Telegram: 5 recursos para ficar invisível no app de mensagens

Telegram: 5 recursos para ficar invisível no app de mensagens

O Telegram é a alternativa mais confiável para o WhatsApp e um dos aplicativos de mensagens mais completos em termos de recursos. O NextPit explica como ficar o mais anônimo possível no Telegram e não ser espionado por outras pessoas no app.

Isto é algo que já mencionei em meu review do Telegram: às vezes parece que você está incógnito em plena luz do dia, em outras palavras, de modo algum. Por padrão, o Telegram exibe nosso número de telefone publicamente, ou todos os meus contatos — a maioria dos quais são estranhos ou pelo menos não próximos a mim — recebem uma notificação quando eu crio uma conta no serviço.

Pessoalmente, odeio este tipo de interação passiva e não intencional onde alguém pode ver ou saber o que estou fazendo em um app. Felizmente, o Telegram oferece uma série de recursos de segurança e privacidade para controlar sua visibilidade dentro do aplicativo.

Pegue um atalho:

Controle quem pode adicionar você a um grupo

O Telegram oferece uma série de opções para gerenciar quem pode e não pode interagir com sua conta. Uma delas são as permissões para adicionar sua conta a um grupo ou chamada.

Assim, você pode optar por impedir que qualquer pessoa o adicione a um grupo ou ligue sem seu conhecimento, ou simplesmente limitar esta permissão a seus contatos ou apenas a alguns deles. Esta é uma ótima opção, especialmente porque seu perfil é acessível ao público por todos os membros de um grupo.

Para administrar estas permissões:

  1. Toque no botão  na lista de contatos do Telegram;
  2. Escolha Configurações e depois Privacidade e Segurança;
  3. Escolha a opção Grupos e Canais e/ou Chamadas;
  4. Escolha quem pode adicionar você a um grupo e/ou a uma chamada: Todos, Meus contatos (ou Ninguém no caso das chamadas).
telegram privacy how to stop added to groups
Você não pode proibir sistematicamente todos os seus contatos de adicioná-lo a um grupo no Telegram / © NextPit

Você não pode definir a permissão para Ninguém te adicionar a um grupoNa melhor das hipóteses, você pode limitar esta interação somente aos seus contatos. Entretanto, é possível acrescentar exceções, ou seja, proibir um ou mais contatos específicos de adicioná-lo a grupos. Basta adicioná-los manualmente à lista em Definir exceções.

Para chamadas, é diferente. Você pode definir a permissão para Ninguém, para que nenhuma pessoa possa adicioná-lo a uma chamada. E você pode acrescentar exceções em ambos os sentidos, seja para permitir que um ou mais contatos de sua escolha liguem apesar da restrição ser definida para Ninguém, ou para impedir que eles liguem para você se a restrição for definida para Meus Contatos ou Todos.

telegram privacy how to stop added to calls
Você pode impedir que qualquer pessoa ligue para você no Telegram / © NextPit

Esconda seu número de telefone no Telegram

Este é o recurso mais básico e que boa parte das pessoas no Telegram já conhecem, mas também é provavelmente a mais útil para um recém-chegado. Por padrão, seu número de telefone é público no Telegram. Se você estiver em um grupo público, qualquer pessoa que abrir o seu perfil pode ver seu número.

A primeira coisa que você precisa fazer ao abrir o app pela primeira vez é ocultar seu número. Para fazer isso, nada poderia ser mais fácil:

  1. Toque no botão  na lista de contatos do app;
  2. Acesse Configurações e depois abra a seção Privacidade e Segurança;
  3. Toque em Número de Telefone;
  4. Sob a opção Quem pode ver meu número? selecione a opção Ninguém;
  5. Já na opção Quem pode me encontrar pelo meu número?, selecione Meus Contatos.
how to hide phone number telegram ENG
Saiba como esconder seu número de telefone no Telegram / © NextPit

Mais uma vez, você não pode impedir que todos o encontrem através de seu número de telefone. Uma pessoa na sua lista de contatos sempre será capaz de encontrá-lo. Você terá que apagar e/ou bloquear o contato. Você também pode acrescentar exceções para um ou mais contatos individuais que não serão capazes de encontrá-lo no Telegram.

Oculte seu status online e sua última presença

Infelizmente, não é possível desativar as marcas de verificação, ou confirmações de recebimento, para ler uma mensagem sem que o remetente seja informado. Mas no Telegram, você pode esconder sua presença ou seu último período de atividade de curiosos e stalkers, para não ser incomodado toda vez que se conectar ao app de mensagens.

