NextPit

Em 2018, Google Play vai exigir apps otimizados para versões mais recentes do Android

Play store ANDROIDPIT
© NextPit

Em seu blog para desenvolvedores, o Google fez alguns anúncios importantes sobre as políticas que os desenvolvedores terão de seguir daqui para frente para continuar a publicar seus apps na Google Play Store. A primeira mudança é que a partir de agosto de 2018 todos os novos apps precisarão ter como alvo o Android Oreo, e que a partir de novembro de 2018 as atualizações de apps existentes precisarão fazer o mesmo.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Diz o Google:

  • No segundo semestre de 2018, a Play exigirá que os novos aplicativos e as atualizações de aplicativos atinjam o nível mais recente da API do Android. Isso será necessário para novos aplicativos em agosto de 2018 e para atualizações de aplicativos existentes em novembro de 2018. Isso tudo é para garantir que os aplicativos sejam criados para as últimas APIs, otimizadas em segurança e desempenho.
  • Em agosto de 2019, a Play exigirá que as novas atualizações de aplicativos e aplicativos novos com bibliotecas nativas forneçam versões de 64 bits, além de suas versões de 32 bits.
  • Além disso, no início de 2018, a Play começará a adicionar uma pequena quantidade de metadados de segurança em cima de cada APK para verificar ainda mais a autenticidade do aplicativo. Você não precisa tomar nenhuma ação para esta mudança.

Pode não estar claro, mas é mais um passo largo do Google para tentar frear a fragmentação do Android. Todos as mudanças parecem legais do ponto de vista do usuário, mas um possível efeito colateral deve aparecer no mercado: o que será das fabricantes que demoram anos para atualizar seus smartphones e da prática de vender novos dispositivos móveis com versões antigas do Android? Bom, então esse é um efeito colateral bom.

Ao forçar os desenvolvedores a pensarem na última versão de API do sistema operacional, atualmente conhecida como Android Oreo, o Google obriga (ou quase isso) os desenvolvedores e as fabricantes a correrem com o update, pois a partir do ano que vem, novos aplicativos ou atualizações de apps existentes não serão aceitos na loja do Android se não tiverem como alvo a versão mais recente do Android. Mesmo que os apps ofereçam compatibilidade com as versões anteriores, o foco vai ser o Android Oreo. O raciocínio é fácil: aplicativos desenvolvidos para uma versão antiga do software não fazem uso dos recursos mais recentes do Android e são menos seguras por isso.

Isso tudo quer dizer que quando o seu smartphone não conseguir executar um aplicativo que você deseja, porque o software é velho, você certamente vai notar. Logo, as fabricantes que vendem aparelhos com versões antigas ou esquecem de atualizar também não terão acesso a aplicativos novos ou recém-atualizados, bem como seus usuários.

Dureza. Quem sabe assim as fabricantes colaboram para diminuir a fragmentação do Android, não é mesmo?

E você, gostou das novidades futuras da Google Play Store?

 

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Agnaldo 20/12/2017

    Acho que o Google podia aplicar um filtro de qualidade no play Store e banir imediatamente os aplicativos que tentam imitar o original, fechar o cerco naqueles muito mal avaliados pelos usuários e com descrições confusas e incompreensíveis.

    Ou pelo menos colocar um ✅ (check) na frente do nome para mostrar que o desenvolvedor e confiável e o app original.

  • Agnaldo 20/12/2017

    E eu já ia me esquecendo do "se for bom dou mais estrelas" que também deve sumir além de ser irritante ainda prejudica a avaliação de um app que talvez seja bom e fica com nota baixa.

    Por min os usuários só poderiam comentar após baixar o app.

  • Sidney 20/12/2017

    Não gosto de xingar ninguém, mas não parece que esse povo que faz isso tem problemas mentais?

  • Lígia B. 21/12/2017

    Eu odeio profundamente esses comentários do tipo "se for bom dou mais estrelas". Que coisa mais inútil!

  •   47
    Conta desativada 20/12/2017

    Deve exigir compatibilidade tb com os novos formatos de tela...app 32bit é uma tendência acabar, o iOS já está fazendo isso

64 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Gabriel Paes 22/12/2017 Link para o comentário

    ai quem sabe nao mudam esse visual ultrapassado desse app......


