O iPhone XS ainda vale a pena em 2021?

O iPhone XS ainda vale a pena em 2021?

A linha iPhone 12 da Apple foi lançada em outubro de 2020, mas a busca por versões um pouco mais antigas do aparelho ainda está a todo vapor nas principais varejistas do Brasil. Um deles é o iPhone XS, lançado em 2018.

A pergunta, no entanto, é: será que vale a pena comprar um iPhone XS em 2021? Para saber respondê-la com propriedade, teremos que investigar fatores como a ficha técnica e o preço tanto do XS quanto do iPhone 12, modelo mais recente da Apple. Confira a seguir.

iPhone XS ainda vale a pena? 

O iPhone XS pode ser encontrado para venda por cerca de R$ 5.099, o que significa um grau bem baixo de desvalorização desde seu lançamento. 

Seus atributos incluem uma câmera traseira dupla de 12 MP + 12 MP, tela de 5,8" (com resolução 1.125 x 2.436), vídeos com resolução 4K, bateria de 2.658 mAh, entre outros.

Além disso, o iPhone XS vem com o chipset Apple A12 Bionic, memória RAM de 4 GB, armazenamento de 512 GB, iOS 13 e resistência à água. 

Por que estamos falando tudo isso? Porque, para analisar a relação custo-benefício, é importante saber as ferramentas que um smartphone traz - e, no caso do iPhone XS, ele não vale mais tanto a pena assim

iPhone xs 02
iPhone XS: um dos últimos com câmera traseira "mais bonitinha" / © NextPIT

Isso porque o smartphone que seria seu principal adversário, o iPhone 12 (e não o Mini ou o Pro Max), lançamento mais recente mais da Apple, pode oferecer ferramentas ainda melhores, por um preço que (pasmem), não é tão diferente do iPhone XS: cerca de R$ 5.900 na versão de 64 GB. 

Dizer isso significa, é claro, que você perderia bastante em armazenamento caso decidisse comprar o iPhone 12, mas considerar todos os outros atributos pode tornar a decisão mais fácil.

iPhone 12: principais características

Embora o iPhone 12 tenha diversas similaridades com o iPhone XS - como a câmera dupla de 12 MP + 12 MP e a RAM de 4 GB -, não podemos negar que o aparelho oferece suporte para conexão 5G (o que pode ser mais importante do que pensamos nos próximos anos) e traz o processador mais atual da Apple: o A14 Bionic.

A câmera fronta do iPhone 12 tira fotos com qualidade bem superior (são 12 MP contra 7 MP do iPhone XS). Além disso, a bateria também teve melhorias: ao invés de 2.658 mAh, ela conta agora com 2.815 mAh.

Quanto ao design, ele não muda tanto assim. A principal diferença consiste no acabamento, que no iPhone 12 é feito de um vidro fosco. O visual da câmera é o que tem mais diferença entre ambos, já que o iPhone 12 dispõe o flash e outros sensores ao lado das duas câmeras - o que o público não gostou muito. 

NextPit iPhone 12 Mini screen
iPhone 12: o queridinho do momento / © NextPIT

Não se pode negar que a performance do iPhone 12 é superior a do iPhone XS. A Apple vem trabalhando em mais e mais melhorias a cada iPhone lançado. Assim, embora ambos sejam bem semelhantes, caso o preço do iPhone 12 se mantenha como está atualmente, vale a pena investir na versão mais recente.

E você, concorda com a nossa análise? O que acha do iPhone XS e do 12? Conte pra gente nos comentários.

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.