watchOS 8: tudo sobre o novo sistema do Apple Watch

watchOS 8: tudo sobre o novo sistema do Apple Watch

O watchOS 8 chegou. A partir desta segunda-feira (20), o sistema da Apple para seus smartwatches pode ser baixado para modelos a partir do Apple Watch Series 3. Testamos a nova versão do sistema e contamos quais os principais destaques da atualização, além de como instalar o update no seu Apple Watch.

watchOS 8: direto ao assunto

Chega a impressionar como a Apple consegue, ano após anos, mudar seus dispositivos sem muitas modificações evidentes. Após a atualização você pode até se perguntar: "mudou alguma coisa?". E poucos dias depois parece que o aparelho funciona como antes. Fugindo um pouco disso, destaco três funções no watchOS 8 que eu considero como as minhas favoritas:

1. O novo aplicativo de mensagens

Um bom exemplo de melhoria discreta é o app Mensagens. Há apenas uma caixa de diálogo para responder, incluindo digitar, rabiscar e ditar.

2. Rastreamento do sono

Com o watchOS 8, o Apple Watch mede sua taxa de respiração enquanto você dorme. Assim, você é informado diretamente sobre as pausas na respiração ou um sono agitado. Como não tenho um sono exatamente silencioso, estou ansioso para ver como tudo funciona no dia a dia. Infelizmente, os dados gerados ainda não estão tão bem organizados.

3. Novos recursos para ciclistas

A Apple preparou algumas surpresas para os fãs das bikes. Com o watchOS 8, o rastreamento de calorias no uso de e-bikes foi aprimorado. E há uma detecção de queda aprimorada que não identifica imediatamente qualquer queda, diminuindo a chance de falsos positivos para quem anda de mountain bike ou bicicross, por exemplo.

Pegue um atalho

watchOS 8: quais as novidades da atualização

Provavelmente a pergunta mais importante é: o que há de novo com o novo sistema? Estou usando o watchOS 8 desde o beta teste e embora muita coisa seja nova, a maioria das novas características não são imediatamente óbvias. Ao contrário, você descobre muito disso gradualmente - ou se pergunta se não foi sempre assim.

De qualquer forma, há muita coisa acontecendo com o Apple Watch e o watchOS 8, e nós separamos os recursos mais importantes para você aqui:

Dois novos tipos de exercícios no Apple Watch

Com a atualização do watchOS 8, há dois novos tipos de exercícios no relógio. O Tai Chi e Pilates aumentam a gama de exercícios que envolvem movimentos mais lentos.

apple watch tai chi
Sim, Daniel-san! Agora há algo para aqueles que gostam de andar mais devagar e ainda assim permanecer em forma / © NextPit

De acordo com a própria empresa, a Apple elaborou novos algoritmos de frequência cardíaca e de movimento que permitem medições precisas.

Novo aplicativo para melhor autoconscientização

O aplicativo Respirar existe desde o WatchOS 3 e tem proporcionado um ambiente meditativo para as pessoas desde então. A Apple melhorou o aplicativo e acrescentou "mindfulness" a ele.

O wearable faz uma pergunta em certos intervalos, o que supostamente o levará a um estado de espírito positivo. O nome do aplicativo agora também muda para Mindfulness após a atualização.

Demos uma olhada mais de perto no aplicativo e aqui está uma descrição um pouco detalhada sobre o Mindfulness no watchOS 8 para você conferir.

A medição da taxa de respiração do sono torna-se parte do pacote de saúde

Enquanto o rastreamento do sono antes só registrava movimentos durante o sono, permitindo tirar conclusões sobre a profundidade do sono junto com o ritmo cardíaco, o watchOS 8 no Apple Watch agora também mede o ritmo respiratório.

iphone health
Em algum momento, parece que tive um pouco de pesadelo: Meu ritmo cardíaco chega a 60 batimentos por minuto e minha respiração sobe visivelmente. Mas eu também tive bons sonhos, como você pode ver / © NextPit

Você pode visualizar os dados através do aplicativo Saúde. O app mostra muitos dados diferentes, e mais recentemente, o número médio de respirações por minuto durante a noite. A propósito, para poder medir isto, o Apple Watch usa o acelerômetro.

