Novos Moto Snaps da Lenovo mostram como se desenvolve a plataforma

Novos Moto Snaps da Lenovo mostram como se desenvolve a plataforma

A Lenovo claramente acredita na sua plataforma de módulos, conhecidos por aqui como Moto Snaps. E essa foi a mensagem passada pela fabricante durante o MWC 2017, quando a Lenovo apresentou quatro novos Moto Snaps e mais uma série de conceitos que podem ser implementados em Snaps futuros.

A Lenovo apresentou a sua plataforma modular em 2016, e todos já conhecíamos os LG-Friends, os módulos desenvolvidos para o LG G5, que não tiveram sucesso e nem mesmo era práticos. Desde o início havia ficado claro que a LG não iria dar continuidade a essa plataforma a longo prazo. Logo, muitos pensaram que o futuro dos Moto Snaps seria o mesmo.

AndroidPIT lenovo moto mods 7299
Um Moto Power Pack sem o design robusto / © NextPit

Passado alguns meses, como a Lenovo mostrou durante o MWC, este não é o caso. No início do evento de lançamento dos Moto G5 e Moto G5 Plus, tivemos a apresentação de novos e super interessantes módulos para a linha Moto Z.

Como prometido, a fabricante vai manter a plataforma compatível com pelo menos três gerações da linha modular.  A Lenovo também apresentará quatro novos Snaps no primeiro trimestre. Na feira de Barcelona, tivemos anúncios concretos e também alguns conceitos que mostram quais recursos teremos no futuro.

Logo, logo, o Alexa Moto Mod será uma realidade. Isso se encaixa no anúncio da Lenovo que traz a Alexa integrada nos smartphones da linha Moto neste ano. Este módulo transforma o Moto Z, a princípio, em uma Amazon Eco. Temos também o Moto Gamepad Mod que deve ser especialmente interessante para jogadores. Como vemos na imagem abaixo, o aparelho ficaria no centro e as laterais oferecem controles idênticos aos de gamepads clássicos.

moto z leak lenovo mwc
O módulo Gamepad para fãs de jogos / © Lenovo/ AndroidPIT

O Gamepad é esperado para chegar no mercado internacional no segundo trimestre deste ano. Contudo, ainda não sabemos como será a introdução deste módulo no Brasil, talvez teremos informações neste sentido na próxima terça-feira, quando a Motorola apresenta a sua nova linha no país.

Outros mods estão em desenvolvimento em conjunto com parceiros de hardware da fabricante. Como exemplo, temos a Incipio que desenvolveu um suporte para o carro. Este módulo permanece ligado às arestas da ventilação do painel do carro e permite carregar o Moto Z e o Moto Z Play. Mas este módulo não é novidade, visto que a empresa já havia feito uma demo deste dispositivo, mas agora se tornou oficial e chega ao mercado internacional em março.

AndroidPIT lenovo moto mods 7297
Um suporte para carro desenvolvido em parceria com a Incipio / © NextPit

É muito bom ter uma perspectiva sobre o futuro da plataforma modular da Lenovo, e a fabricante nos ofereceu um sopro de esperança neste sentido em Barcelona. Não apenas sobre o portfólio de lançamentos de novos Snaps, a plataforma está sendo consolidada, cada vez mais, em diferentes áreas e aplicações.

Para as empresas, às vezes, é mais rentável oferecer recursos específicos para desenvolveres de hardware oferecerem módulos personalizados em vez de desenvolver a própria gama de gadgets. A Lenovo vem mostrando que isso é possível e pode oferecer um custo/benefício maior aos seus clientes. Logo, pensando nisso, podemos esperar ainda mais funções em um smartphones no futuro, devido ao uso de módulos. Nem todos os Snaps serão para todos - mas essa é a essência da plataforma.

Você possui um Moto Snap? Acha que este tipo de plataforma modular tem futuro?

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

Os comentários favoritos dos leitores

47 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • A Lenovo acertou em cheio nessa modularidade. Só fico pensando no tempo que esses módulos serão disponibilizados. Eles devem pelo menos lançar um novo moto z a cada dois anos, e os módulos servirem tanto para o de primeira geração quanto para as próximas. Agora, será que a motorola vai deixar a trazeira sempre igual e mudar apenas a parte frontal? Porque já existe uma quantidade considerável de módulos. E não faz sentido mudar o desgin e perder esses módulos.


