Enquete da semana: os iPads podem substituir os laptops?

Atualizado: resultados
Enquete da semana: os iPads podem substituir os laptops?

Não, não, não e não. Em nossa enquete da semana passada, leitores das quatro regiões em que o NextPit é publicado afirmaram unanimemente que um iPad ainda não pode substituir completamente um notebook.

Como toda segunda-feira, é hora de descobrir e analisar os resultados da nossa pesquisa da semana passada. Seja na Alemanha, Brasil, França ou entre os "internacionais" (EUA e Índia), todos vocês consideraram principalmente o iPad como um dispositivo secundário, incapaz de ser uma alternativa completa aos laptops.

Enquete 2021 05 03 1
O iPad não pode substituir um laptop na opinião da comunidade NextPit / © NextPit

No máximo, você pode considerar um iPad como um acessório ou como um complemento ao seu notebook principal. Mas mesmo aí, este cenário não é unânime, exceto entre os nossos leitores alemães, a maioria dos quais são a favor de uma combinação notebook + tablet. Um deles, porém, levantou um ponto interessante ao debate:

Um novo chip não trará as mudanças necessárias no nível do software. Seria o mesmo com tablets Android, caso um novo processador ultrarrápido fosse lançado. Seja um tablet Android ou um iPad, não é com um novo chip que substituiremos os notebooks.

A dúvida se um iPad pode ser um notebook completo está longe de ser inédita. Mas foi revivida com o lançamento do iPad Pro 2021 e seu chip M1, o mesmo do iMac ou dos Macbooks mais recentes. Portanto, é bom lembrar que o poder da computação não é tudo.

Enquete 2021 05 03 2
3/4 dos leitores alemães consideram um iPad como um complemento para seu notebook / © NextPit

Principalmente porque o iPad continua sendo uma ferramenta menos versátil do que os laptops e mais utilizada para o consumo de conteúdo multimídia.

Os principais casos de uso destacados por nossa pesquisa são, obviamente, streaming de vídeo e música, automação leve de escritório e uso em viagens ou em movimento. Basicamente, os mesmos casos de uso desde a criação do mercado de tablets.

Para uma pessoa comum que não tem necessidades específicas de software, o iPad pode de fato ser suficiente. E, em alguns casos, pode até substituir certos produtos de tecnologia, conforme apontado por um de nossos leitores franceses:

[Se usasse] "um PC com um tablet gráfico Wacom para desenho, poderia substituí-lo por um iPad e sua caneta, já que a App Store está repleta de aplicativos de desenho, como o ProCreate, para citar apenas um.

Mas esse ainda é um exemplo de nicho. Para o uso mais importante, o de automação de escritório avançada, o iPad ainda não tem os apps necessários para a maioria de vocês.

Enquete 2021 05 03 3
Os casos de uso do iPad não surpreenderam / © NextPit

Conclusão

Os resultados praticamente confirmam o que já imaginávamos. O iPad é uma boa alternativa para uso básico ou, na melhor das hipóteses, uma solução de emergência para certas necessidades específicas.

Na maioria dos casos, um tablet é uma solução menos completa e menos versátil do que um laptop, embora muitas vezes seja muito mais cara. Sua principal falha é o sistema operacional móvel, mas especialmente as versões móveis de certos softwares e ferramentas que são muito limitadas em comparação com seus equivalentes nos PCs.

Na verdade, é até bastante paradoxal. Por que um usuário com uso pouco exigente e poucas necessidades específicas iria querer comprar um tablet de luxo por R$ 10.000 como o iPad Pro 2021?

Um iPad 2019 de R$ 4.000 é suficiente para a maioria dos que consideram um tablet como alternativa ao PC. E a limitação do sistema operacional móvel é um impeditivo para usuários mais avançados que têm no PC a sua ferramenta de trabalho, não importa o quão poderoso seja o chip M1.

Obrigado novamente a todos por participarem desta pesquisa. Agradeço também a todos os leitores que deram sua opinião nos comentários e nos ajudaram com seus argumentos. Agradeço até (e principalmente) àqueles que questionaram este debate ou com o problema da resposta única imposta à última pergunta da enquete (erro meu). Fique à vontade para comentar minha análise dos resultados ou sugerir outros tópicos que poderiam ser tema de uma próxima pesquisa!


