NextPit

Cadê o Android 12? Versão mais usada do sistema operacional é de 2019

Cadê o Android 12? Versão mais usada do sistema operacional é de 2019

Desde 2018, o Google compartilha os números da fragmentação do Android anualmente. E como estamos chegando ao final de 2021, a lista oficial de distribuição do sistema operacional Android acaba de ser divulgada.


Direto ao ponto:

  • Oficialmente, o Android 10 é a versão mais utilizada em smartphones Android;
  • O Android 12 ainda não aparece na lista de distribuição de 2021;
  • O Android 6 Marshmallow ainda está em uso em 5,1% dos celulares que acessaram a Play Store nas últimas semanas.

A história é sempre a mesma: enquanto o iOS 15 já roda na maioria dos iPhones desde o anúncio oficial, o Android 12 não aparece em 0.1% dos celulares Android. Sim, o processo de atualização é completamente diferente, afinal de contas, a Apple é responsável pelo desenvolvimento de hardware e software aqui, o oposto do que vemos no Android.

Contudo, isso não significa que olhar para os números da distribuição do sistema operacional do Google não seja frustrante. Anteriormente, a empresa divulgava tais dados mensalmente, mas desde 2018, a lista é atualizada uma vez no ano. Nela, aparecem apenas as versões com distribuição superior a 0,1%. Além disso, as informações coletadas baseiam-se no número de dispositivos Android que acessaram a Google Play Store no período de sete dias neste último mês.

Logo, é possível que haja milhares de dispositivos Android executando versões mais antigas, mas estas possuem uma participação inferior a 0,1% e não entraram nesta lista. Além disso, vale mencionar que, desde 27 de setembro, o Google passou a impedir logins em versões antigas do Android. Essa mudança afetou as versões anteriores à 2.3.7.

Versão do Android Nível de API Distribuição
Android 4.1 Jelly Bean 16 0,2%
Android 4.2 Jelly Bean 17 0,3%
Android 4.3 Jelly Bean 18 0,1%
Android 4.4 KitKat 19 1,4%
Android 5.0 Lollipop 21 0,7%
Android 5.1 Lollipop 22 3,2%
Android 6.0 Marshmallow 23 5,1%
Android 7.0 Nougat 24 3,4%
Android 7.1 Nougat 25 2,9%
Android 8.0 Oreo 26 4,0%
Android 8.1 Oreo 27 9,7%
Android 9 Pie 28 18,2%
Android 10 Q 29 26,5%
Android 11 R 30 24,3%
Android 12 Snow cone 31 -

Como podemos ver acima, a versão oficial mais utilizada do SO do Google é o Android 10 Q, anunciado em 2019, que aparece sendo executado em 26,5% dos dispositivos Android ativos. Em seguida, temos o Android 11 R, de 2020, rodando em 24,3% dos celulares ativos. Enquanto isso, o Android 9 Pie, lançado em 2018, aparece na terceira posição, com 18,2% de participação, seguido pelo Android 8.1 Oreo, de 2017, com 9,7%.

Como de costume, a versão mais recente no sistema operacional, neste caso, o Android 12, ainda não aparece em um número relevante de smartphones, mesmo após intensos meses de testes.

A fragmentação do Android é o calcanhar de Aquiles do sistema operacional mobile mais utilizado do mundo, infelizmente, sempre foi assim. No entanto, as iniciativas do Google parecem estar surtindo efeito. No passado, versões muito mais antigas acabavam ficando com a maior fatia do bolo da fragmentação. Hoje, pelo menos, a maioria dos aparelhos roda com versões mais recentes.

Além disso, os patches de segurança oferecem uma vida mais longa aos celulares comprados há mais de três anos, o que torna a alta distribuição do Android 10 menos surpreendente. O mesmo, no entanto, não pode ser dito dos 5.1% de participação do Android 6.0 Marshmallow, anunciado em 2015!

E aí, qual é a versão do sistema operacional do seu smartphone Android neste momento? 

Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o NextPit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

9 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Rubens Eishima
    • Equipe
    há 5 dias Link para o comentário

    #palpite:
    Android 10 ano que vem tem tudo pra continuar como a versão mais usada...
    Com a extensão da política de atualizações de algumas empresas, diversos aparelhos com 11 vão receber o 12, mas quem está no 10 vai parar nele.

    Exemplo da Samsung:
    S9 e Note 9 vão parar no 10
    S10 e Note 10 vão receber (logo, ao que tudo indica) o 12.

    O mesmo deve acontecer com uma série de campeões de venda, caso de alguns Redmi Notes e do Galaxy A51/71


  • Penskemen há 5 dias Link para o comentário

    Não se iludam pois existem desvantagens em receber "upgrade" de versão em grande parcela de aparelhos, pois na maioria das vezes esses modelos não possuem um hardware bem dimensionado, que comportem versões mais novas do Android. Se você exige aparelhos sempre atualizados, o ideal é optar por marcas com histórico em fornecer atualizações, "bem como" adquirir aparelhos parrudos acima das suas necessidade, pois as novas versões do Android estão cada vez mais sendo vilãs de recursos. E uma atualização pode deixar seu smartphone "capenga" Aí a alegria vai virar dor de cabeça...


  • Soterio Salles há 5 dias Link para o comentário

    Estou nessa lista com o Android 10... Né Xiaomi imunda? Kkkkkkkkkk


    • Rubens Eishima
      • Equipe
      há 5 dias Link para o comentário

      O meu também, mas é um Galaxy S9 de 2018, então acho que não dá pra esperar mais nada pro velho de guerra...

      #vemnimimpixel6a


      • Soterio Salles há 5 dias Link para o comentário

        Estou indo pra Oneplus por causa disso. Já comprei no 11.11 só estou esperando chegar. Eles não são os melhores mas ao menos se comprometeram a entregar 3 versões do Android nos tops de linha, fora que pra custom ROM não faltam opções.


  • Vinicius Guerra há 5 dias Link para o comentário

    Deveria ser um padrão, receber no mínimo 3 atualizações de sistema, mas até hoje o Google não coloca isso como regra, por isso a fragmentação sistêmica corre solta, embora tenha melhorado um pouco, mas ainda é insuficiente em virtude que cada fabricante adota uma regra. Tem fabricante que oferece uma atualização, sendo outra até 3, de acordo com o modelo.


    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      há 5 dias Link para o comentário

      A Samsung vem fazendo um bom trabalho neste sentido, mas aí você pega, por exemplo, a Motorola, e vê que não existe de fato um alinhamento entre Google e parceiras.


      • Jairo rios há 5 dias Link para o comentário

        As chinesas com raras exceções como a one Plus são péssimas no quesito atualização de OS


      • Thiago Hardwell há 3 dias Link para o comentário

        Bem lembrado, até os modelos bem de entrada da Samsung já recebem duas grandes atualizações, no caso do A01, A02, A02s, A03s, poucas fabricantes fazem isso.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.