NextPit

Cinco novidades incríveis do Android P que você precisa conhecer

AndroidPIT android star hero 18
© NextPit by Irina Efremova

O Android P é uma verdade, e será anunciado com mais detalhes durante o próximo Google I/O. Até lá, desenvolvedores e entusiastas poderão sentir um gosto do próximo doce do Google. Ao menos com a primeira prévia, a nona versão do SO se mostrou bastante interessante, sobretudo no que diz respeito a interface do usuário. Neste artigo você irá conhecer os 5 melhores recursos do primeiro preview que te deixará com água na boca.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

1. Nova central de controle

O iOS ganhou uma central de controle com o iOS 7 e, desde então, a Apple vem tentando otimizar o painel que reúne os atalhos de funções essenciais do sistema, como o Wi-Fi e o Bluetooth. Fato é que o Android sempre saiu na frente nesse quesito, entregando uma experiência mais abrangente e customizada para seus usuários, independente da skin do fabricante. No Android 9 temos uma nova camada de informações e, principalmente, de mudanças visuais. 

central controla android p
Cantos arredondados e atalhos redondos / © NextPit (captura de tela)

Cantos arredondados, ícones circulares e um visual padronizados combinando com o restante do sistema. Desde o Android Oreo, o Google vem adicionando mais branco ao sistema, seja como plano de fundo ou como elemento principal do Material Design (no caso das imagens, o preto combinando com o papel de parede). A nova central tem uma nova animação e um comportamento que torna seu uso mais intuitivo, e o controle do volume passou a ficar perto do botão físico. Combinado ao painel de controle temos também as notificações, que falo a seguir.

2. Notificações inteligentes

Outro ponto que o Android faz melhor frente ao iOS. Isso porque no sistema do Google temos informações devidamente separadas e agrupadas por aplicativos, onde conseguimos identificar dentro de cada grupo as informações mais importantes de um contato, mensagem ou e-mail. Com o Android P, o retrabalho será bem menor, pode acreditar. Será possível ver fotos, vídeos e ter uma prévia de outras informações de forma mais completa, sendo possível interagir com os aplicativos pela própria barra de notificações.

notificacoes android p
Ainda está meio bagunçado / © NextPit (captura de tela)

O sistema Reply é outra grande sacada do Google, pois ele nos permitirá responder coisas simples sem ao menos precisar digitar no teclado. Quer enviar sua localização sem precisar abrir o Maps ou então responder 'bom dia' ao grupo da família sem precisar abrir qualquer app? Com o Android 9 será possível. As notificações também estão mais legíveis e ganharam um novo visual. 

As imagens que mostramos não estão demonstrando todos esses recursos pois se trata da versão prévia, e bugs podem acontecer. No nosso caso, ainda estão acontecendo mudanças repentinas de fontes, tradução incompleta do sistema, entre outros.

3. Wi-Fi Round-Trip-Time

Talvez essa seja a novidade mais interessante do Android P, ainda que a mesma precise de um hardware compatível. O sistema oferecerá suporte ao protocolo Wi-Fi 802.11mc para funcionamento do conceito chamado de Wi-Fi Round-Trip-Time, bastante utilizado pelas operadoras. É um novo padrão de medição de distância triangular em pequenos espaços e espaços fechados, como dentro de casa.

wifi android p
A ideia é até se localizar dentro e shoppings / © NextPit (captura de tela)

Ele é capaz de identificar a localização exata do dispositivo a partir da distância de um roteador Wi-Fi ou receptor de dados (antena), numa precisão de aproximadamente 1 a 2 metros do mesmo, bastante diferente do GPS convencional, por exemplo, que entrega entre 5 a 7 metros da real posição do aparelho. O usuário não precisa estar conectado em uma rede Wi-Fi, basta que o mesmo esteja ligado para que os serviços de localização consigam ter a medida real de posicionamento com base nos sinais que estão ao redor, ou seja, dos roteadores próximos. 

Esse recurso será útil para uma infinidade de coisas, e não apenas para encontrar com maior precisão um dispositivo perdido, mas também para automatizar produtos inteligentes ou otimizar funções do próprio Android. Se você precisar que uma luz seja acessa através de um comando de voz, por exemplo, o sistema Wi-Fi Round-Trip-Time será capaz de entender qual é o cômodo mais próximo de você que deve ser iluminado. 

