NextPit

Operadoras podem bloquear em breve as chamadas pelo WhatsApp!

whatsapp 3
© NextPit

A função de ligações do WhatsApp já conquistou muitos usuários, principalmente depois de ter integrado uma opção de redução do uso de dados. Como era de se prever, as operadoras não estão nada satisfeitas com isso, e devem planejar um bloqueio da função de ligações do WhatsApp. O maior sinal disso é que o próprio aplicativo já se prepara para avisar aos usuários da mudança. Veja abaixo mais detalhes.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

A equipe italiana responsável pela tradução do WhatsApp (no caso, o app do Windows Phone) recebeu novas frases que revelam a preparação do WhatsApp para o bloqueio de sua função de ligações pelas operadoras. No documento podem ser lidas mensagens como:

  • Você não pode fazer uma ligação porque a rede do seu celular proíbe chamadas pelo WhatsApp. Tente conectar-se à Wi-Fi e ligue de novo.
  • Sua operadora móvel não oferece suporte para ligações pelo WhatsApp. Tente mudar de operadora ou conectar-se à rede Wi-Fi.
  • A operadora móvel ou rede Wi-Fi de {0} não suportam ligações pelo WhatsApp.
whatsapp calls carriers
O WhatsApp se prepara para o bloqueio das operadoras. / © Aggiornamenti Lumia

No Brasil, as operadoras de telecomunicações pretendiam entregar às autoridades competentes um documento com justificativas econômicas e jurídicas contra o funcionamento da função de ligações do WhatsApp. O argumento principal das empresas diz respeito ao vínculo do cadastro no aplicativo ao número de telefone dos usuários. A cada ano, as operadoras devem pagar tributos à Anatel sobre cada linha outorgada.

 Você utiliza com frequência a função de ligações do WhatsApp?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Phelipe B. 02/10/2015

    O Marco Civil da Internet diz:

    "Art. 9º O responsável pela transmissão, comutação ou roteamento tem o dever de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicativo."

    Deixa a operadora bloquear o sinal gente, uma ação coletiva é a melhor coisa que há!

  • Phellipe Ferreira 02/10/2015

    Vejo como a mesma questão do Uber. Uma grande massa de empresários tentando parar a tecnologia para benefício próprio. Quer competir? Melhore o seu serviço e pare de oferecer essa lavagem para os seus clientes.

  • Eduardo Papa 02/10/2015

    e a neutralidade de rede cadê??? Hoje "quase" não uso voz, mas tenho que pagar uma franquia de 150 minutos para ter 2 gb de dados... por que não criam planos que realmente valham a pena ser escolhidos? Por que o capitalismo exacerbado fere o comum, pois as empresas sim tem que ter lucros, qualquer negocio tem que ter, mas precisa ser assim, roubando, ferindo e prejudicando todos aqueles que sustentam o sistema??

104 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Alexandre Abreu 05/10/2015 Link para o comentário

    Temos que fazer alguma coisa contra isso!!!!!!!!!!!! CHEGA de recebermos serviços TÃO RUINS e AINDA termos que aceitar um ABSURDO desses por parte dessas operadoras!!!


    • Gilmar Luiz 05/10/2015 Link para o comentário

      Eu particularmente uso bem pouco o sistema. Pre pago, tenho chip d tim e claro, cancelei d vivo, e uso um d OI num plano fixo ilimitado e com 200 minutos. P outras operadoras, essas promoção. Tim e outras, nem d atenção, coloco créditos. La cada 4 ou5 meses, ja faço. Boicote


    • Fabio Almeida 05/10/2015 Link para o comentário

      Pois é, as empresas fazem o que bem entendem, pagamos caro por um serviço meia boca e não temos nem a liberdade de usar o péssimo pacote de dados que pagamos como bem quisermos?! Que país é esse que estamos sobrevivendo Hein?!!


      • Gilmar Luiz 05/10/2015 Link para o comentário

        Tudo isso é ideologia petista


      • Alexandre Abreu 05/10/2015 Link para o comentário

        ???????????????????????? Até onde sei essas operadoras são multinacionais, que pouquíssimo contribuem para o progresso de nosso país, pois remetem imensa parte de seus lucros para suas matrizes no exterior e a lei geral de telecomunicações até hoje vigente foi parida pelo Fernando Henrique. Tem um livro muito interessante do professor Aloysio Biondi, "O Brasil privatizado" vol. 1 e 2, que esmiúça a questão das telecomunicações. Está de graça na internet.


      • Gilmar Luiz 06/10/2015 Link para o comentário

        Boa


  • Joao Paulo Santos 04/10/2015 Link para o comentário

    Com o lixo de serviço de dados que essas empresas oferecem, já estamos sendo todos bloqueados!


  • claudio 04/10/2015 Link para o comentário

    Aqui não tem problemas mesmo... Só no wifi funciona... A qualidade do sinal não permite ligações via pacote de dados..... Não se preocupem.....


  • Edu 04/10/2015 Link para o comentário

    E tem mais amigos, estas operadoras são tão covardes e FDP que eles podem ameaçar os empregados em demissão alegando prejuízo (Balela né) Li um artigo estes dias que todos os governos do mundo inteiro estão refém de muitas companhias dos mais diversos segmentos e que eles morrem de medo enfrentá-los. Infelizmente!


    • Gilmar Luiz 04/10/2015 Link para o comentário

      Verdade, é como no mar, o tubarão é temido por todos e assim por diante


    • Alexandre Abreu 05/10/2015 Link para o comentário

      E PIOR: remetem grande parte do lucro (bilhões) todos os anos para as suas matrizes no exterior, ao invés de ajudar no desenvolvimento de nosso país. Eis aí o grave problema de termos multinacionais estrangeiras atuando em nossas telecomunicações, que é uma área estratégica.


  • Gilmar Luiz 03/10/2015 Link para o comentário

    As operadoras prestam um serviço da má qualidade, acredito que não conseguem melhorar, e daí querem prejudicar outros sendo que a competência de melhorias devem partir delas, se as operadoras melhoras seus serviços, com isso ganham mais clientes, mas fazem justamente ao contrario.


    • Arnaldo C N. 03/10/2015 Link para o comentário

      Concordo com vc e acho ainda que o Skype e facebook estão nos mesmos patamares. Ligações gratuitas e com vídeos chamada. creio que as operadoras têm seus motivos mas como mencionou aí, é um descaso.


    • James Rocha 04/10/2015 Link para o comentário

      Elas conseguem melhorar, elas só não têm interesse nisso, amigo. Pelo simples fato da regulação estatal protegê-los de uma possível concorrência de fato, não esse cartel que temos aí.


      • Alexandre Abreu 05/10/2015 Link para o comentário

        "Regulação" feita pela LGT (lei geral das telecomunicações) pelo Fernando Henrique Cardoso! Não se engane!


  • Alan D. 03/10/2015 Link para o comentário

    Quando estou no exterior sinto tão desânimo em voltar para o Br. Esse país ja era!


    • Gilmar Luiz 03/10/2015 Link para o comentário

      Já to pensando em me mudar daqui para outro país


  • airton 03/10/2015 Link para o comentário

    Nunca usei a função ligação no WhatsApp, Carrara. Apenas uso o mensageiro.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.