Samsung Galaxy Z Fold 3 vs. Z Fold 2: vale o upgrade?

Samsung Galaxy Z Fold 3 vs. Z Fold 2: vale o upgrade?

Com o lançamento da nova geração de dobráveis da Samsung, tivemos uma considerável melhoria na linha Galaxy Z Fold em relação ao modelo do ano anterior. A tela foi reforçada com o Gorilla Glass Victus e está mais fina, temos proteção contra a entrada de água, suporte para S Pen e otimizações no módulo da câmera e processador. Será que em um comparativo de especificações técnicas entre o Galaxy Z Fold 3 e o Galaxy Z Fold 2 encontramos justificativas para um upgrade?

Pegue um atalho:

  1. Resistência e tecnologia de tela
  2. Conjunto de câmeras
  3. Suporte para S Pen
  4. Comparativo de fichas técnicas
  5. Disponibilidade e preços
  6. Conclusão: vale o upgrade?

Resistência e tecnologia de tela

A nova geração da série Z Fold está mais resistente, pois a Samsung trouxe a certificação IPX8 que garante ao aparelho a proteção contra água. Isso significa que o Z Fold 3 pode ficar submerso em até um metro e meio de água doce por até 30 minutos sem graves consequências. O mesmo não ocorre com o Z Fold 2.

Fazer isso, no entanto, não foi uma tarefa muito fácil, especialmente porque o mecanismo de dobra exige que cada lado do dispositivo seja conectado por cabos. E tais cabos, precisam ter certa flexibilidade para possibilitar a dobra da tela e, ao mesmo tempo, precisam de uma proteção entre suas conexões capaz de evitar a entrada da água. E a solução encontrada pela Samsung neste caso foi realmente elegante.

Em entrevista ao canal The Verge, os engenheiros disseram que optaram por usar um líquido que se torna sólido ao ser exposto ao ar para proteger as conexões dos fios na placa de cirtuito, tudo isso acontece na hora da montagem dos dispositivos. Desta forma, os cabos e suas entradas são vedados, oferecendo assim resistência à água sem comprometer o mecanismo de dobra.

Samsung Galaxy Z fold 3 fluid
O fluido de proteção dos cabos do Z Fold 3 se torna sólido em contato com o ar / © Samsung via The Verge

Um pouco mais fácil, porém, foi vedar outras partes do aparelho, como o buraco para a câmera frontal, por exemplo, que usa uma fita dupla-face como proteção.

Samsung Galaxy Z fold 3 tape
A fita dupla-face veda as entradas localizadas abaixo da tela do Z Fold 3 / © Samsung via The Verge

Para além da resistênica à água, o Z Fold 3 também possui uma proteção contra a entrada de poeira, contudo, essa proteção não recebe certificação, por isso temos um "X" em vez do "6" na classificação IPX8.

Segundo explicações dos engenheiros da Samsung, para manter a poeira fora do mecanismo de dobra, a solução foi aprimorar a tecnologia Sweeper (a escova usada na geração anterior), adicionando cerdas de náilon de menos de um milímetro de largura nas tampas. Essa tecnologia já existia nos modelos anteriores, mas foi aprimorada nessa nova geração.

Samsung Galaxy Z fold 3 escovas nylon
Essas são as minúsculas escovinhas de náilon de menos de um milímetro de largura / © Samsung via The Verge

Ainda no que toca à resistência do Galaxy Z Fold 3, os testes com a dobradiça, verificados pelo Bureau Veritas, mostraram que a lubrificação do mecanismo de dobra do aparelho pode resistir 200.000 vezes ao movimento de dobrar. Na prática, isso significa que a dobradiça do Z Fold 3 pode durar até 5,5 anos abrindo e fechando em uma média de 100 vezes ao dia.

A Samsung também está usando uma nova liga de alumínio de desenvolvimento próprio chamada Armor Aluminium, e afirma ser 10% mais resistente que a que temos no Galaxy Z Fold 2.