Texto original

Pode o iPad, este milagre de engenharia e inovação tecnológica que a Apple oferece à humanidade por preços nada acessíveis, substituir o notebook? Hoje, cabe a você responder essa pergunta na nossa enquete da semana.

Sim, eu posso quase ouvir o som das teclas enquanto você digita no teclado seu notebook uma mensagem dizendo que já está farto deste debate. Nessa semana, publicamos mais um episódio da nossa série Slack Fight cujo tema era esse mesmo: será que o novo iPad Pro já pode aposentar um notebook?

No entanto, notamos que muitas pessoas da nossa comunidade compartilharam opiniões e pensamentos muito interessantes nos comentários sobre o tema. Por isso, essa é a sua chance de nos ajudar a encerrar este debate e seguir adiante. Responda as enquetes abaixo e nos diga o novo iPad Pro 2021 da é realmente uma alternativa concreta aos notebooks.

Você acha que o iPad pode substituir completamente um notebook?

Caso você acredite que o seu laptop se sobressaia ao iPad, eu gostaria de saber quantos de vocês considerariam um iPad como um acessório para o notebook? Neste caso, estou falando sobre torná-lo um dispositivo de backup para certos usos específicos.

Você considera o iPad um acessório para seu notebook?

Logicamente, cada pessoa tem um uso característico mais ou menos adaptado a uma ou outra destas plataformas. Se você pensa que um iPad não pode substituir totalmente um laptop, gostaria de saber em que momentos ou para que tipos de uso um iPad seria benéfico para você, sem substituir totalmente o computador, claro.

Eu considero o iPad como um acessório para o laptop para:

Agradecemos antecipadamente a todos que participam da nossa enquete da semana! Como sempre, nossa seção de comentários está aberta para o debate, que acaba sendo mais interessante do que o resultado das pesquisas. E finalmente, desejo a todos e a todas um bom fim de semana!

ÚLTIMOS ARTIGOS

7 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Quando eu puder fazer no iPad meus projetos arquitetônicos e mecânicos e as renderizações finais, eu pensarei em comprar um.


    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      há 1 semana Link para o comentário

      Pois é, me parece um grande trabalho de reunir vários periféricos ao redor do iPad para ter que fazer valer a pena. É mais fácil investir em um MacBook Air, por exemplo.


  • alternativa emergencial e incompleta que é mais caro que o equipamento principal e completo, não rola mesmo como substituto de notebook/PC, pelo menos, ainda falta muito prá se cogitar isso


    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      há 1 semana Link para o comentário

      Este é o tipo de gadget que eu investiria se tivesse grana sobrando e, ainda assim, talvez pensasse em investir este valor na compra de ações de empresas de tecnologia.


  • O iPad já é bem usual em diversos aspectos, e mesmo considerando as maiores com telas, como as de 12,9 ainda assim acho difícil. Sou usuário de um iPad de 10,5 que usa um teclado giratório acoplado permanentemente, que me é bem útil em diversas situações, trabalho com ele na rua em sala d aula e mesmo hoje podendo usar o mouse nele, ainda assim vejo que o meu MacBook continua superior em alguns aspectos que facilitam o uso. Não vou me estender em detalhes, mas os apps de iPad ainda são mais simples de que os disponíveis para o Mac, portanto limitados. Os navegadores também não são completos como os dos Mac e Pc. Isso sem contar um detalhe que faz muita diferença no futuro do equipamento, tablets Android ou IPad ficam praticamente inúteis após pouco tempo em função do SO desatualizado, situação que com pc e mesmo MAC não ocorre da mesma forma.
    OBS: usando um ipad neste momento precisei trocar de navegador, pq o login não entrava no site usando o Firefox, isso é bem raro no Mac e comum no iPad de acontecer.


  • Afhs, é a mesma coisa que perguntar: "os anéis cravejados de diamantes substituirão as alianças de casamento?"... 😒


  • Como disse num outro artigo sobre o tema.
    Para uso fora de casa tudo que eu preciso em tese conseguiria fazer com um tablet Android então com um iPad que é mais otimizado seria ainda mais fácil. Não abandono um desktop porém no portátil consegui adaptar bem as coisas, algumas diria que faço até com o smartphone mesmo.
    Só não considero os iPads como algo interessante porque o preço não é dos melhores e o acessório que mais quero não se faz presente, no caso a caneta, enfim, queria mesmo é um Galaxy Tab S7 Plus pra substituir o meu Galaxy Tab S3...

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.