NextPit

Enquete da semana: você realmente se importa com as cores do celular?

Enquete da semana: você realmente se importa com as cores do celular?

A pergunta da enquete desta semana parecia ter uma resposta óbvia, mas as respostas da comunidade foram um pouco mais divididas do que esperava. Sim, ter opções cores é importante nos lançamentos de celulares, mas o número de respostas das pessoas que apenas compram tons de preto ou não ligam para isso porque usam uma capa foi considerável.

Eu mesmo admiti na pergunta que esperava uma vitória fácil dos votos de quem se importa com as cores — o leitor Bjorn foi ainda mais claro que eu neste ponto. E ainda que a resposta tenha sido a mais votada em todos os domínios do NextPit, em especial na França, com 55% dos votos, as duas respostas "não" tiveram cerca de 20% dos votos cada.

Voce se importa com as cores na hora de comprar um celular
A primeira pergunta era para ser uma mera formalidade, mas o número de respostas de quem usa capas ou compra tons de preto foi maior do que esperava / © NextPit

Mesmo com a clara vitória do #TimeCores, o #TimeCapa (#teamHülle) se fez notar, especialmente nos sites em alemão e inglês. O comentário de trixi destacou um ponto que não tinha pensado ao preparar a pergunta:

Hoje não me importo, não consigo ver a traseira [do celular] depois de comprá-lo de qualquer maneira.

A capa foi apontada por Flip e Lapidarius como um argumento também na hora de aproveitar um desconto maior em cores menos populares. Já os defensores das cores rebatem não apenas com a questão do gosto pessoal, como também que algumas algumas cores podem ter um valor de revenda maior.

Laazaruslong declarou apoio incondicional às opções de cores, especialmente se for o azul de seu atual Poco X3 Pro. #ColorYourLife. O que nos leva à verdadeira intenção por trás da enquete da semana:

Você se importa com os nomes das cores nos celulares?

A ideia da enquete foi discutida uma semana antes do lançamento da linha Pixel 6, já com alguma ideia dos nomes que o Google daria às opções de cores dos modelos — mas sem saber que nem todas estariam disponíveis em todas as opções de armazenamento nos países onde os celulares seriam vendidos, algo bem lembrado por Tim nos comentários.

Voce se importa com os nomes dados as cores nos celulares
O nome das cores não importa tanto na opinião de grande parte da comunidade / © NextPit

Menos de 10% do total dos participantes manifestou se importar com os nomes dados às cores dos celulares, com apenas os leitores do site em inglês registrando mais de dois dígitos percentuais para a opção — desconfio que pelo fato dos nomes, geralmente em inglês, serem mais relevantes para os mercados de língua inglesa.

Enquanto nos domínios francês, brasileiro e de língua inglesa, a opção "não me importo" recebeu mais votos, a comunidade alemã do NextPit se dividiu entre a opção e a resposta "acho uma perda de tempo", com uma leve vantagem para a última.

Um ponto bem lembrado pelo leitor Tim foi o da Samsung, que em alguns lançamentos simplesmente inclui um mesmo adjetivo para todas as cores de uma linha — caso das opções "Phantom Violet/Pink/White/Silver/Black" da linha Galaxy S21, ou então das "Awesome White/Black/Violet/Blue/Mint", da linha Galaxy A52. Ele lembrou ainda que, no caso específico do (Product)Red da Apple, o nome serve para destacar o conceito por trás da opção, de reverter parte dos lucros a uma causa (combate à AIDS, COVID, etc.).

No final, o comentário de Luna no site francês parece representar bem grande parte dos votos e comentários na enquete:

Se eu escolho uma cor, não é pelo seu nome, mas pelo prazer que ela me dá ao contemplar [o celular].

E com isto encerramos a enquete da semana. Muito obrigado a todos os participantes, votos e comentários, na próxima sexta-feira nos vemos em uma nova pesquisa.


Texto original

Kinda Coral, Sorta Sunny, Cloudy White, Sorta Seafoam; mantendo a tradição, o Google batizou as opções de cores da linha Pixel 6 à sua maneira criativa. Mas a empresa não é a única, com o mercado cada vez mais obcecado em nomes cada vez mais mirabolantes para seus principais lançamentos. Por isso perguntamos na enquete da semana: você gosta desse exercício criativo das marcas ou talvez isso já passou dos limites?

Antes de mais nada, a resposta para a pergunta usada no título desta página provavelmente já é evidente: o público A-DO-RA opções de cores, lançamentos como o iPhone 13, Galaxy S21Mi 11 Lite e, claro, o Pixel 6, mostram que as fabricantes estão atendendo a uma demanda do mercado, algo que vem desde antes dos coloridos Nokias 2G.

