NextPit

Enquete da semana: novos iPhones! Qual você vai comprar?

Atualizado: resultados analisados
Enquete da semana: novos iPhones! Qual você vai comprar?

Após o lançamento da família iPhone 13, o NextPit quis saber quais são suas intenções de compra. Os lançamentos da Apple chamaram tanto a sua atenção para entrar nos seus planos de upgrade? Qual o modelo escolhido? Confira como a comunidade NextPit respondeu a estas perguntas.

Apesar de ainda sem data oficial para chegar às prateleiras brasileiras, o iPhone 13 já está disponível em pré-venda no primeiro mundo. Pensando nisso, convidamos os leitores do NextPit ao redor do planeta para responder a enquete, que totalizou 1.841 votos.

Como esperado, as respostas não foram totalmente uniformes, o que também se deve às condições especiais do mercado brasileiro: além de não ter iniciado a pré-venda, o país tem o iPhone mais caro do mundo, quase duas vezes mais caro do que nos EUA!

Você vai comprar um dos novos modelos do iPhone?

A situação do iPhone 13 no Brasil fica clara já na primeira enquete. Basta dar uma olhada no gráfico abaixo:

Voce pretende comprar um dos iPhone 13
Apenas 7% das respostas foram afirmativas no caso do Brasil / © NextPit

Nos outros três domínios (COM 22%; DE 28%; FR 31%) a intenção de compra do iPhone 13 foi muito mais alta e todos muito próximos uns dos outros. É claro que a maioria esmagadora votou "não", mas vale destacar que quase 25% do total agregado respondeu que pretende comprar a nova geração.

No caso do Brasil, Cido comentou destacando os preços praticados no país:

Olha .... acredito que iPhone não é um aparelho ruim, nunca tive ...mas o preço praticado aqui no Brasil é inacreditável.
Ou seja , pagar mais de 10 mil reais num aparelho , onde 90% vc usa em redes sociais....

Qual modelo você vai comprar?

Estava muito curioso sobre a segunda pergunta. Queríamos saber qual modelo chamou sua atenção e também levamos em conta modelos mais antigos, que não só continuam à venda, como tiveram uma leve queda nos preços.

Achei interessante que o iPhone 13 básico foi o menos lembrado entre os lançamentos. Apenas 3% na Alemanha, 5% França, nenhuma resposta no Brasil e 7% no NextPit.com indicaram que optariam pelo iPhone 13. No caso da comunidade brasileira, até mesmo os iPhones 12 e 11 registraram mais votos que a linha 2021 da Apple.

Qua iPhone voce ira comprar
Comunidade brasileira não tem tanto interesse na linha iPhone / © NextPit

No Brasil, um total de 14% dos participantes responderam estar interessados em um modelo mais antigo; nos outros domínios, os totais das gerações anteriores ficaram abaixo de 10%.

Mais uma vez, gostaríamos de citar um usuário, desta vez da França. Nico_du_13 se mostrou interessado no iPhone 13 mini, mas se preocupa com a duração da bateria:

Olá. Votei no iPhone 13. Poderia ter me interessado no mini devido ao seu tamanho. Mas temo que a autonomia ainda seja muito curta, apesar de uma bateria maior.

A versão Pro não me interessa. Em primeiro lugar, não quero ultrapassar os 1.000 € num smartphone (o 13 “base” já é bastante caro). E em segundo lugar, devido aos meus usos, o 13 já tem recursos suficientes.

Quando você vai comprar um novo iPhone?

A última pergunta tratou do momento de compra. Você compra um novo modelo na data de lançamento ou espera até que os preços caiam? Será que o impulso de compra no caso de um iPhone é tão irresistível? Pelo que mostra o comentário do deltakula pode ser bem difícil para algumas pessoas:

Acredite em mim. Eu lutei comigo mesmo. "Não. Sem essa de iPhone novo para você este ano. O antigo 12 ainda está bom. Você não precisa de upgrade." A partir das 14h de ontem, apresentei uma resistência heroica. Escondi o mouse. O Wi-Fi foi desligado. A senha da Amazon foi excluída. Resisti ao impulso o máximo que pude. Sério! O pedido saiu às 14h04.

A mesma porcaria todo ano. :-(

Como pode ver, às vezes você não quer, mas já sucumbiu ao fascínio da Apple - e logo no primeiro dia de venda. Neste caso, os brasileiros terão alguns dias a mais para esconder o cartão de crédito e esperar as primeiras avaliações. Confira como respondeu a comunidade como um todo:

Quando voce pretende comprar o novo iPhone
Tirando no Brasil, 12 a 15% dos leitores pretendem comprar o aparelho nos próximos dias / © NextPit

Na França (15%), Alemanha (12%) e no site .com (14%), um número surpreendente de leitores já encomendou o novo modelo no primeiro dia. Tenho quase certeza de que nenhuma outra fabricante conseguiria um resultado tão expressivo.

Outro aspecto muito interessante desta última pergunta foi que 26% dos brasileiros disseram esperar pela próxima geração, ou seja, o iPhone 14. Este número também foi muito alto na França (19%) e na Alemanha (20%), com apenas o domínio .com ficando para trás com 5%.

Gostaríamos de agradecer a sua participação, assim como o número expressivo de comentários. Temos outra pesquisa planejada para esta semana na sexta-feira (24) - então aguarde o próximo tópico e nos vemos lá!


Texto original

Os novos iPhones já podem ser encomendados — isso se você mora no primeiro mundo. E nossa pesquisa é justamente sobre a família Apple iPhone 13. Queremos saber se você vai se presentear com um dos novos celulares e, se for o caso, qual deles.

