NextPit

Spam no calendário iCloud: como se proteger do golpe de phishing

Spam no calendário iCloud: como se proteger do golpe de phishing

Você encontrou algum compromisso no seu Calendário iCloud que não criou? Bem, então é possível que você tenha sido vítima de um ataque de phishing. Como informado pela Malwarebytes, o calendário em iPhones e iPads tem sido cada vez mais atacado por cibercriminosos recentemente. O NextPit revela como você pode se proteger.

Enquanto a Apple tenta proteger dados pessoais, relatos de phishing com o Calendário do iCloud têm se acumulado na internet. Para as pessoas afetadas, o aplicativo de calendário no iPhone ou iPad fica repentinamente repleto de entradas de spam. Eles não são apenas irritantes, mas também contêm perigosos links de phishing.

Com o phishing, os criminosos cibernéticos tentam obter seus dados de usuário solicitando que você insira informações pessoais. Embora o phishing via mensagens de e-mail seja bastante conhecido, as entradas falsas de calendário são um esquema muito mais sorrateiro. Desde então, a própria Apple tem respondido ao esquema de phishing.

Como remover entradas de spam de seu calendário

Você tem em seu calendário iCloud compromissos que definitivamente não criou ou aceitou? Toque em um dos itens do calendário e toque em "Cancelar assinatura" ou "Apagar calendário" na parte inferior da tela. Depois disso, todas as entradas críticas devem ser automaticamente removidas de seu calendário.

A Apple publicou um vídeo em 4 de junho no qual a empresa explica claramente como remover calendários mais uma vez. Eu o coloquei logo acima deste parágrafo. Como tenho certeza de que você não quer assinar nenhum novo calendário de spam, vou dizer brevemente como se proteger contra eles também.

Como evitar a armadilha do calendário de spam

A empresa Malwarebytes publicou recentemente uma análise do problema com os calendários de spam no iOS. Os pesquisadores foram capazes de encontrar websites nos quais os usuários deveriam confirmar que eram uma pessoa real através de uma chamada captcha. Em seguida, abre-se um pop-up no qual o usuário é solicitado a assinar um calendário.

Este pop-up informa que os usuários podem continuar tocando "OK" e que "Cancelar" fechará o navegador. Aqueles que não olharem de perto estarão então se inscrevendo (assinando) um calendário de spam. Aqueles que rejeitam o pedido são redirecionados para páginas mais maliciosas.

captcha scam page 2 277x600 small
Golpe inclui compromissos não solicitados na agenda do seu calendário / © Malwarebytes Labs

Para se proteger contra a assinatura de calendários, você deve ler pop-ups - mesmo que eles sejam irritantes - de cima para baixo. Se você for muito rápido e acidentalmente assinar um calendário, no entanto, apagá-lo no iOS também não é muito complicado.

Você já assinou acidentalmente um calendário de spam ou tropeçou em um pop-up como este? Informe-nos nos comentários!

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.