Mesmo assim, preciso perguntar:

Você se importa com as cores na hora de comprar um celular?

Agora que tiramos isso do caminho, vamos à enquete da semana. 

Você se importa com os nomes das cores nos celulares?

Quem acompanha os inúmeros lançamentos todos os meses talvez já tenha percebido como algumas fabricantes se esforçam muito em destacar os nomes das cores de seus aparelhos. Mas você já viu alguém falar que usa um "iPhone® (PRODUCT)Red®" ao invés de simplesmente dizer "o meu iPhone vermelho", alguém viu onde eu deixei meu "Mi 11 branco-floco-de-neve"?

A estratégia em alguns casos dificulta a vida não só dos (pobres) jornalistas que precisam traduzir alguns nomes mirabolantes sem nenhuma relação com uma cor conhecida (cristal respirante?), como também das filiais regionais das próprias empresas.

A Xiaomi e a Motorola no Brasil, por exemplo, simplesmente jogaram a toalha e ao invés de usar termos pomposos como "Midnight Gray/Cloud White/Horizon Blue" e "Electric Graphite/Lagoon Green" simplesmente adotaram os tradicionais "cinza/branco/azul" e "cinza/verde" para os modelos Mi 11 e Edge 20, respectivamente.

O Google até se esforçou um pouco mais — talvez resultado do número limitado de países onde o Pixel 6 é vendido — e traduziu os nomes do modelo para o francês. Mas neste caso, com nomes diferentes para a França — onde tomou algumas liberdades na adaptação — e a parte francófona do Canadá, com traduções quase literais:

Cores do Pixel 6

Estados Unidos/Alemanha França Canadá Português*
Stormy Black Noir Carbone Noir tempête Preto
Kinda Coral n/d Plus ou moins corail Laranja
Sorta Seafoam Gris Océan Quasi écume de mer Verde
Você se importa com os nomes dados às cores nos celulares?

Feito esse desabafo ranzinza — *talvez causado pelo fato do Google não vender os celulares Pixel no Brasil —, quem sabe eu pare de usar os nomes oficiais nas próximas notícias, dependendo dos resultados da enquete...

E você, tem alguma cor, ou nome de cor, favorita? Prefere personalizar as cores do aparelho com uma coleção de capas diferentes? Deixe suas críticas e opiniões nos comentários abaixo. Como sempre, nos encontramos novamente na segunda-feira (25) quando analisaremos as respostas da comunidade NextPit.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

5 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 1 mês Link para o comentário

    Não me importo muito com.a cor , sempre usei capinhas


  • Douglas há 1 mês Link para o comentário

    A cor e importante, o meu smartphone foi decisivo de comprar por isso, uma das características que me chamaram a atenção nele, agora nome da cor para minha pessoa não faz diferença..


  • Penskemen há 1 mês Link para o comentário

    Eu diria que no caso específico do Pixel 6, a salada de cores e suas nomenclaturas serviram como "pseudo artifício" para desviar a atenção da mídia, para algo que não estaria a altura do que um lançamento de monta, como um smartphone da Google poderia demonstrar. Como exemplo dessa linha de reciocínio eu poderia citar o iPhone 13. Esse aparelho da Apple tem um nome de respeito, com um mercado muito forte, e a cada lançamento a linha iPhone traz realmente inovações e um hardware parrudo, e que depois todos comentam. Agora vocês acham que ocorreu o mesmo com a "nova linha Pixel 6" ? Mas a nomenclatura e suas cores, geraram mais comentários que o próprio aparelho. Repetindo... Foi muito barulho para o lançamento de um smartphone, que frustrou muita gente, por não ter muito o que mostrar, a não ser USAR A MARCA PIXEL para promover o Android 12, e só !


  • Marcio S. há 1 mês Link para o comentário

    Não me importo com as cores, acho legal ter variações, pois há público para tudo. Até pouco tempo eu gostava apenas de preto, sempre achei os brancos bonitos, porém nunca tive coragem pelo fato de achar que o material iria encardir kkkkk, mas com os novos materiais na construção, incluindo o vidro, esse problema foi acabando. Eu estava com o Huawei P40 Pro Silver Frost que a cor dele era incrível, mas o problema que todos conhecem se chama Google, então desisti do aparelho. Hoje tenho um S21 Ultra Prata e gosto muito dessa cor clara. Também gostei do design de aparelhos como o Realme Power que tem aqueles efeitos na traseira de um raio, e outros que criam esse tipo de efeito que é bem bacana.


  • Soterio Salles há 1 mês Link para o comentário

    Eu me importo com a cor sim, mas não com o nome dado pra cada uma. Vou chamar de preto, branco, azul, vermelho, etc.
    Eu até gosto de cores diferentes porém não muito chamativas.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.