  • Essa linha MOTO Z é a unica que eu teria coragem de usar da Lenovo, já que eles acabaram coma a G e Z.


  • Motorola/Lenovo eu passo! O meu começou com o problema burn in depois de 6 meses de uso, acho que irei enfrentar uma nova saga como o Claudio teve. Mandarei pra assistência porém se não melhorar irei lutar pelo meu reembolso! Não acredito mais na Moto, depois dessa agora só outra marca.


    •   93
      Conta desativada 02/03/2017 Link para o comentário

      Júnior, o meu começou um Burn-in leve aqui também! Não vou fazer a saga do Cláudio e a sua, pois já tenho cabelos brancos demais, pra ficar estressado com assistência.


      • Marcelo! Tu vai dar esse gosto a Motorola/Lenovo? Eu mandaria sim! E depois da segunda vez vou começar a exigir meu dinheiro de volta! Amanhã estou mandando ele pra assistência, talvez semana que vem eu o receba de volta ou com 15 dias. Disseram que vão trocar o display, pelo o que falaram vão trocar quase o aparelho todo, se ficar bom beleza, caso contrario eu mando de novo e de novo, depois é reembolso. Mande cara, não aceite isso deles não, quem sai perdendo é a gente se ficar calado.

        Conta desativada


    • Esse é meu medo de comprar algum aparelho da linha Moto novamente, eu tenho um Moto G2 já uso a mais de dois anos e o trem ainda funciona perfeitamente, mas tem limitações de hardware devido a idade penso em comprar um novo, considerei o Moto G4 plus mas são tantos defeitos que estou considerando um A52016 ou um S6.


      • Ricardo e ai! Muito bom essa linha da samsung, agora assim... Não é colocando problema porém um amigo meu tem um S6 cara e já está travando, um S6, um top de linha não era pra fazer isso. Sinceramente estou muito desgostoso com essas marcas do Brasil, não confio na samsung, Asus tive muito problema e agora a Moto. Será que vai ser o jeito migrar pra um Iphone? complicado! Como se as marcas jogassem os restos dela pra gente comprar! Absurdo isso!!!


      • Eu trabalhei na loja da Samsung na epoca o carro chefe era o S5, eu me assustava com a quantidade de pessoas que reclamavam que o aparelho estava travando e de fato ele travava muito, depois veio o S6 eu gostei, nao vou negar, se comparado a esses intermediários de hoje ele não deve muita coisa, eu uso só redes sociais e jogos casuais para me distrair, meu problema com o S6 é que agora ele está recebendo a ultima atualização do android oficial pela samsung, não gosto de Room alternativa.


      • Mesmo assim cara eu não pegaria, só pelo que estou vendo o cara passar com o dele. kkkk Eu ainda vou apostar caso não de certo mais o g4 plus na linha da LG ou comprar fora, vai ser o jeito.


    • Todos celulares com tela Amoled e botões virtuais dão burn-in. Os botões acabam ficando tempo demais estáticos na tela e por isso ficam marcados.

      Tive o Moto X2 e passei por isso.

      Espere isso também no Galaxy S8


  • se não tiver o módulo de fazer paçoca nem kero


  • Tenho um moto z mas acho que esses módulos pra fazerem sucesso deveriam custar menos.
    Os valores praticados são absurdos.


  •   85
    Conta desativada 02/03/2017 Link para o comentário

    Daqui a pouco a Galera fã desses troços vai ter que andar com uma mochila pra carregar todos que eles tão lançando 😂


  • eu quero apenas o da bateria kkkkk

    Conta desativada


  • Tenho o moto z play e o projetor. Apesar de vários recursos não serem bons como eram no moto X 2014, como os comandos de voz, Nfc e miracast (que não funciona), estou bem satisfeito com o z play. A bateria é espetacular e os snaps são muito úteis sim, contrariando todos os que torciam contra. A lenovo acertou e está no caminho para tornar a nova geradora de inovações.


  • Realmente, a Lenovo acertou no seu conceito modular. É bem prático e funcional. Agora, só falta os preços dos módulos abaixarem.


  • A ideia dos MotoMods/Snaps é ótima,os MotoZ/Play podem receber recursos que não possuem por Snaps,assim dando mais vida útil para o Smartphone,seria legal ver isso em um preço mais acessível.


  • Sinceramente, não, estou usando o Moto Maxx, que não precisa desses acessórios, e se for para trocar o smartphone, estou pensando seriamente no Zuk Z2 que não precisa desses recursos.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.