NextPit

Mais espaço na tela: Android P deve ter navegação por gestos como o iPhone X

AndroidPIT android p 1082
© NextPit by Irina Efremova

A Apple não inventou a navegação por gestos, mas em muitos países ela se tornou popular através do iPhone X, que veio sem botões físicos de navegação. Agora, contudo, esse conceito deve chegar ao Android P, mais especificamente no próximo Google Pixel ou em modelos que não tenham botões capacitivos ou físicos.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Uma captura de tela publicada no blog de desenvolvedores Android descoberta pelo site 9to5Google, deu a brecha da função que deve chegar com a nova versão do sistema. Se trata de uma barra de navegação na parte central inferior mais fina, em forma de pílula, que deve ser a responsável por acessar o multitarefa e navegar entre a tela inicial e os aplicativos.

Segundo os desenvolvedores, o botão virtual de voltar ainda segue presente, mas ele só aparece quando necessário. Uma fonte ligada ao 9to5Google revelou, contudo, que o multitarefa pode ser acessado deslizando a barra em forma de pílula de baixo para cima. A novidade pode ser bem interessante para aqueles que gostam de ter mais espaço livre na tela:

android p gestures 9to5google
Barra de navegação por gestos  / © 9to5Google

A navegação pelo Android como conhecemos hoje surgiu com o Android Ice Cream Sandwich, em 2011, com a chegada do Nexus 4 ao mercado sem qualquer tipo de botão na parte frontal. Desde então, muitas fabricantes estão usando navegação por gestos em seus smartphones, como a OnePlus, a Xiaomi, a Lenovo, a Huawei e a Motorola. No caso da Motorola, a única dessas citadas no Brasil, a navegação por gestos foi implementada no botão físico de início com a chegada do Moto G5.

A navegação por gestos, repito, não foi inventada pela Apple. Mas, como quase sempre acontece, a empresa da maçã ganhou maior visibilidade entre os usuários ao colocá-la como a única forma de interação com o sistema no iPhone X.

O que você acha? Irá facilitar a navegação pelo sistema?

Fonte: 9to5Google

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Henrique P. 17/04/2018

    Sendo bem sincero, os gestos, se implementados conforme a ideia da Motorola/Lenovo, ou da Huawei, não acharia ruim não. Agora for pra ser tipo os do iPhone 10 eu quero que tenha, pelo amor de deus, uma opção pra habilitar e desabilitar pela navbar atual.

  • Rodrigo Calile 17/04/2018

    seguir a tendência do mercado é muito diferente de copiar!!

  • Jairo rios 17/04/2018

    Usei este recurso no Meego e BB10 , bons tempos no qual novidades realmente ocorriam , a falta de uma real concorrência , ou seja, mais um OS móvel seria bom para nós consumidores

69 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Douglas Charles Cunha 19/04/2018 Link para o comentário

    Blá, blá, blá, navegação por gestos como o iPhone X.
    Eu uso gestos nos meus celulares desde 2013 com o aplicativo All In One Gestures. São gestos personalizáveis muito melhores que qualquer um que venha de fábrica em qualquer aparelho. Esse aplicativo ainda proporciona o uso da tela cheia (modo imersivo) sem prejuízo do teclado. Nunca gostei de botões virtuais na tela e muito menos de capacitivos. Sempre compro aparelhos com botões virtuais e os elimino com esse aplicativo.
    Agora a Apple lança um aparelho com gestos limitados, não configuráveis, e vocês da imprensa de tecnologia já querem dizer que gestos são coisa de iPhone X? Ah, parem, já é feio ficar falando que notch é coisa do iPhone X, quando a Essential lançou primeiro e ainda vão começar a falar de gestos?

    Conta desativada


  • Miller Rangel 19/04/2018 Link para o comentário

    O interessante é que essa barra em forma de pílula é idêntica a que apareceu nos primeiros vazamentos do próximo Moto Z. Na foto ele tem apenas isso no lugar da barra de navegação.


  • Marcos Champloni 19/04/2018 Link para o comentário

    Esse lance é o de esconder a barra inferior com os botões pra deixar a tela mais livre? Desculpa, mas meu S8+ já tem...


  • Wisley Bandeira 19/04/2018 Link para o comentário

    Na verdade o Galaxy Nexus, anterior ao Nexus 4, que veio com navegação na tela!


  • lucasssotero 19/04/2018 Link para o comentário

    bem que podiam colocar como opção nativa os pie controls que já tem há anos no xposed.


    • Douglas Charles Cunha 19/04/2018 Link para o comentário

      Isso é atraso, não é ágil. Precisa de um gesto para aparecer os botões e depois clicar onde se deseja.


  • Thalles Henrique 18/04/2018 Link para o comentário

    Sempre odiei a navbar do Android. Pra mim, a única utilidade daquilo era dar burn-in. Meu aparelho atual tem botões capacitivos e um físico, acho que dizer que um smartphone tem uma frente "só com tela" e ter uma navbar no meio dela é meio propaganda enganosa. Acho ótimo finalmente ver ela ser substituída por algo que "coma" menos tela.


    • lucasssotero 19/04/2018 Link para o comentário

      a barra de notificações dá bem mais burn in, e dela não tem como fugir.


      • Douglas Charles Cunha 19/04/2018 Link para o comentário

        Nunca tive problema de burn-in na barra de notificações. Ainda mais hoje em dia que ela segue a cor do aplicativo em primeiro plano.


  • Soterio Salles 18/04/2018 Link para o comentário

    Eu já uso o recurso de esconder os botões virtuais no Galaxy S8 por padrão... Se tiver navegação por gestos e for intuitiva o bastante eu vou usar...


  • Thiago P. 18/04/2018 Link para o comentário

    Que maneiro!


  • Matheus L. 18/04/2018 Link para o comentário

    por mim tudo bem, desde que possamos escolher entre navegar por gestos x navegar de forma tradicional. vai que fica uma bosta igual do iphone? tá louco


  •   85
    Conta desativada 18/04/2018 Link para o comentário

    Quanto mais tela e menos botões, melhor. O aproveitamento do conteúdo fica excelente e os botões só aparecem quando nescessário.


  • Deivis Schuman 18/04/2018 Link para o comentário

    A primeira vista parece interessante essa navegação por gestos!
    Quero ver mesmo na prática, na minha mão!


  • Spike Spiegel 18/04/2018 Link para o comentário

    Uso no meu Redmi 5 Plus e acho muito bom! Não sinto falta nenhuma de botões virtuais na tela, muito pelo contrário! E não fica nenhuma "barra de navegação por gestos"como nesse print aí... Se é por gestos por que diabos vai mostrar isso?


    •   85
      Conta desativada 18/04/2018 Link para o comentário

      Redmi 5 Plus é uma Belo intermediário, pena que a atual situação dos correios esteja inviabilizando importação...


  • Sidney 18/04/2018 Link para o comentário

    A Samsung tem o modo de ocultar a barra de navegação e somente aparecer quando se desliza o dedo de baixo para cima. Não seria algo parecido?

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.