4. Simulador de notch

Infelizmente, o recorte na tela será um conceito visual que as fabricantes irão aderir nos próximos anos – se é que isso pode ser chamado de design, né? O Android 9.0 P terá suporte nativo ao simulador de entalhe, ainda que, ao que tudo indica, essa função não estará disponível para o usuário na versão final. O mais interessante é que o desenvolvedores poderão adaptar seus aplicativos para que eles "fujam do notch'' organizando melhor os menus, cores e informações que serão exibidas na parte superior da tela.

notch android p
Notchs de todos os tipos / © NextPit (captura de tela)

Uma interface customizada poderá manter a cor escura no topo para disfarçar melhor o entalhe, por exemplo, ou os aplicativos poderão exibir informações organizadas e recursos adicionais entorno do recorte. Não temos como saber de fato como o notch será trabalhado em termos de interface, mas a ferramenta nativa permite uma melhor apuração visual da interface de um modo geral.

5. Editor de screenshot

Assim como no iOS 11, o Android 9 P virá com um editor de screenshots chamado "markup". A função traz recursos básicos, como recortar, girar e ajustar o esquema de cores. Você poderá ativá-lo a partir da barra de notificações assim que fizer uma captura de tela, ou seja, a partir de uma notificação você poderá editar uma imagem, o que mostra mais uma vez a praticidade do novo sistema de notificações. Na sequência você poderá enviar para contatos através de aplicativos integrados, como Gmail e WhatsApp, e também direto da barra de notificações.

screenshot androidp
Uma boa ferramenta, falta só poder cortar / © NextPit (captura de tela)

6. Bônus: Hands on do novo Android P em vídeo

Quer dar uma olhada de perto nas últimas novidades do Android P? Então assista ao nosso vídeo hands-on das primeiras funções do novo sistema:

É claro que todas as novidades devem sofrer alterações até o lançamento final da versão. Alguns recursos aqui já existem em interfaces customizadas, enquanto outros precisam de um hardware específico para funcionar ou então que a fabricante mantenha tal recurso em sua interface. Esperamos que novidades cheguem e que tudo o que falamos aqui mude para o melhor.

À primeira vista, o Android 9 é a versão mais promissora desde o Lollipop. Você concorda?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Felipe de Carvalho 14/03/2018

    A Google e seus fãs que me desculpem (ou não, tanto faz), mas quanta coisa de baixa utilidade! Analisando as inovações recentes no Android, penso que deveria estar sendo anunciada a versão 5.4 do sistema, não a versão 9.

    Com exceção do "Wi-Fi Round-Trip-Time", que parece ser algo realmente promissor, todo o restante se resume em detalhes de pouca importância. Mas ainda que se considere tal recurso como grande inovação, ainda assim acredito que é injustificável utilizá-lo como "carro chefe" para uma nova versão do sistema.

    No fim das contas, tudo se resume em marketing.

  • Deivis Schuman 14/03/2018

    Ainda é muito cedo! é uma versão alfa ainda, mas eu já gostei do que vi!

  • Marcelo Neri 14/03/2018

    Também Deivis e parabéns para o Bruno pela ótima matéria!
    Ficou mais interessante que o Oreo, que foi a versão requentada do Nougat.

  • Soterio Salles 14/03/2018

    Das novidades visuais a que eu mais gostei foi a dos controles de volume e opções de desligamento dispostos na lateral próxima aos botões físicos... Achei sensacional essa mudança, a ergonomia vai ficar muito boa aí.
    O painel de controle pra quem usa alguma interface modificada realmente não é novidade nesse estilo mas é uma melhoria.
    Sobre as notificações toda melhoria é bem vinda.
    A função pra notch é boa, mas os notches não são... Mas é bom otimizar o sistema pra tentar ao menos uniformizar a estética e deixar a frente dos aparelhos menos feia...
    Se bem que se a área de tela nas laterais do notch ficassem sempre pretas com os ícones do sistema e relógio seria até útil, ficaria mais ou menos como uma segunda tela alá LG V10 e V20.

  •   62
    Conta desativada 14/03/2018

    Como disse bem o nosso amigo Deivis, Daniel, o único concorrente do Android, é o IOS, o famoso iPhone, a maçã do pecado. Então, como sabemos, os desenvolvedores procuram trazer novidades, nem sempre as pessoas irão gostar, ou vão achar que é apenas uma pequena atualização, embora nem sempre justifique uma mudança sistêmica, é sempre válido.

    Já a Apple, não vem trazendo nada de novidades faz um bom tempo. E quando trás, o Android já possui a muito tempo.

