iOS 15: confira os iPhones compatíveis com o novo sistema

iOS 15: confira os iPhones compatíveis com o novo sistema

Apresentados durante a palestra de abertura da WWDC 2021, o sistema operacional iOS 15 tem lançamento esperado para setembro. Saiba quais modelos do iPhone devem receber a atualização.

No caso do iOS, a nova versão deve vir acompanhada de uma nova geração do iPhone, conhecida provisoriamente como iPhone 13. E, [ALERTA DE SPOILER], a lista de compatibilidade é essencialmente a mesma da versão anterior. Ou seja, o iOS 15 será distribuído também para o iPhone 6S, lançado em 2015.

Pegue um atalho

Screenshot 2021 06 07 at 19.34.26
iOS 15 expande recursos no ecossistema Apple e serviços como Fotos e Mapas / © Apple

iPhones compatíveis o iOS 15

O sistema operacional móvel será oferecido para celulares a partir do iPhone 6S/6S Plus. Quando lançar o iOS 15, o suporte de software do modelo terá completado 6 anos, com provavelmente mais um ano de correções de segurança até o lançamento de um novo iOS em 2022.

new apple ipodtouch 06032019
Até mesmo o iPod Touch (lembra dele?) receberá o iOS 15 / © Apple

Além deles, o iPod touch (7ª geração), também deve contar com a atualização, assim como aconteceu com as edições anteriores do iOS.

Data de lançamento do iOS 15 e disponibilidade do beta

A edição beta já está disponível para desenvolvedores de apps com iPhones compatíveis, e pode ser baixada no site da Apple para os criadores de aplicativos. A empresa anunciou que o beta teste para o público em geral será oferecido no mês de julho, sem especificar uma data.

Já a versão final dos sistemas operacionais foi prometida para a primavera (outono no hemisfério norte). Caso a Apple mantenha a tradição desde a sexta versão do sistema, o iOS 15 deve ser disponibilizado em setembro.

Como são desenvolvidas as novas versões do iOS

Além de ter um ecossistema mais controlado, a Apple segue um processo de desenvolvimento um pouco diferente do usado pelo Google para o Android. Apesar de ambos os sistemas receberem grandes atualizações anuais, o iOS muitas vezes recebe alterações importantes entre as versões principais, como aconteceu no começo de 2021 com a versão 14.5.

No caso do iOS (assim como no iPadOS e outros sistemas derivados), a Apple oferece versões de teste beta para as revisões menores — 14.1, 14.2..., por exemplo — que costumam durar poucas semanas antes da versão final, enquanto o Google realiza um único processo de avaliação ao longo de diversos meses, antes da atualização anual do Android no segundo semestre.

Após um forte destaque para os recursos de privacidade e controle de dados pessoais no iOS 14, a 15º versão reforçou a integração de dispositivos e serviços do ecossistema Apple, além de opções de consumo de mídia em grupo no FaceTime e até mesmo conversas em vídeo com pessoas usando Windows ou Android.

Como instalar as próximas versões beta do iOS

Por enquanto, o beta teste do iOS 15 está disponível apenas para desenvolvedores cadastrados no programa Apple Developer — que geralmente requer um pagamento anual. Antes da instalação, recomenda-se fazer um backup do iPhone ou iPad no computador, o que permite voltar para a versão estável do sistema, e depois seguir os passos indicados:

Apple Beta Software Program
Processo de participação nos beta testes públicos da Apple é mais fácil do que no Android / © Apple
  1. Acesse o site https://developer.apple.com/ no iPad ou iPhone;
  2. Toque no ícone de =;
  3. Acesse o login selecionando a opção Account e informe a Apple ID; 
  4. Clique novamente no ícone de =;
  5. Escolha a opção Downloads;
  6. Caso seu perfil de desenvolvedor esteja em dia, a página irá listar as versões beta do iOS (e iPadOS), basta tocar no botão Install Profile apropriado e depois permitir o download do arquivo de configuração;
  7. Depois abra o app de Ajustes (Settings) no aparelho;
  8. Uma novo item indicará que o Perfil de Configuração foi detectado, selecione a opção, na tela seguinte toque no botão Instalar e siga as instruções na tela;
    1. nota: este passo apenas instala o arquivo que libera as versões de teste no dispositivo;
  9. Para instalar o iOS beta, siga o procedimento tradicional: Ajustes > Geral > Atualização de Software.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.