  • Ralf Alencar 21/12/2017 Link para o comentário

    A Google sempre promete que vai melhorar a loja, mas só acaba mudando o design mesmo. Eu quero uma melhor curadoria de apps.


    • Neto Castro 21/12/2017 Link para o comentário

      Apps melhores, bem otimizados e bem lapidados!


    • Daniel 22/12/2017 Link para o comentário

      Se tratando de uma loja virtual que abrange o sistema mais usado no mundo, a Google play carece de muito mais atenção.


  • Paulo Freitas 21/12/2017 Link para o comentário

    Vou te falar, eu uso android mas no quesito qualidade dos apps, perde feio pro ios e enquanto o google priorizar a quantidade ao invés da qualidade nunca vai alcançar a excelência

    Conta desativada


  • Oráculo 21/12/2017 Link para o comentário

    Vou resumir o que eu li: Google vai exigir o desenvolvimento na última versão do Android para fazerem os trouxas comprarem um celular por ano.

    " Segundo renomados especialistas, até o Android 5 roda todos os Apps e Jogos que o Android 8 roda. Isso faz com que os usuários não comprem novos aparelhos. A Google parece querer seguir o modelo Apple, da não compatibilidade de novos Apps sem ter a última versão do sistema, mesmo que o App seja uma calculadora, ou um app de pum. Segundo ela, os desenvolvedores tem focado nas versões anteriores do Android por maiores vendas, pois 90% da população não tem o Android atualizado ou um aparelho top de linha do ano. Segundo o Google, já está na hora de iniciar uma maior obsolescência programada de software, visto que aparelhos tops de até 4 anos ainda rodam jogos e Apps atuais, culpa dos desenvolvedores que não desenvolvem na última versão ou aumentam os gráficos/ tecnologias. A Samsung disse ser a favor da nova política, pois assim poderá vender um Galaxy de entrada por ano e nunca mais atualizar. A Micro$oft disse também ser a favor, pois o Bill Gats está precisando de dinheiro para pagar o condomínio. Mark Zuckerberg disse também aprovar a iniciativa, pois assim o código bugado do Facebook poderá rodar melhor em aparelhos mais poderosos, graças a obsolescência programada. "


    • Fernando Machado 23/12/2017 Link para o comentário

      O usuário intermediario pode ate saber que a google que "sera a culpada" do app da moda não rodar no celular dele, mas o usuario leigo, que é a maioria das pessoas, iram colocar a culpa na fabricante, logo a fabricante que não atualizar o sistema tem muito a perder com isso, pois para o usuario leigo, o celular da fabricante X é uma porcaria por não ser compatível com nada.


  • Victor Lima 21/12/2017 Link para o comentário

    ótimo saber disso... tá na hora que começar a fiscalizar mais os apps


  • Rogerio Droid Tec 20/12/2017 Link para o comentário

    deveria dar uma olhada nos apps inuteis tbm


  • José Luís Silva Martiniano 20/12/2017 Link para o comentário

    Muito bacana essa inciativa, agora, e quanto aos dispositivos mais antigos??


  • Sidney 20/12/2017 Link para o comentário

    Vejo que logo logo o povo que reclama da fragmentação vai passar a reclamar que precisa trocar o aparelho porque os apps não são mais suportados pelos antigos. Isso não vai ser nada bom para o usuário.
    Alguém acha que os fabricantes vão se matar para atualizar os aparelhos? Vão sonhando. Eles vão incentivar a trocar por um com a versão mais recente do Android.


    • Neto Castro 21/12/2017 Link para o comentário

      Olha até que seria interessante se rolar um incentivo para a troca! Tipo "pegamos seu aparelho antigo por 50% do valor do novo escolhido"! Quem tiver a melhor oferta leva os clientes! Porque queira ou não muitas peças dos nossos smartphones são recicláveis!I Vai ser menos trabalhoso do que atualizar tudo!


  • Deivis Schuman 20/12/2017 Link para o comentário

    Espero mesmo muita mudança na Playstore!
    Além de uma boa faxina, precisa de mais informações tbm!

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.