47 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • paulocruzxyz 19/06/2018 Link para o comentário

    Ahahahahahaha... Parece piada. Temos que conhecer e SÓ. Porque se quase nenhum ser humano comum não recebeu nem o Android "O" ainda...


  • Corsario 22/03/2018 Link para o comentário

    Note 8 se arrastando ainda no nougat😥


  • Renato 16/03/2018 Link para o comentário

    Cade as novidades? Não vi nada de novo aí não. Pra mim, só mais do mesmo.


  • Ricardo Balbino 15/03/2018 Link para o comentário

    Enquanto isso, meu Moto G5S nem recebeu o android O ainda

    Conta desativada


    •   3
      Conta desativada 16/03/2018 Link para o comentário

      Culpa da sua fabricante que não tem compromisso e essa sera sua primeira e última atualização..


    • Felipe de Carvalho 16/03/2018 Link para o comentário

      Estou utilizando um Moto G4. A atualização para o 7.0 foi pífia, acabou com a autonomia de bateria. Instalei algumas custom rons do 8.0 mas desisti por instabilidades do sistema. No fim, fiz o downgrade para o 6.0.1 e estou feliz da vida com o aparelho. Concluo que é muito melhor um aparelho funcionando perfeito, que uma versão atualizada do sistema.


  • Rogerio Droid Tec 15/03/2018 Link para o comentário

    não tem como avaliar versao alpha como ja vi uma galera fazendo, calma galera, calmaa....


  •   84
    Conta desativada 15/03/2018 Link para o comentário

    Central de controle feio pra burro

    Conta desativada


  • Victor Lima 15/03/2018 Link para o comentário

    simulador da tela notch... meu Deus... enfim vai demorar pra eu receber kkk


  • Douglas Charles Cunha 15/03/2018 Link para o comentário

    Sobre o item 3 só tenho a dizer que minha teoria, depois que assisti há alguns anos o filme Déja Vù, estava certa, tirando a parte de viagem no tempo, claro.
    Em breve poderemos usar a triangulação de celulares para renderizar imagens 3D ao vivo de qualquer área, usando a frequência emitida pelos aparelhos. A tecnologia será excelente, mas poderá ser perigosa também se usada para o mal.


  • Marcos Paulo 15/03/2018 Link para o comentário

    Tirando a questão do notch são mudanças muito bem vindas, gostei principalmente das 2 primeiras, agora essa do editor de screenshot o meu galaxy já faz por padrão.


  • Eduardo Rocha 15/03/2018 Link para o comentário

    Não é assustador saber que já estamos falando do Android P sendo que menos de 5% dos aparelhos rodam o Oreo?


    •   3
      Conta desativada 16/03/2018 Link para o comentário

      Não, menos de 5% por que as fabricantes não tem compromisso e android tem várias classes, se quer falar de estáticas , vamos falar de tops..


    • Felipe de Carvalho 16/03/2018 Link para o comentário

      Sim, independente dos motivos que levam à tal fato, é realmente complicado.


  • José Luís Silva Martiniano 15/03/2018 Link para o comentário

    Parece interessante, com exceção do item de número quatro, que para mim é totalmente inútil.


  •   3
    Conta desativada 14/03/2018 Link para o comentário

    Interessante as mudanças... Só acho que o Android deveria passar uma repaginada em seu visual... O que salva são launcher e temas


  • Agnaldo 14/03/2018 Link para o comentário

    Gostei bastante parece promissor.

    Só não entendo a questão do Notch: se era escurecer os pedaços de tela, então pra que ter ?


    • Gabriel E. Mensch 15/03/2018 Link para o comentário

      Quanli li sobre isso me fiz esta mesma pergunta. Acredito que alguns veem o notch como um avanço tecnologico, quando na verdade (na minha opinião), é só uma maneira de dizer que houve mudanças da versão atual do aparelho para o modelo anterior, porém sem utilidade alguma


    • Felipe de Carvalho 16/03/2018 Link para o comentário

      Entendi que esse recurso não se destina aos consumidores, mas sim aos desenvolvedores. Com tal ferramenta nativa no sistema, talvez seja mais fácil desenvolver layout e adaptar aplicativos às futuras telas.


  • Sidney 14/03/2018 Link para o comentário

    O iOS copia tanto o Android e o Android copia tanto o iOS que logo logo nem os desenvolvedores vão saber qual é um e qual é o outro.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.