Pessoalmente, ainda falta contexto quanto ao significado dos valores. Mas eis a nossa vez de descobrir o que estes números significam e como podemos otimizá-los, se necessário.

Mudanças nas mensagens e nos contatos devem facilitar a interação

Os apps de Mensagens e Contatos receberam mudanças significativas. Mais importante, são melhorias reais. Se você já usou o Apple Watch para escrever uma mensagem, seja no iMessage ou SMS, você sabe que o recurso de ditado geralmente funciona muito bem.

watchos 8 messages
Com o novo aplicativo Messages no watchOS 8, você pode agora decidir a partir de um menu se quer ditar, usar sugestões de mensagens instantâneas, ou rabiscar. A linguagem para rabiscar também pode ser definida. O texto ditado agora também pode ser corrigido. Há uma barra de espaço, assim como um botão para apagar o texto. (ver foto do meio) / © NextPit

Às vezes, no entanto, você prefere responder rapidamente a algo. Há de fato a pré-seleção a partir de mensagens curtas. Mas elas nem sempre se encaixam. Se você quisesse rabiscar algo antes do watchOS 8, você tinha que mudar a visualização. No Apple Watch, a nova interface do usuário combina rabiscos, ditados e emojis em uma só tela.

Mas o que pessoalmente acho mais importante é que as mensagens ditadas podem agora FINALMENTE ser editadas. Pessoalmente, eu uso a função de ditado com muita freqüência - e muitas vezes era muito irritante, se você tivesse falado mal ou o relógio entendido errado alguma coisa. Porque então você tinha que começar do início ou se conformar com o erro no texto. Isto agora é uma coisa do passado.

As mensagens no Apple Watch podem ser digitadas com um iPhone conectado

Esta função não deve ser usada com muita frequência - nesse caso por que não digitar diretamente no iPhone. Entretanto, esta função, que descobri por acaso, é muito prática:

Se você iniciar uma mensagem no Apple Watch, o iPhone conectado mostra diretamente um campo de digitação na tela inicial. Ele pode então ser usado para digitar texto no celular, que é então transferido diretamente para o Apple Watch.

Contatos no Apple Watch

Anteriormente, os contatos não eram pesquisáveis ou editáveis diretamente no smartwatch. Com o watchOS 8, os contatos podem agora não só ser pesquisados, mas também adicionados ou editados.

No entanto, a edição não é realmente confortável. Para incluir rapidamente um contato enquanto você está em movimento, no entanto, certamente é suficiente.

A carteira tem mais usos

Infelizmente, devido à falta de carros compatíveis, não posso testar esta opção. Mas o que a Apple diz ser possível com a nova Carteira no Apple Watch parece muito legal. Graças ao recurso ultrawide band - ou UWB para abreviar  - o relógio pode ser usado como uma chave digital do carro. Desta forma, o carro pode primeiro ser aberto à distância com o Apple Watch e, em seguida, dar a partida do banco do motorista.

A partir da primavera (outono no hemisfério norte), as chaves dos apartamentos, escritórios e hotéis também poderão ser adicionadas ao Apple ID. Por exemplo, o Grupo Hilton quer equipar seus hotéis com um sistema compatível, para que você possa obter a chave do quarto após confirmar a reserva.

Nos EUA, as carteiras de habilitação e os documentos de identificação também podem ser armazenados de forma segura e criptografada na carteira. Eles serão aceitos pelas autoridades de segurança dos EUA nos aeroportos. As possibilidades são variadas e muito interessantes, mas devem demorar a chegar a outros países...

O aplicativo Casa foi redesenhado no WatchOS 8

Agora os acessórios e cenas podem ser acessados e controlados mais rapidamente. No watchOS 7, o aplicativo Casa é ainda uma lista de dispositivos que podem ser acessados.

watchos 8 home app
O app Casa no watchOS 8 é mais fácil de usar. Você pode acessar rapidamente dispositivos e cenas individuais (esq.), bem como salas individuais (dir.) / © NextPit

Na nova versão, você pode acessar rapidamente dispositivos isoladamente, cenas e salas para controlar os dispositivos.

