NextPit

Telegram vs. ICQ: qual é o melhor app de mensagem?

comparativotelegramicw
© NextPit

Resolvemos comparar dois mensageiros que foram lançados em tempos bem diferentes, mas entregam ao usuário a mesma experiência de uso. O ICQ nasceu junto com a internet comercial em meados de 1996, e após 14 anos foi disponibilizado como aplicativo na Play Store. O Telegram teve seu auge em fevereiro de 2014, quando uma pane nos servidores do WhatsApp fizeram os usuários migrarem emergencialmente para o serviço. Descubra em nosso comparativo todas as diferenças e semelhanças entre esses dois mensageiros.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV
comparativotelegramicw
Telegram vs. ICQ. / © ANDROIDPIT

Telegram vs. ICQ: Cadastro

Para utilizar o Telegram pela primeira vez é preciso fornecer o número de telefone e aguardar o código de verificação do dispositivo. Após a confirmação, o usuário deverá informar o nome e escolher uma foto para o perfil. Os mesmos passos são aplicados no ICQ, que oferece a possibilidade de importar informações do Facebook, caso o usuário deseje encurtar o processo de escolha pela foto para o perfil.

Telegram vs. ICQ: Compatibilidade 

Definitivamente, a compatibilidade entre sistemas não será um problema para o usuário que escolher um desses aplicativos. O ICQ não possui um cliente Web para ser utilizado no navegador, no entanto, está disponível uma versão do aplicativo em Java, que funciona em diversos dispositivos mais antigos. Confira a tabela de compatibilidade de ambos os aplicativos abaixo.

  ICQ TELEGRAM
Compatibilidade  iOS, Android, PC, Windows Phone, Mac OS X, Windows 8, JAR (JAD e SIS) Android, iOS,Windows Phone, Mac OS X, PC, Linux, Web cliente (navegador, Chrome app, Firefox app)

Telegram vs. ICQ: Compartilhamento

Com o Telegram é possível enviar fotos, vídeos, localização e contato através de um atalho encontrado ao lado das informações do contato. Além das opções anteriores, o mensageiro permite enviar arquivos de suítes de produtividade, como Microsoft Office, e documentos armazenados no Google Drive (até 1,5GB). As opções de compartilhamento são mais limitadas no ICQ, é possível enviar fotos, vídeos, buscar imagens no Google e anexar um arquivo de até 4GB.

comaprtilhamentodois
Recursos de compartilhamento do Telegram (esquerda) e ICQ (direita). / © ANDROIDPIT

Telegram vs. ICQ: Personalização

O Telegram utiliza os emoticons do próprio dispositivo e alguns emojis próprios, permitindo também que o usuário defina um papel de parede específico para cada conversa. Desde que testei o Telegram pela primeira vez em 2012, poucas mudanças foram introduzidas em relação à personalização das conversas, até mesmo os papéis de parede que acompanham o mensageiro são os mesmos. Percebe-se que nesse quesito, o Telegram sofre do mesmo problema do WhatsApp.

personalizacaotelegram
Personalização do Telegram. / © ANDROIDPIT

Em relação ao papel de parede, o ICQ também permite personalizar de forma individual cada conversa. No entanto, os emoticons funcionam como no WeChat, oferecendo uma variedade de adesivos, desenhos e mini-animações que podem ser baixados na loja interna do mensageiro. Outro recuso interessante, é a possibilidade de mudar o tema do aplicativo, alternando entre verde, azul, vermelho, madeira, escuro e no padrão semelhante ao Hangouts.

personalizacaoicq
Emoticons e mais personalização no ICQ. / © ANDROIDPIT

Telegram vs. ICQ: Segurança

A segurança é o ponto chave do Telegram, oferecendo criptografia de conversas, verificação em duas etapas e senha para bloqueio do aplicativo. Além dos recursos mais avançados, opções como "visto por último" e status do perfil, podem ser configuradas manualmente para cada contato. O ICQ por sua vez, não oferece nenhum recurso específico para segurança ou privacidade em suas configurações, apenas o uso de um código PIN para bloqueio do aplicativo. Realizei uma pesquisa no site oficial do aplicativo, e não encontrei qualquer menção relacionada a este quesito. 

privacidadedois
Recursos de segurança do Telegram (esquerda) e ICQ (direita). / © ANDROIDPIT

Telegram vs. ICQ: Chamadas

De acordo com os desenvolvedores do Telegram, a especialidade do aplicativo consiste em trocar mensagens em texto. Em resposta aos usuários no FAQ oficial do aplicativo, os desenvolvedores não descartam a possibilidade de incluir ligações e vídeo-chamadas, mas tal recurso será disponibilizado caso a base de usuários do Telegram aumente.

O ICQ disponibiliza o recurso de chamadas por voz diretamente do aplicativo. As ligações são claras, no entanto, a qualidade pode variar de acordo com a frequência do sinal da operadora ou qualidade da rede Wi-Fi.

Conclusão

O ICQ é um aplicativo de tradição, mas sua usabilidade não convence. Todos os recursos presentes no ICQ podem ser encontrados em qualquer mensageiro, até mesmo no ChatOn. O Telegram por sua vez, possui recursos e funções que o tornam mais interessante a cada atualização. O aplicativo enfrenta o mesmo problema que qualquer outro concorrente do WhatsApp passa: a dificuldade em migrar contatos. No entanto, os recursos do Telegram convencem, e talvez seja questão de tempo para ele se tornar uma das preferências entre os usuários.

Você utiliza algum desses aplicativos do nosso comparativo? Qual é o seu favorito? 

