de processadores cada vez mais poderosos, maiores opções de memória e mais gigabytes de RAM. Você concorda?

Modos de vídeo são projetados para demonstrar a performance de novos celulares?

Antes de ouvir um "Corta!", ou seja "cancelado" como estão dizendo por aí, deixo aberto o espaço para sua contribuição (e críticas!) nos comentários desta semana. Nos vemos na segunda-feira, quando publicaremos os resultados desta pesquisa.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

4 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Lucas N. há 2 semanas Link para o comentário

    Em 2019, eu utilizava o meu S7 edge para gravar as aulas práticas do meu curso técnico (curso radiologia). E era impressionante a quantidade de detalhes que o software nativo do aparelho captava com uma lente de 12MP. Inclusive, possuo fotos de tecidos anatômicos reais e até hoje eles me encantam pela riqueza em detalhes.
    Porém, com esta questão da pandemia e as aulas se tornando digitais, acabei por nunca mais gravar mais nada. Mas isso vai mudar em alguns dias: vou usar o meu S10 para fazer um clipe completo de quase dez minutos em resolução 4K (até posto o resultado se vocês quiserem ver), também utilizando a câmera nativa. A única ressalva é que não conheço nenhum editor de vídeos que seja bom o suficiente para o Android e como haverá envolvimento com Motion Graphics., precisarei mesmo terceirizar a edição.

    Mas em relação à gravação de vídeos x desempenho, eu acredito que recursos como "modo cinema" sejam apenas marketing e autopromoção, pois aparelhos praticamente defasados como o iPhone 5s e diversos Android como o próprio Galaxy S7, LG G6 e uma leva de dispositivos Xiaomi dão conta muito bem de produzir conteúdo rico em qualidade com as especificações que possuem. Claro que a otimização de cena no iPhone é superior, mas muitos modelos possuem capacidade mais do que suficiente de produzirem conteúdo com detalhes visíveis.


  • Soterio Salles há 2 semanas Link para o comentário

    Recentemente tive de usar o meu celular pra filmar uns treco para os clientes... Apesar de já ter uma certa idade os resultados das filmagens foram muito bons. Fiquei surpreso com a estabilização principalmente, achava que o vídeo sairia tremendo...
    Mas é bem raro eu filmar algo, sou mais de fotografia mesmo.


  • Penskemen há 2 semanas Link para o comentário

    Sejamos coerentes, aqueles aqui que possuem na sua casa uma boa máquina fotográfica digital, que filma com qualidade bem superior a maioria dos smartphones, não a usam no dia a dia. O fato do celular estar no bolso o tempo todo e a praticidade, acabou por canibalizar as boas máquinas digitais. Eu sou contra isso, mas o fator peso e a recomendação de uso de tripé para boas filmagens, apenas para registros casuais, acabamos privilegiando o smartphone...


  • Jairo rios há 2 semanas Link para o comentário

    Sinceramente não me recordo da última vez que usei a função vídeo no celular , fotos sim , tiro com frequência , principalmente quando estou viajando.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.