Samsung Galaxy A52 vs. Galaxy A51: qual celular vale mais a pena em 2021?

Samsung Galaxy A52 vs. Galaxy A51: qual celular vale mais a pena em 2021?

O Galaxy A51 é considerado um dos celulares da Samsung mais populares de todos os tempos. Portanto, o lançamento do Galaxy A52 ganhou uma importância especial. O sucessor trouxe muitas melhorias e também foi lançado em uma versão 5G. Neste comparativo, explicamos se você deve comprar o Galaxy A51 ou o A52 em 2021.

Os celulares do segmento intermediário são uma caixinha de surpresas. Muitas vezes trazem recursos premium a um preço realmente atraente. Esta é uma receita que a Samsung oferece especialmente com os aparelhos da série Galaxy A. Hoje temos no ringue os smartphones Samsung Galaxy A51 e Samsung Galaxy A52.

De acordo com a Samsung, o Galaxy A51 é um dos celulares da marca mais vendidos de todos os tempos. Portanto, não é de se admirar que a apresentação do A52 em março de 2021 tenha chamado tanta atenção. Juntamente com o Galaxy A52 5G, o A32 e o A72, o A52 recebeu elogios de vários sites por suas melhorias.

Mas o que exatamente a Samsung melhorou no Galaxy A52 e você deveria considerar a troca caso tenha o Galaxy A51? Qual celular é mais recomendável se você estiver procurando por um celular neste momento? Exploramos estas questões em nosso comparativo. Salte diretamente para a seção desejada se você estiver interessado em um detalhe específico.

Pegue um atalho:

  1. Galaxy A52 vs A51: fichas técnicas
  2. Comparação de preços
  3. Ponto para o Galaxy A52: atualizações em todos os detalhes
  4. A favor do Galaxy A51: apenas se estiver em promoção
  5. A versão 5G vale a pena?
  6. Conclusão

No final deste artigo, separei uma conclusão com uma recomendação de compra. Você está interessado nos celulares da marca sul-coreana mas procura outro modelo? Confira nossa lista dos melhores smartphones da Samsung. Talvez um modelo mais caro ou mais acessível se adapte melhor às suas necessidades!

Galaxy A52 vs A51 no papel

Como sempre, iniciamos nosso comparativo NextPit com uma tabela de especificações. Podemos nos referir a esta comparação mais tarde quando falarmos das vantagens e desvantagens dos dispositivos. Então, em quais pontos a Samsung melhorou?

Galaxy A51 vs. Galaxy A52: direto ao ponto

Aqui está um resumo dos dados mais importantes dos Galaxy intermediários.
Modelo Galaxy A51 Galaxy A52
Processador Exynos 9611 Qualcomm Snapdragon 720G
Memória (RAM / armazenamento) Mín: 4 GB / 64 GB
Máximo: 8 GB / 256 GB

Mín: 4 GB / 128 GB
Máximo: 8 GB / 256 GB

Memória expansível? Sim, MicroSD (combinado) Sim, MicroSD (dedicado)
Dual SIM Sim
Tela Super AMOLED de 6,5 polegadas
1.080 x 2.400 pixels a 60 hertz
Super AMOLED de 6,5 polegadas
1.080 x 2.400 pixels a 90 hertz
Tamanho 158,5 x 73,6 x 7,9 mm 159,9 x 75,1 x 8,4 mm
Peso 172 gramas 189 gramas
Conectividade LTE, WLAN 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.0, USB-C, NFC, GPS
Câmera principal 48 megapixels em 1/2,0" a f/2,0 64 megapixels em 1/1,7" a f/1,8" (OIS)
Câmera ultrawide 12 megapixels em f/2.2 e 123° de campo de visão
Câmera macro 5 megapixels a f/2.4
Sensor de profundidade 5 megapixels a f/2.4
Câmera frontal 32 megapixels em 1/2,8" a f/2,2
Vídeo máx. 4K a 30 quadros por segundo
Capacidade da bateria 4.000 mAh 4.500 mAh
Tecnologia de carregamento Carga com fio de 15 watts Carga com fio de 25 watts
Autenticação Sensor de impressão digital sob a tela
Sistema operacional Android 11, com Samsung One UI 3.1
Teste Review do Galaxy A51 Review do Galaxy A52 5G