Por fim, a tela da nova geração passou por uma otimização considerável em relação ao modelo anterior, o que aumentou o nível de durabilidade e, de quebra, otimizou o consumo de energia

Agora, o display da série possui uma camada para o digitalizador Wacom com suporte para a S Pen, outra para a tela OLED, outra para o Ultra Thin Glass, uma camada protetora de polímero e, por fim, a nova proteção “PET esticável” (Polietileno tereftalato) posicionada na superfície que, de acordo com a fabricante, está 80% mais forte que a do Z Fold 2. Além disso, temos o Gorilla Glass Victus para proteção contra quedas.

NextPit samsung galaxy z fold 3 screen np
A tela do Z Fold 3 é mais resistente do que a do Z Fold 2 / © NextPit

Em relação à resistência e tecnologia de tela, o Galaxy Z Fold 3 é significativamente melhor que o Galaxy Z Fold 2. A qualidade dos materiais é superior, tivemos um significativo desenvolvimento do mecanismo de dobra e da construção da tela, bem como a otimização contra entrada de poeira e a certificação de resistência à água. 

É claro que tudo isso também deixou o reparo do dobrável mais complexo. Logo, mesmo que você tenha uma garantia estendida da Samsung, consertar o celular após expirada a garantia pode ser uma dor de cabeça.

Conjunto de câmeras

O Galaxy Z Fold 3 possui um conjunto de três câmeras traseiras de 12 MP cada: grande angular (f/1.8), ultra grande angular (f/2.4) e teleobjetiva (f/2.4) com estabilização óptica de imagem (OIS). Na parte da frente, temos uma câmera de 10 MP e, na tela principal, ou seja, com o aparelho aberto, um sensor de 4 MP abaixo dos pixels do display dedicado para videoconferências. na tela da capa também é a mesma.

Já o Galaxy Z Fold 2 não difere muito no quesito câmeras, pois também foi construído com um conjunto de três câmeras de 12 MP cada: grande angular (f/1.8), ultra grande angular (f/2.2) e teleobjetiva (f/2.4) com estabilização digital de imagem (EIS). Em relação às câmeras frontais do Z Fold 2, temos o mesmo sensor de 10 MP (f/2.2) tanto na tela frontal quanto principal.

Em 2020, a nossa grande crítica em relação à segunda geração do dobrável da Samsung foi referente ao módulo de câmeras. De acordo com a análise do meu colega Antoine Engels, que testou o modelo na época, "o Galaxy Z Fold 2 é o carro-chefe da Samsung por excelência, mas é tímido quando o assunto é fotografia para um dispositivo ultra-high-end. Não temos nenhum sensor de 64 ou 108 megapixels".

Logo, no papel, o módulo triplo de câmeras das segunda e terceira gerações da série Fold se assemelham muito. Com exceção da estabilização de imagem da lente teleobjetiva e, claro, da câmera frontal da tela principal. Neste sentindo, o destaque fica para a construção do entalhe da câmera frontal do Z Fold 3 que agora pode ser escondido embaixo de um número relativamente pequeno de pixels. Como vemos na imagem abaixo:

NextPit samsung galaxy z fold 3 invisible selfie cam np
À esquerda, com a câmera traseira ativada, a câmera frontal deveria aparecer escondida; À direita, temos o Galaxy Fold3 com a câmera frontal ativada / © NextPit

Sem testar propriamente o Galaxy Z Fold 3, podemos apenas nos basear naquilo que vemos nas especificações das câmeras de um modelo e outro. E, de modo geral, o módulo de câmeras do Z Fold 2 não se saiu mal no nosso teste em 2020, porém, também não atingiu a excelência esperada para um flagship Premium. Desta forma, é bastante provável que o Galaxy S21 Ultra continue sendo o smartphone da Samsung com a melhor câmera este ano.

Suporte para S Pen

Se não tivemos surpresas em relação ao conjunto de cãmeras, quem comprou o Galaxy Z Fold 2 em 2020 certamente poderá ficar empolagado em fazer o upgrade por conta do suporte para a S Pen em 2021.

