NextPit

Enquete da semana: você deixa para comprar os presentes de Natal na última hora?

Atualizado: resultados analisados
Enquete da semana: você deixa para comprar os presentes de Natal na última hora?

As intermináveis notícias de componentes escassos e o risco da falta de produtos nas datas comerciais de 2021 parecem ter um efeito diferente em diferentes países. Pelo menos essa é a nossa conclusão ao analisar as respostas da Comunidade NextPit nos diversos países onde o site é publicado, confira a análise da enquete da semana!

Quando você pretende comprar os presentes neste ano?

Ao que tudo indica, as pessoas que leem o NextPit estão atentas às notícias de risco de desabastecimento de produtos e, no geral, a maioria planeja comprar os presentes de Natal até novembro, com destaque para os leitores do site internacional, no qual 85% dos participantes responderam que pretendem resolver a lista de Natal deste ano até novembro.

Quando voce pretende comprar os presentes neste ano
Leitores do NextPit.com pretendem acabar com a lista de presentes em novembro / © NextPit

Compra de presentes em 2020

Curiosamente, enquanto 40% da comunidade no Brasil diz não ter comprado presentes em 2020, apenas 30% respondeu que deve fazer o mesmo neste ano. Mostrando um maior otimismo em 2021 com a redução no número de casos e mortes em decorrência da pandemia da COVID-19, o aumento das taxas de vacinação e a reabertura do comércio no país.

A porcentagem de participantes que não deram presentes em 2020 e que não pretendem fazê-lo em 2021 foi praticamente estável nos domínios internacional e alemão do NextPit, enquanto entre os leitores franceses houve um aumento de 12% que não presentearam em 2020 para 20% que não pretendem presentear em 2021.

Quando voce comprou a maioria dos presentes em 2020
Compra de presentes em 2020 ficou para mais tarde na comparação com a intenção de compra em 2021 / © NextPit

Apenas as pessoas no Brasil parecem mais dispostas neste ano a arriscar deixar as compras para o último minuto em 2021, com 20% das respostas para a 2ª quinzena de dezembro, contra 10% em 2020. Em todos os outros domínios em que o NextPit é publicado, o percentual para 2021 é menor do que no ano passado.

Ainda otimistas com a disponibilidade de eletrônicos

Já com relação ao número de leitores que pretendem reduzir o número de presentes eletrônicos neste ano, novamente os brasileiros fugiram da tendência identificada nas outras comunidades.

Enquanto a maioria absoluta dos leitores nos sites em inglês, alemão e francês não parecem dispostos a mudar seu padrão de compra de presentes eletrônicos, os brasileiros estão mais reticentes na compra de gadgets para 2021, com 62% dos participantes respondendo que devem reduzir o número de eletrônicos comprados em 2021.

Voce pretende reduzir o numero de presentes eletronicos neste ano
Grande maioria dos leitores alemães e franceses não deve mudar seu padrão de consumo neste fim de ano / © NextPit

A porcentagem para a mesma resposta é de 21% entre os alemães, 26% entre os franceses e 40% nos países de língua inglesa — principalmente Estados Unidos e Índia —, sugerindo que, no geral, a maioria dos leitores ainda espera encontrar produtos eletrônicos nas prateleiras.

Será que os relatos de escassez de produtos são exagerados? Ou então a anunciada falta de eletrônicos pode servir para frear o consumo desenfreado nesta época do ano — como apontado pelos leitores Radler61 e Konsau. Fique à vontade para comentar os resultados também!


Texto original

- escrito por Benjamin Lucks

Há alguns dias, publiquei um comentário sobre a escassez de produtos na indústria de eletrônicos. Sugeri comprar os presentes de Natal mais cedo, de segunda mão ou algo local que não fosse um eletrônico. Mas será que as notícias sobre contêineres presos, portos parados e falta de componentes mudaram seu comportamento de compra?

Não faltaram relatos sobre problemas de distribuição na indústria eletrônica nas últimas semanas. Nem mesmo a Apple e seu expert em logística Tim Cook está livre dos problemas e a Samsung, consultada pelo NextPit, não escondeu que está trabalhando para minimizar o "impacto dessas flutuações", especialmente para a época de Natal com seus parceiros. Portanto, na minha opinião, você deveria repensar um pouco a estratégia de compras neste ano.

Ainda que os presentes não devam ser o centro das atenções no Natal (!), é assim que muitas pessoas enxergam as festas de fim de ano. Se não fosse assim, não veríamos tantas lojas lotadas no último mês do ano e a tradicional correria na véspera do feriado. É por isso que achei interessante perguntar quando você pretende comprar os presentes neste ano.

Quando você comprou seus presentes no ano passado?

Vamos olhar para o ano 2020! Em plena pandemia, os centros das cidades estavam vazios e eu pessoalmente comprei a maioria dos meus presentes no final de novembro até o início de dezembro. Afinal de contas, ainda tinha que enviar todas as coisas embrulhadas para minha família. Quando você comprou o maior parte dos presentes?

Quando você comprou a maioria dos presentes em 2020?

Como imagino que muita gente deixa para comprar os presentes na última hora, dividi dezembro em duas partes. Feito isso, pergunto agora quando você planeja fazer suas compras em 2021.

Quando você planeja comprar os presentes neste ano?

De volta à temporada 2021, repeti as opções abaixo. Quando você pretende comprar os presentes de fim de ano? Não importa se a realidade vai ser um pouco diferente da expectativa:

Quando você pretende comprar os presentes neste ano?

Na quarta-feira, recomendei procurar por alternativas aos celulares, tablets e outros produtos eletrônicos. Por um lada, comprar produtos recondicionados ou usados ajuda a aliviar as cadeias de produção e distribuição.

procurar produtos renovados ou usados em vez de uma nova compra para aliviar a carga sobre as cadeias de abastecimento. Serviços de streaming como a Netflix podem ser uma boa pedida, além de produtos artesanais ou produzidos localmente na sua região. Com base nisso preparei uma última pergunta:

Você pretende reduzir o número de presentes eletrônicos neste ano?

É isso aí! Estou curioso se os possíveis problemas de estoque mudaram seu comportamento de compra! Fique à vontade para sugerir ideias de presentes para as festas de fim de ano. O Jairo pelo visto já se adiantou e agora só está esperando as encomendas chegarem em casa, e você?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.