Vale a pena pesar os preços praticados no mercado e a queda deles após o lançamento. Porque enquanto o Galaxy A52 foi lançado em março de 2021, o Galaxy A51 já teve muito mais tempo para se tornar mais barato com seu lançamento em janeiro de 2020.

Comparação de preços

Dito isso, os valores pedidos entre os dois Samsungs intermediários é praticamente o mesmo, variando conforme as promoções das lojas. Para falar a verdade, na data de publicação deste comparativo, o recém-lançado Galaxy A52 está até mais barato que o A51:

No caso do mercado brasileiro, é possível que os estoques do Galaxy A51 estejam perto do final, já esgotado em algumas lojas ou oferecido apenas via marketplace em alguns dos principais sites.

Ponto para a Galaxy A52: atualizações em todos os detalhes

Então vamos nos concentrar no Samsung Galaxy A52 por um momento e ver como as melhorias são realmente relevantes. Basicamente, a Samsung melhorou todas as categorias. Acima de tudo, a maior taxa de atualização de 90 hertz é perceptível na tela Super AMOLED. Além disso, a tela agora é protegida pelo Gorilla Glass 5, enquanto o A51 conta apenas com o Gorilla Glass 3.

Para maior durabilidade, o A52 possui certificação IP67. O A51 não tem proteção contra poeira e respingos de água. Enquanto as dimensões dos dois telefones são bastante parecidas devido ao mesmo tamanho de display de 6,5 polegadas, o A52 pesa mais. Enquanto o predecessor pesava 172 gramas, o Galaxy A52 tem 189 gramas.

NextPit Samsung Galaxy A52 display
Visualmente, a linha Galaxy A5 não mudou tanto de 2020 para 2021 / © NextPit

O número de megapixels na câmera principal também aumentou. Ainda integrado em uma configuração de quatro câmeras, o sensor principal do Galaxy A52 oferece 64 megapixels. A lente usada também é um pouco mais rápida com uma abertura de f/1,8 e, como uma inovação interessante, a Samsung usa estabilização óptica da imagem. O resultado são fotos menos tremidas nas principais situações.

As outras câmeras na parte de trás não sofreram alterações. Você ainda pode mudar para uma câmera ultra grande-angular com 12 megapixels e um campo de visão de 123 graus. Além disso, há uma macro câmera e um sensor de profundidade com 5 megapixels cada. Você pode tirar selfies com 32 megapixels a partir da câmera no recorte circular na tela.

NextPit Samsung Galaxy A52 camera
A câmera quádrupla tem estabilização óptica no A52. Uma vantagem real sobre o Galaxy A51 / © NextPit

Como um dispositivo mais novo, o Galaxy A52 também traz mais potência. Para isso, a Samsung conta com o Snapdragon 720G. O Galaxy A51 usa o Exynos 9611 da própria sul-coreana. A vantagem da velocidade que o processador Snapdragon traz se deve, entre outras coisas, a um processo de produção diferente. Enquanto o Exynos 9611 é fabricado em um processo de 10 nanômetros, o Snapdragon é fabricado em 8 nanômetros. A velocidade de processamento de seis dos oito núcleos de CPU também é um pouco mais alta.

Outro destaque que não deve ser esquecido em relação à Samsung: A Samsung promete atualizações de segurança para o Galaxy A52 por quatro anos. Com o Galaxy A51, as atualizações também valem por quatro anos (a partir da data de lançamento), mas neste caso você só conta com correções trimestrais.