Pela primeira vez na série Galaxy Z temos o uso conjunto do celular dobrável com a caneta Stylus. Com isso, agora é possível ter os recursos da S Pen otimizados para a tela dobrável, aumentando assim o caráter multitarefas oferecido pela tela grande. Assim, aplicativos com suporte para o uso em tela dupla agora podem oferecer uma experiência mais imersiva com a tela dobrável e a caneta.

NextPit samsung galaxy z fold 3 typing np
A característica multitarefa da série Galaxy Z oferece uma experiência avançada no Z fold 3 com suporte para S Pen / © NextPit

Para tanto, a Samsung desenvolveu duas opções: a S Pen Fold Edition e a S Pen Pro. Ambos os modelos possuem uma ponta retrátil que limita a força exercida sobre a tela principal do Z Fold 3, evitando possíveis danos. Segundo a Samsung, a latência está ainda mais baixa, o que deixa a experiência de escrita e desenho mais realista.

O uso da S Pen está limitado à tela principal do Z Fold 3 e, por ser um recurso exclusivo, não possui referência nos modelos antecessores.

Comparativo de fichas técnicas

A linha Galaxy Z Fold recebeu uma série de melhorias, porém, a Samsung manteve na terceira geração muito daquilo que vimos na segunda. A prova disso é o comparativo de especificações técnicas abaixo.

Dois destaques relevantes em relação aos componentes internos destes dois aparelhos aparecem na mudança de processador, no qual o Z Fold 3 aparece com significativo upgrade. Contudo, o Z Fold 2 possui uma capacidade de bateria um pouco maior. Aqui, você confere as especificações técnicas de cada aparelho para fazer a escolha entre o Galaxy Z Fold 3 e o Galaxy Z Fold 2:

Samsung Galaxy Z Fold 3 vs. Galaxy Z Fold 2

 
Modelo Samsung Galaxy Z Fold 3 5G Samsung Galaxy Z Fold 2 5G
Processador Snapdragon 888 Snapdragon 865
Memória (RAM / interna) 12 GB / 256 GB
12 GB / 512 GB
Memória expansível? Não
Dual SIM Sim (SIM1 + SIM2 ou SIM1 + eSIM) Nano-SIM e/ou eSIM
Tela

Display principal: 7,6 polegadas, 22,5:18, Dynamic Display AMOLED, QXGA+ (2.208 x 1.768 pixels), taxa de atualização de 120 Hertz

Display frontal: 6,2 polegadas, 24,5:9, Dynamic AMOLED (2.268 x 832 pixels) 120 hertz taxa de atualização

Display principal: 7,6 polegadas, AMOLED Dynamic 2X, QXGA+ (2.208 x 1.768 pixels), taxa de atualização de 120 Hertz

Display frontal: 6,23 polegadas, 25:9, Super AMOLED (2.260 x 816 pixels)

Proteção Gorilla Glass Victus | IPX8 Corning Gorilla Glass Victus
Tamanho

Fechado: 158,2 x 67,1 x 16 milímetros

Aberto: 158,2 x 128,1 x 6,4 milímetros

Fechado: 159,2 x 68 x 13,8-16,8 milímetros

Aberto: 159,2 x 128,2 x 6,9 milímetros

Peso 271 gramas 282 gramas
Conectividade 5G, LTE, WLAN 802.11 a/b/g, Wi-Fi 6, Bluetooth, USB Type-C, GPS 5G, LTE, WLAN 802.11 a/b/g, Wi-Fi 6, Bluetooth 5, USB Type-C, GPS
Câmera principal 12 megapixels a 1/1,76", com abertura f/1,8
Ultra grande angular 12 megapixels a 1/3,24", com abertura f/2,2
Câmera teleobjetiva 12 megapixels a 1/3,6", com abertura f/2,4
Câmera frontal 1 10 megapixels a 1/3,1", com abertura f/2,2 10 megapixels a 1/3", com abertura f/2,2
Câmera frontal 2 (interna) 4 megapixels em 1/3.1", com abertura f/1.8 (ângulo amplo) 10 megapixels a 1/3", com abertura f/2,2
Capacidade da bateria 4.400 mAh 4.500 mAh
Tecnologias de carregamento Carga rápida a 20 Watts, carga sem fio a 10 Watts Carga rápida a 25 Watts, carga sem fio a 10 Watts
Suporte para S Pen Sim, Fold Edition e Pro Edition Não
Áudio Alto-falantes estéreo, Dolby Atmos, Music Share Alto-falantes estéreo
Sistema operacional Android 11 Android 11 (atual)
Preço 1.799 / 1.899 dólares R$ 13.999
Lançamento A partir de 27 de agosto 2021 Agosto de 2020

