NextPit

Será que o WhatsApp vai rever sua decisão e desbloquear links do Telegram?

whatsapp005
© NextPit

Quem teve seu WhatsApp atualizado automaticamente nos últimos dias não pode mais compartilhar links de um dos seus principais concorrentes, o Telegram. Será que o maior app mensageiro do mundo está com medo da concorrência?

Mesmo os usuários mais ardorosos do WhatsApp já sabem que existem alternativas com mais recursos, e a vantagem do gigante mensageiro quase se resume, justamente, a ser gigante (com quase um bilhão de usuários ativos). Com a última atualização silenciosa do WhatsApp, os links para o Telegram começaram a ser bloqueados. As mensagens contendo os links ainda aparecem, mas não como hyperlinks, além de não poderem ser copiados e colados. Dessa forma, para enviar links do Telegram é preciso inserir manualmente a URL no navegador.

A vantagem do gigante mensageiro quase se resume, justamente, a ser gigante
whatsappbloqueio
O link do "Telegrama" é integrado, bem como o do YouTube, mas o Telegram não é mostrado de forma alguma. / © ANDROIDPIT

Um representante do Telegram confirmou ao site The Verge o bloqueio, e ainda o tratou de forma serena: “Usualmente, depois de críticas da mídia, o Facebook revê suas decisões e culpa o filtro automático pelo problema. Esperamos que o mesmo aconteça desta vez.”

Não é a primeira vez que a Facebook, empresa dona do WhatsApp, bloqueia links. O caso mais famoso foi o de sites de torrent na Rede Social. A medida de bloquear concorrentes no WhatsApp só gera críticas do público, e passou da hora de se investir em novas funções para que o mensageiro consiga reter seu enorme número de usuários, em vez de tentar deter eventuais migrações dessa forma ingênua.

Qual é seu mensageiro preferido? O que achou dessa medida do WhatsApp?

Via The Verge

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Jonathan Chagas 01/12/2015

    Ser simples é diferente de não ter recursos... Ser simples é igual a apresentar os recursos que tem de forma simples, e isso o Telegram faz

  •   54
    Conta desativada 01/12/2015

    Deveríamos incentivar as pessoas a usarem mais o telegram, porque tem empresas que ser acham tão importante que não investe em nada inovador, só ficam com firulas, afinal de contas todo mundo usa o tal aplicativo mesmo, pra quê investir, com certeza é isto o que os desenvolvedores do whatsapp pensam. Não enviar arquivos PDF, .doc, é um retrocesso, é ficar na mesmice. Até agora o whatsapp não teve nenhuma mudança drástica, salvar em nuvens já não é um diferencial, sim fundamental. Enviar qualquer tipo de arquivo também não. Vamos acordar pessoal desenvolvedor do whatsapp daqui a pouco chegará um outro expert aí que vai detonar este aplicativo, e diga-se de passagem, o facebook também. Vai seu igual ao orkut.

  • alef f. 01/12/2015

    Pra mim, na atualidade, o melhor mensageiro é o Telegram. Não sou FanBoy, nem ganho nada por indicar o aplicativo!, mas sejamos francos e sinceros, não há nenhum cego ou tão burro aqui à ponto de não perceber o quanto esse aplicativo é BOM e muito bem desenvolvido.

87 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Nícolas Kim 05/12/2015 Link para o comentário

    Os programadores do Facebook deviam se preocupar mais em otimizar o app deles para Android do que criar essas pequenas ''censuras'' no WhatsApp, o que só demonstra o medo que eles sentem da concorrência.


  • Pedro 03/12/2015 Link para o comentário

    meu whats atualizo agr tem os novos emogi do iPhone '-'


  • Vagner Martines 03/12/2015 Link para o comentário

    O Telegram é sem dúvida superior pelos adicionais que possui em relação ao Whatsapp. Não estou dizendo que o Whatsapp é ruim, pois é uma ferramenta muito útil em nosso dia a dia. O que quero dizer é que o Telegram apresenta algumas ferramentas extremamente necessárias, o qual o Whatsapp não tem. Por exemplo: No Telegram é possível enviar arquivos de várias extensões (doc, pdf, apk, exe, etc.). É possível usar "bots" para automatizar mensagens e envio de arquivos e outras vantagens importantes.

    Já uso há algum tempo e não abro mão de jeito nenhum.

    O que o Facebook fez é simplesmente anti-ético. Falta de maturidade de uma grande empresa que ainda não sabe o que é competitividade. O mercado está aí pra isso. Apresentar novos produtos e ferramentas.


  • cris Guimarães 02/12/2015 Link para o comentário

    Já tá na hora de colocar vídeo chamada.


  • Odair José Gambert N. 02/12/2015 Link para o comentário

    Infantilidade...


  • Geovane Baker 02/12/2015 Link para o comentário

    Vejo o Telegram passando o What se ele ficar na mesmice.. prefiro mil vezes o Telegram!


  • Johnny 01/12/2015 Link para o comentário

    não sei pq o pessoal está acusando o Mark ou o Facebook, eles compraram o WhatsApp, mas manteve todos os funcionários e operações, não influenciaram/influenciam em nada, a única coisa que vi foi o Messenger chupinhando recursos que eram exclusivos do Whats


  • Ramon Souza 01/12/2015 Link para o comentário

    Whatsapp jamais perderá o seu reinado kkk, medida patética sim, mas... pelo amor


  • Renato 01/12/2015 Link para o comentário

    Pro Telegram pegar, tem que vincular com o Facebook.
    Espero que isso não aconteça. kkkkkk


  • Thiago Ciopék 01/12/2015 Link para o comentário

    Eu também prefiro o Telegram por muitos motivos, porém, não vou fazer pouco caso do WhatsApp que é indispensável no nosso dia-a-dia, convenhamos, é o aplicativo mensageiro mais usado em todo o mundo, mas o Telegram é ainda uma boa concorrência.


  • Blind 01/12/2015 Link para o comentário

    Meu app preferido = Telegram em todos os sentidos
    Medida do Whatsapp = Sem noção por não evoluir


    Whatsapp precisa ser um app completamente remodelado e focado na nuvem para concorrer com o Telegram. Sim, pra concorrer com o Telegram e n ao contrário pois a infinidade de funções mega usadas todos os dias pelos usuários e agora bloggers, grupos e sites de notícias com a função Canais, faz o app se tornar ótimo e a cada dia vejo mais pessoas adicionando o Telegram.

    Não uso o Whatsapp a quase 1 ano e na transição bloquiei todos lá para usarem o Telegram comigo. Curtem demais e os ensino a fazer como fiz pra galera aderir.


  • Bruno Barbosa 01/12/2015 Link para o comentário

    Uso Viber


  • Christofer Braga 01/12/2015 Link para o comentário

    E muito difícil o Whatsapp já está muito popular não existe só o telegram existe outros também com funções interessantes.


  • Denis 01/12/2015 Link para o comentário

    O WhatsApp tá boladinho. É medo sim, pois esse bloqueio só leva o pessoal à querer ver por que o programa é bloqueado e acaba descobrindo o aplicativo e suas ótimas funcionalidades.


  • Koshigawa (Peterson Santos) 01/12/2015 Link para o comentário

    Jah testei o telegram e realmente as funções de envio de documentos, etc, são ótimas só não consegui fazer a galera migrar para ele, muito bom para estudos da faculdade e tudo, mais o modismo deixa o povo preso ao whatsapp, queremos inovação senhor Mark.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.