O Foco também está integrado no watchOS 8

Uma das melhores características do macOS Monterey, iPadOS 15, iOS 15 e watchOS 8 é, na minha opinião, a opção Foco.

Diferentes modos permitem definir que tipo de distrações você quer permitir quando está ligado. Quando o foco está ativado, você só recebe notificações - e chamadas, por sinal - de pessoas ou aplicativos que você tenha habilitado explicitamente para isso.

As opções de para foco no Apple Watch são, naturalmente, limitadas. Não importa de qual dispositivo Apple conectado você defina a opção - ela será transferida para os outros dispositivos. Assim, você também pode se "focar" no relógio, que então se aplica igualmente ao seu Mac, iPad ou iPhone.

Rostos na face do smartwatch: agora posso olhar para mim mesmo. E, é claro, outros

Fato engraçado que eu desconhecia: a face com foto é a opção mais popular no que diz respeito às telas dos smartwatches. Assim, a Apple respondeu com uma nova opção: retratos tirados com o iPhone podem ficar mais bonitos com um efeito de sobreposição. Além disso, o aplicativo pode reconhecer rostos em fotos e ampliar estas seções.

Eu também criei uma face de relógio assim uma vez - e já vejo as possibilidades... Agora posso olhar para mim mesmo o tempo todo e não preciso mais ficar tirando selfies.

Novas opções de rastreamento para bicicleta

Durante a apresentação no iPhone 13 e do novo Apple Watch Series 7, a Apple também anunciou algumas melhorias especialmente para os ciclistas. O Apple Watch reconhecerá, por exemplo, se você está andando com uma bicicleta elétrica o sistema ajustará o consumo calórico calculado dependendo se você está se movendo com a força muscular ou principalmente com eletricidade.

Há também uma detecção de queda aprimorada: com a ajuda de algoritmos melhorados, o Apple Watch detecta se você está encarando uma superfície irregular com sua bike - ou se acabou de cair mesmo e precisa urgentemente de ajuda.

Infelizmente, ainda não conseguimos testar essas funções. Mas basicamente é algo que pessoalmente gosto muito. Sempre que ando com minha e-bike pela cidade fico surpreso com o alto número de calorias "queimadas" no relógio e, ao mesmo tempo, com o pouco suor na testa. Só por não deixar que eu continue me enganando, esta opção - se funcionar corretamente - é uma das novidades favoritas do watchOS 8 para mim.

watchOS 8: modelos Apple Watch compatíveis

Estes são os Apple Watch que recebem o watchOS 8:

watchOS 8: como instalar a atualização

A atualização gratuita para o watchOS 8 foi liberada no dia 20 de setembro pela Apple. Veja abaixo como atualizar o seu Apple Watch (a partir do Series 3) para a nova versão do sistema.

  1. Abra o app de Ajustes do seu Apple Watch, seja via Siri ou via lista de aplicativos.
    1. Alternativamente, você também pode clicar no aplicativo para Apple Watch (o app é chamado de Watch) no iPhone e, em seguida, em Geral > Atualização de Software;
  2. Toque em Geral;
  3. Toque em Atualização de Software;
  4. Toque em Instalar;
  5. Toque em OK;
  6. Abra o aplicativo Watch no iPhone;
  7. Concorde com os termos e condições do seu iPhone;
  8. Toque em Download e siga as instruções no Apple Watch.

Para quem procura a versão beta do watchOS 8, listamos os passos necessários em um artigo à parte: como instalar o watchOS beta.

Conclusão

O watchOS 8 certamente não marca uma nova era para o Apple Watch. Mas ele traz uma tonelada de novos recursos que serão extremamente úteis, especialmente para quem também usa outros dispositivos da Apple. O ecossistema da empresa parece cada dia melhor, com uma integração ainda mais forte entre os vários gadgets.

Os novos recursos de saúde ajudam você a se tornar mais ativo. E com o anúncio do serviço Fitness+ para o Brasil, o Apple Watch certamente poderá fazer ainda mais pelo seu bem estar. E você, qual novidade do watchOS 8 mais chamou a sua atenção?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 3 meses Link para o comentário

    Com certeza a melhor smartwatch do mercado, caro mas com boa usabilidade.