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

34 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Lê C. 24/03/2016 Link para o comentário

    Fica somente a nostalgia. Mas não adianta - ICQ, ODIGO, Salas de Bate Papo ficaram no tempo. Mas ensinaram muito e deixaram saudade. Além de boas idéias.

    Eu por exemplo sinto muita falta dos foruns do Orkut.

    Até hoje procuro os sons do Odigo, alguem teria para me enviar?


  • italo Vinícius 15/10/2015 Link para o comentário

    Tenha as melhores noticias sobre o Nexus 4 aqui neste canal.
    -Atualizações de aplicativos,novas ROMS,novos MODS e etc;

    Entre:😃👇
    https://telegram.me/nexus4topnews


  • Alvaro Fernandes Santos Barros 29/09/2015 Link para o comentário

    Gente, eu li 4 artigos desse site e tomei nojo!
    Primeiro ele são absolutamente contra o WhatsApp, quando na verdade eles tinham que ser imparciais, e pra piorar, nesse mesmo artigo ele no início dizem que o Telegram desde o seu lançamento até hoje quase não sofreu alteração e no final do artigo dizem que ele está ficando melhor a cada atualização, não entendi.
    Se ele está praticamente a mesma coisa desde o lançamento, como pode ter melhorado tanto a cada atualização?


  • andevanio Carvalho 14/05/2015 Link para o comentário

    Eu sou + o whatsapp......... Não fui muito com a cara desse telegram e desse ICQ......


  • Danilton Santana 13/05/2015 Link para o comentário

    Cara uso ambos (Telegram e ICQ) e são, de longe, os meus 2 preferidos, mas por questões de funções inovadoras o Telegram, na minha opinião deixa QUALQUER APP para trás...


  • Lucas Pinheiro O. 12/05/2015 Link para o comentário

    Telegram, sem dúvidas


  • Blind 12/05/2015 Link para o comentário

    Não foram comparados os seguintes itens (ou citados):

    - Grupos e suas funções - telegram e ICQ
    - possibilidade de achar alguém usando o @nickname no telegram e menções no chat em grupo dessa forma além de enviar o lnk de um grupo par que todos acessem e já sejam inclusos no grupo - telegram
    - Na materia foi citado que o telegram envia suites office e do google drive, seria mais prático e menos confuso para os usuários dizer que envia QUALQUER tipo de arquivos com limite de 1,5GB por arquivo (POR FAVOR CORRIJAM). - telegram
    - Bloqueio por senha - telegram
    - segurança em 2 passos - telegram
    - possibilidade de falar com todos os seus amigos do chat do facebook no ICQ PC ou mobile
    - chat secreto - telegram
    - POSSIBILIDADE DE DESABILITAR O AUTOSAVE DE FOTOS - telegram
    - enviar SMS - ICQ
    - buscar IMAGENS e GIFs no Telegram (em anexo, galeria)

    AndroidPIT melhore mais os testes, ou peça auxilio aos usuários. Uso Ambos por exemplo


    • Alvaro Fernandes Santos Barros 29/09/2015 Link para o comentário

      Eu uso o ICQ desde o lançamento em 1996, e em 2014 baixei o Telegram, não posso dizer que o Telegram é ruim, mas pra mim o ICQ, Skype e até mesmo o Hangout são melhores que o Telegram, nem vou falar do WhatsApp, porque ele é um lixo!
      E o Telegram só ficou popular devido a várias mensagens de "corrente" mandando as pessoas instalarem o Telegram devido a problemas no WhatsApp, naquela época o povo estava tão desesperado, que se tivessem feito a mesma corrente para instalarem o WeChat, teria dado certo e hoje nem conheceríamos o Telegram, pelo menos a maioria não conheceria!


  • Eder Motta 12/05/2015 Link para o comentário

    App a gente usa onde todo mundo está. Telegram é ótimo mas não tem ninguém lá.


  • Júlio César Aragone Ligório 11/05/2015 Link para o comentário

    icq já uso a tempos o pai dos mensageiros


  •   4
    Conta desativada 11/05/2015 Link para o comentário

    Telegram <3


  • airton 11/05/2015 Link para o comentário

    Prefiro o Telegram também


  • Edgar Araújo 11/05/2015 Link para o comentário

    Telegram for the wins!


  • Paulo zOiO zuLLu 11/05/2015 Link para o comentário

    Gosto do Telegram mas acho que o AndroidPit vem constantemente fazendo uma espécie de "propaganda" do aplicativo, hein?


    • Blind 12/05/2015 Link para o comentário

      Já não acho, pois todas as vezes que falam sobre o app eles colocam quase nada de funções sendo que ele é muito completo, parece que nem usam de vdd o app, o mesmo do ICQ.

      E a base do Telegram tá aumentando por isso é natural comentar, assim como whatsapp que é a grande maioria. Normal.


      • Alvaro Fernandes Santos Barros 29/09/2015 Link para o comentário

        Tenho que descordar de você Bruno, os artigos são tendenciosos SIM!
        Porque mesmo sem explorar as funções ele sempre afirmam que o Telegram é melhor, eles são formadores de opinião, ele tem que dar os fatos e apenas dizer em quais pontos cada um foi melhor e não fazer como eles fazem, no que o Telegram é inferior eles apenas comentam o que um e o outro tem, quando o Telegram é melhor, eles dão destaque, afirmando de forma explícita a "superioridade".


  • jgasxcv 11/05/2015 Link para o comentário

    Para mim o WhatsApp continua a ser o melhor :)


    • Edgar Araújo 11/05/2015 Link para o comentário

      Porque acha isso? O que ele tem de melhor que o Telegram, por exemplo?


      • Mr Android 11/05/2015 Link para o comentário

        Realiza chamadas...uhuuuuu...

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.