Ao final de uma semana tecnológica intensa com eventos da Apple e Xiaomi, o lançamento do iPhone obviamente foi o centro das atenções. Nos Estados Unidos e parte da Europa, o Apple iPhone 13, iPhone 13 mini, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max já estão disponíveis em pré-venda.

Usuário de longa data do Android, sempre achei curioso como os fãs do iPhone arremessam sem pudor seus cartões de crédito na Apple Store a cada lançamento. E é exatamente por isso que gostaria de perguntar — ou ao time iPhone na comunidade NextPit — algumas perguntas sobre suas intenções de compra em nossa enquete da semana.

Você vai comprar um novo iPhone?

Como esquenta, gostaria de fazer uma pergunta simples que engloba todos os quatro novos modelos. Gostaria de saber se você ficou tão impressionado com as novas características que se animou para comprar um aparelho série iPhone 13.

Você pretende comprar um dos iPhone 13?

Qual iPhone você vai comprar?

Quando um novo iPhone é lançado, nem todos os consumidores buscam necessariamente apenas os modelos mais recentes. Muita gente aproveita o lançamento para comprar um dos modelos antigos, que costumam baixar consideravelmente de preço. Por isso, ao perguntar qual modelo você tem em mente, também inclui gerações anteriores do iPhone.

Levei em consideração todos os modelos que a Apple continuará vendendo mesmo com a chegada do iPhone 13. Além dos quatro novos modelos, continuam à venda o iPhone 12, o iPhone 12 mini, o iPhone 11 e o iPhone SE (2020). Em algumas lojas, você também poderá encontrar o iPhone 12 Pro ou o iPhone 12 Pro Max ou outros modelos mais antigos, dependendo dos estoques.

Qua iPhone você irá comprar?

Quando você vai adquirir um novo iPhone?

Alguns leitores podem estar pensando: "não entendi a pergunta". É claro que, quando a Apple atualiza suas prateleiras, muita gente corre em busca dos novos iPhones. Mas muitos pensam diferente (sacou?) e esperam por quedas no preços.

Apesar da desvalorização de preço dos iPhones acontecer de maneira bem mais lenta (e gradual) do que na concorrência, estudos de gerações anteriores mostram uma queda de até 30% cerca de seis meses após o lançamento.

É por isso que faço esta última pergunta para você: quando você pretende comprar um iPhone 13?

Quando você pretende comprar o novo iPhone?

E ficamos por aqui. Fique à vontade para explicar suas decisões de compra ou compartilhar suas outras ideias sobre o tema nos comentários. Muito obrigado por participar da enquete desta semana! Como sempre, na próxima segunda-feira teremos nossa avaliação com os resultados de toda a comunidade NextPit.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

10 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Alexandre há 1 mês Link para o comentário

    Nenhum. Tenho o 11 e nem o 12 ou esse dão qualquer vontade ou são uma necessidade.. Antes dele tinha o 7, e só depois a necessidade e a oportunidade de uma promoção épica surgiu. Sempre troco a cada 3-4 anos também, e se esse se manter tão bem quanto os antigos, vou levando até que não funcione mais… É um excelente aparelho e não vai perder em nada tão cedo…


  • Penskemen há 1 mês Link para o comentário

    O resultado geral dessa pesquisa escancara uma realidade...
    O produto iPhone é feito para aficionados ostentarem que possuem um aparelho com o logotipo da maçãzinha. Mas do lado racional eu diria que o hardware contido nesse aparelho pode ser encontrado por muito menos em aparelhos Android. Mas o cliente da Apple quer comprar a "marca" e não um smartphone, simples assim.


    • isaac barros há 1 mês Link para o comentário

      NÃO ADIANTA OS ANDROIDS COLOCAREM O MELHOR CHIP E 50 GB DE RAM. O IPHONE COM MENOS DA METADE É MELHOR, MAIS RÁPIDO E MAIS FLUÍDO. ESSES CELULARES ANDROID SÃO TIPO AQUELAS CÂMERAS DA CHINA COM 50 MEGAPIXELS, OU SEJA, TODO MUNDO SABE QUE É LIXO. O ANDROID É TIPO UM FUSCA QUERENDO ANDAR COM UM MOTOR DE UMA FERRARI. KKKKKKKK


      • Douglas Charles Cunha há 1 mês Link para o comentário

        Eis aqui uma pessoa que não entende nada de tecnologia, nem de iPhone.


  • Douglas Charles Cunha há 1 mês Link para o comentário

    Nunca mais compro essa porcaria. Pura propaganda e status. Não sou trouxa.


  • Cido há 1 mês Link para o comentário

    Olha .... acredito que iPhone não é um aparelho ruim, nunca tive ...mais os preços praticados aqui no Brasil é inacreditável.
    Ou seja , pagar mais de 10 mil reais num aparelho , onde 90% vc usa em redes sociais....
    Mais acredito que sempre vai ser assim esses preços...pois tem muita gente que é chupeta por iPhone kkkk.
    Os bons aparelhos Android de hoje não perde em nada pros iPhones.
    Mais ....gosto é gosto né!!
    E cada um faz oque quiser com seu dinheiro né


    • isaac barros há 1 mês Link para o comentário

      JA TIVE OS DOIS E POSSO ASSEGURAR. NADA SE COMPARA COM A FLUIDEZ DE UM IPHONE. ANDROID É SO NÚMEROS, NA PRÁTICA É BEM DIFERENTE.


      • Jairo rios há 1 mês Link para o comentário

        Uso os dois OSs , iphone para produtividade é ruim .


  • Soterio Salles há 1 mês Link para o comentário

    Não é aparelho pra mim... Nem é pelo preço porque eu iria importar se quisesse um. É que eu realmente sou da turma do Android...

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.