Disponibilidade e preços

O novo Galaxy Z Fold 3 ainda não tem data de lançamento ou preço conhecido no Brasil, a Samsung possui apenas uma página dedicada para pré-registro de pessoas interessadas no dispositivo.

No mercado global, o Z Fold 3 já está disponível desde o dia 27 de agosto, pelo preço inicial sugerido de US$ 1.799. Enquanto isso, o Galaxy Z Fold 2 pode ser encontrado no varejo nacional a partir de R$ 13.999.

Conclusão: vale o upgrade?

Considerando apenas as melhorias de uma geração para a outra no papel, diria que o upgrade do Z Fold 2 para o Z Fold 3 se justifica: construção e tela mais resistentes, certificação IPX8, suporte para S Pen e otimizações no módulo da câmera e processador mais potente.

Se você está pensando em migrar para a série Galaxy Z, a melhor opção é o Z Fold 3 neste momento, não apenas pelos extras do novo dobrável, mas porque a Samsung também oferece uma promoção bastante interessante na troca do seu atual aparelho pelo novo Fold 3. (Infelizmente, não sabemos se isso valerá para o Brasil ainda).

Investir no Galaxy Z Fold 2 valeria a pena apenas se o preço fosse consideravelmente reduzido, o que não deve acontecer tão cedo dado que o foco da Samsung é alavancar as vendas da terceira geração da série Galaxy Z. 

NextPit Samsung Galaxy Z Fold 2 camera fold
Investir no Z Fold 2 só vale a pena se o preço reduzir consideravelmente / © NextPit  
Galaxy Z: com qual modelo você ficaria?
Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o NextPit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

6 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Pedro há 2 semanas Link para o comentário

    Eu só compraria o Fold 3 para para produtividade mesmo, dobrar a tela não me tem utilidade


  • Soterio Salles há 2 semanas Link para o comentário

    Esse de fato é um aparelho que depende da necessidade do usuário... Comprar um aparelho desses só pra ver WhatsApp e Facebook é dinheiro jogado fora... Ainda mais no Brasil que sabemos que os preços praticados (especialmente os de lançamento) são surreais.
    Mas continuo tendo interesse na outra proposta dos dobráveis, os modelos flips são pra mim a melhor aplicação do conceito de dobra. Ter um aparelho compacto que eu posso guardar fácil e ainda proteger a tela é muito interessante. Só não acho interessante pegar o modelo anterior, se eu pudesse iria direto ao modelo mais recente... Digo isso até se fosse comprar um fold.


  • Marcio S. há 2 semanas Link para o comentário

    temos um Z fold 2 aqui na empresa e sinceramente jamais compraria, é muito MUITO feio, e pelo preço é mais interessante comprar um celular bom que gira em torno de 4 mil e um iPad.... claro dependendo da necessidade do usuário.


    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      há 2 semanas Link para o comentário

      Pessoalmente, como disse no comparativo, o Fold 2 só valeria a pena se o preço caísse muito em comparação ao que temos hoje.


  • Jairo rios há 2 semanas Link para o comentário

    Com certeza que vale o upgrade, no Brasil ainda sem ideia de preco


    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      há 2 semanas Link para o comentário

      Espero que a Samsung consiga aplicar no Brasil o mesmo que fez na Alemanha e EUA, reduzindo o preço de lançamento em relação ao que tivemos no ano passado.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.