Isto envolve esconder seu status online e a última vez que está presente:

  1. Toque no botão ≡ na lista de contatos do app;
  2. Escolha a opção Configurações e depois para a seção Privacidade e Segurança;
  3. Toque em Último Acesso e Online;
  4. Sob a opção Quem pode ver o seu último acesso?, selecione Ninguém.
telegram privacy how to hide last seen online
Esta é a forma de ocultar seu status online e o seu último acesso no Telegram / © NextPit

Desta forma, ninguém poderá ver que você está online ou quando você esteve online pela última vez. Mas esta restrição funciona nos dois sentidos, você também não poderá ver estas informações de seus contatos. E se você apenas bloqueou contatos específicos, você não poderá ver o status online deles ou quando eles se conectaram pela última vez, mas você ainda poderá ver estas informações dos contatos que você não restringiu.

Na prática, você também não fica totalmente invisível, pois o Telegram ainda fornece uma estimativa aproximada de sua última conexão. A única diferença é que, se você tiver acesso restrito a estes dados como mostrado acima, o Telegram não mostrará o tempo exato de sua conexão. Abaixo você pode ver a diferença entre a presença exibida (esquerda) e a presença oculta (direita).

telegram privacy how to last seen difference
Presença pública (esquerda, com data e hora) e presença oculta (direita, "recentemente") / © NextPit

Há quatro valores aproximados possíveis que o Telegram indica quando você esconde sua presença:

  • Visto recentemente: cobre qualquer duração entre 1 segundo e 2-3 dias;
  • Visto na última semana: entre 2-3 e 7 dias;
  • Visto no último mês: entre 6-7 dias e um mês;
  • Visto há muito tempo: mais de um mês (isto também é sempre exibido para quem você bloqueou).

Como impedir que seus contatos compartilhem seu perfil através do encaminhamento de suas mensagens

Outra interação não intencional que pode causar problemas de privacidade é a capacidade de seus contatos indiretamente linkarem para seu perfil, encaminhando uma de suas mensagens.

Exceto em conversas secretas ou privadas, suas mensagens podem ser encaminhadas por seus contatos a outros grupos ou discussões. Por padrão, a mensagem encaminhada inclui seu nome de usuário e um link que qualquer pessoa pode usar para acessar seu perfil no Telegram.

Você não pode controlar quem encaminha suas mensagens, mas quem pode incorporar aos encaminhamentos um link para seu perfil:

  1. Toque no botão  na lista de contatos do app;
  2. Abra Configurações e depois Privacidade e Segurança;
  3. Toque em Mensagens Encaminhadas;
  4. Sob a opção Quem pode adicionar um link para minha conta ao encaminhar minhas mensagens? selecione a opção Ninguém.
telegram privacy how to forward messages
Como evitar que seus contatos linkem o seu perfil ao encaminhar suas mensagens / © NextPit

Você também pode estabelecer exceções para permitir ou proibir individualmente um ou mais contatos específicos para vincular-se ao seu perfil ao encaminhar suas mensagens. Pessoalmente, gostaria de ver a opção de proibir totalmente o encaminhamento de mensagens.

Não criar um nome de usuário

Você pode criar um nome de usuário público no Telegram. Este recurso permite que você use o link t.me/nome_de_usuário que permite que qualquer pessoa entre em contato com você pelo app sem ter que saber seu número de telefone. Por exemplo o atalho para o NextPit é: t.me/nextpit_br.

Esta é uma opção a ser evitada a todo custo se você quiser permanecer o mais incógnito possível no Telegram. É possível que outras pessoas o encontrem por este nome de usuário — você aparece na busca de contatos sob "resultados globais". Note que quem o encontrar poderá enviar mensagens para você, mesmo que não saiba seu número.

Isto é bastante contra-intuitivo, pois na história da web os nomes de usuário são uma das maneiras de se maximizar o anonimato online. Mas no Telegram, é o oposto. Portanto, não crie um nome de usuário se você se importa com isso.

Em qualquer caso, mesmo que você tenha criado um nome de usuário e alguém o tenha encontrado e contatado, eles não verão seu número de telefone (a menos que você não o tenha escondido).

Seguindo os passos acima, você pode usar o Telegram da forma mais anônima possível, reduzindo sua presença e visibilidade para outras pessoas. Estes métodos obviamente não são perfeitos e é, de fato, impossível ficar totalmente invisível no Telegram. Acho que o app deveria trabalhar mais neste ponto, dando mais controle ao usuário.

Especialmente porque alguns dos casos mencionados neste artigo dizem respeito a interações (transferência de mensagens, etc.) sobre as quais nós não temos controle. É minha responsabilidade impedir que outros revelem minha vida privada? Não deveria ser assim...

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.