Por último, mas não menos importante, notamos duas atualizações na bateria: não apenas a bateria do Galaxy A52 aumentou de 4.000 para 4.500 mAh, como também pode ser recarregada mais rapidamente com 25 watts. Com o Galaxy A51, a carga rápida só funciona a 15 watts.

A favor do Galaxy A51: apenas se estiver em promoção 

Passemos aos argumentos em favor do Galaxy A51. Como você pode imaginar depois de ler a última seção, não restou muita coisa. O Galaxy A52 é um celular melhor em todos os aspectos. O que resta, portanto, seria apenas uma vantagem de preço, que na data de publicação do texto nem é mais o caso.

NextPit Samsung Galaxy A51 camera
A câmera do Galaxy A51 não está nivelada com a tampa traseira / © NextPit

Por isso, a não ser que você encontre o o Galaxy A51 em uma oferta muito boa ou talvez a operadora ofereça um descontão ao renovar um plano pós, não dá para recomendar o modelo 2020 neste momento. Com Antoine testou recentemente o Galaxy A51, analisando o modelo tendo em vista o mercado de celulares em 2021. Você pode descobrir como o intermediário se saiu no review do Samsung Galaxy A51.

Para efeito de comparação, o site Zoom mostra que o Galaxy A51 chegou a custar cerca de R$ 1.520 no começo de 2021, enquanto o A52 já foi vendido por R$ 1.584. Então, para quem não tem pressa, pode valer aguardar uma promoção de um dos dois modelos.

Vale a pena considerar o modelo 5G?

Se você estiver na dúvida entre o Galaxy A51 e o Galaxy A52, há um detalhe que não citamos anteriormente: o Galaxy A52 também foi lançado em uma versão 5G. Além do suporte ao novo padrão de telefonia móvel, você também se beneficia de uma tela de maior qualidade.

No mesmo formato de 6,5 polegadas, a tela Super AMOLED oferece uma taxa de atualização de 120 hertz. Além disso, o processador utilizado é um pouco mais potente. Se você prefere ficar com o celular por muito tempo, o custo extra pode valer a pena.

Caso procure na internet, verá que o Galaxy A51 também teve uma versão 5G, mas ela não foi lançada oficialmente no Brasil. Mas como o modelo é praticamente inexistente no Brasil, melhor ir direto para o A52 5G, que por sua vez tem uma disponibilidade bem reduzida (e cara) nas lojas brasileiras.

Conclusão

Raramente o vencedor em um comparativo NextPit ganhou com tanta facilidade quanto hoje! O Samsung Galaxy A52 é o um celular melhor, com o mesmo formato a um preço praticamente idêntico. Mas são upgrades como a tela com uma taxa de atualização mais alta e a melhor câmera quádrupla na parte de trás que fazem com que até valesse pagar um pouco mais caro por ele.

Além disso, o Galaxy A52 traz uma maior freqüência de atualizações de segurança e finalmente inclui uma certificação IP. Como o Galaxy A52 é relativamente novo no mercado, você ainda pode contar com boas ofertas pelo modelo.

A atualização vale a pena?

Embora o Galaxy A52 surja como o vencedor claro de nosso comparativo, uma atualização não é absolutamente necessária para quem usa o A51. Afinal de contas, a maioria das melhorias está relacionada a detalhes que não são tão perceptíveis na vida cotidiana. Por exemplo, a estabilização da imagem óptica assegura teoricamente melhores fotos, mas se você só tirar fotos durante o dia, dificilmente aproveitará o recurso.

Qual celular você prefere?

Portanto, se você já usa o Galaxy A51, não precisa necessariamente separar as moedas para trocar de aparelho. Ou por acaso você tem uma opinião diferente? Fique à vontade para dizer nos comentários se concorda com meu raciocínio e qual aparelho você acabou escolhendo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 1 semana Link para o comentário

    Diria que é mais do mesmo, proteção IP e bateria seriam os diferenciais.