Android 12: entenda o que muda na personalização de temas

Android 12: entenda o que muda na personalização de temas

Uma das grandes novidades do sistema Android 12, a linguagem visual Material You ao que tudo indica fez uma "vítima colateral". Na versão de testes beta 3 do sistema para celulares que deve ser lançado nos próximos meses, o Google removeu a opção de estilos personalizados — também conhecida como "Pixel Themes" — que permite definir ícones e fontes do sistema, além das cores. Mas a nova versão já oferece uma alternativa.

  • Personalização avançada de temas foi removida do Android 12;
  • Estilos permitem trocar não apenas cores, como também ícones de sistema, contorno dos ícones de aplicativos e fontes;
  • Desenvolvedor do Google afirmou que o novo "Material You" é responsável pela remoção do recurso.

Apesar do recurso ter sido apelidado como "Pixel Themes", algumas fabricantes de celulares Android, caso da Asus e Motorola — que aplicam menos alterações ao Android padrão — adotaram a ferramenta, acessada no menu de Tela > Estilos e plano de fundo, no caso dos celulares Pixel.

O que é possível personalizar no Android 12?

Com o Material You, o Android 12 permite um grau limitado de customização — vale destacar que o recurso pode sofrer alterações e até ganhar recursos até o lançamento da versão estável. Com a opção Themed icons (ícones temáticos, em tradução direta), o novo sistema ajusta os ícones da tela de início (mas atualmente não na lista de apps) de acordo com os padrões de cores identificados no papel de parede.

Themed Icons
Opção Themed icons altera o estilo dos ícones na tela inicial, mas só funciona em apps pré-definidos / © NextPit

Apesar da nova opção alterar a cor de destaque dos ícones, e até o próprio design deles, seu funcionamento tem algumas limitações. Por exemplo, a captura de tela acima mostra que ícones de apps como o Twitter e o Slack permaneceram com o visual original, indicando que o tema só é aplicado em ícones que foram personalizados pelo Google. Não muito diferente de um pacote de ícones atualmente.

Além disso, a opção não oferece os recursos de personalização já citados, como mudar o estilo dos ícones de sistema (usados na barra de notificações e ajustes rápidos), o contorno dos ícones (quadrado, círculo, ovalado, etc.) ou então as fontes. Nada impede, porém, que as opções sejam incorporadas em outras seções no aplicativo de Configurações até o lançamento do Android 12, esperado para setembro de 2021.

Se por um lado a mudança pode representar uma perda de recursos para donos de celulares Pixel, ZenFone ou Moto, por outro, a adoção de ícones temáticos no Material You pode oferecer um visual mais padronizado para o ecossistema Android. Isso claro, se as personalizações — One UI, MIUI, ColorOS/OxygenOS/Realme UI, etc. — adotarem todas as mudanças trazidas pela nova versão do sistema. 

Customização de estilos é abandonada

A remoção já desagradou algumas pessoas, já que, apesar dos elogios feitos ao Material You e às opções de customização de cores (e até de ícones na tela inicial), a novidade do Android 12 não oferece alternativas, pelo menos por enquanto, para alterar o design dos ícones de sistema, formatos dos ícones na gaveta de aplicativos ou fontes.

Android 11 Styles
Opção "Estilo" oferece personalização de ícones de sistema, bordas dos ícones e fontes, mas será removida com o Android 12 / © NextPit

Em resposta a um relato de bug sobre a remoção do recurso, um desenvolvedor do Google informou que não se trata de um bug, e indicou que as mudanças trazidas pelo Material You servem para substituir a atual funcionalidade:

Status: não será corrigido (comportamento esperado)
Os recursos de estilo personalizado (fonte, formato do ícone, pacote de ícones e cor de destaque) no R [Android 11] estão sendo substituídos pelo novo recurso de tema dinâmico que estamos introduzindo no S [Android 12].

Vemos o novo recurso de tema dinâmico como mais moderno e inteligente. Uma experiência simples e agradável que esperamos que todos os usuários possam desfrutar.

A remoção já no Beta 3 afeta não apenas os celulares da linha Pixel, como também donos de aparelhos ZenFone 8, que também participam do programa de testes durante a fase de desenvolvimento do Android 12.


E agora, você vai sentir falta da opção no novo sistema? Seu celular oferece a opção de "Estilos e plano de fundo" ou você prefere os recursos de personalização disponíveis na skin da fabricante do seu aparelho? Caso utilize algum launcher ou aplicativo para aplicação de temas, deixe sua dica nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Edinho K. há 1 mês Link para o comentário

    Deram personalização com uma mão, tiraram personalização com a outra...