Enquete da semana: leitores (realmente) preferem telas planas às curvas

Atualizado: Resultados comentados!
Enquete da semana: leitores (realmente) preferem telas planas às curvas

Tela plana ou curva, nós perguntamos e vocês decidiram. Conforme prometido, discutiremos os resultados da nossa enquete da semana passada. Os resultados foram reveladores para mim, já que a maioria dos leitores do NextPit em todo o mundo deixou claro sua preferência por telas planas.

Para ser sincero, eu pensava que os "telaplanistas" eram apenas uma minoria barulhenta, como os fãs obcecados por telas 21: 9 — também conhecidos como os sete-fanboys-derradeiros dos smartphones da Sony. Mas seja no NextPit Brasil ou nossas edições na Alemanha, França e nosso site de língua inglesa, a maioria de vocês tem se oposto às telas curvas e a favor de um retorno à moda das telas.

Como o Cléber Machado no dia do "hoje não" para Rubens Barrichello, ou Maria Antonieta depois de apresentar seu "plano brioche" para resolver a fome de 1789, eu literalmente caí das nuvens. E isso é bom, porque não há nada pior para um jornalista do que se desconectar de seu público.

Vocês realmente preferem telas planas

Como você pode ver, a maioria dos leitores do NextPit considera as telas curvas ou planas um critério de compra importante, mas declara uma preferência muito clara pelo último tipo.

Na França, os planistas representam a maioria absoluta dos votos registrados (51%), mas chega a 70% a favor das telas planas entre os leitores alemães e 68% entre os falantes de inglês. Mesmo no Brasil, onde os leitores estão mais divididos, as telas planas ainda conquistam a maioria dos votos (39 contra 26%).

2021 03 22 enquete11
Vocês preferem smartphones com telas planas / © NextPit

Mas o que mais me surpreendeu é que a maioria dos leitores pesquisados ​​considera a natureza curva ou plana de uma tela um fator decisivo na compra. Assim, a presença de uma tela curva em um smartphone é um fator impeditivo para 70% dos leitores alemães, 64% dos falantes de inglês e 80% dos leitores brasileiros!

Em outras palavras, a maioria das pessoas pode desistir de comprar um smartphone por este único critério. Outro fato surpreendente, os leitores franceses estão entre os mais moderados, visto que a clara maioria (66%) considera que não se trata de um critério tão decisivo. É sim importante, mas não crítico.

2021 03 22 enquete2
80% dos leitores brasileiros se recusariam a comprar um smartphone se sua tela fosse curva / © NextPit

A preferência por telas curvas é estética

Na pesquisa da semana passada, também perguntei sobre os motivos de sua preferência por telas curvas ou planas. E entre a minoria a favor das telas curvas, o principal motivo não estava relacionado à melhor imersão, pegada mais confortável ou maior proporção da tela para o tamanho.

Não, o argumento para telas curvas era puramente estético. "Porque é mais bonito." Admito que devo ter contido uma lágrima de desespero ao fazer o infográfico abaixo.

2021 03 22 enquete3
As telas curvas seduzem apenas por sua aparência e não por contribuições funcionais / © NextPit

Por outro lado, é acima de tudo a percepção das telas curvas como um perfumaria, bem como sua propensão a causar falsos toques na tela, que parece motivar sua preferência por telas planas. Os compradores com essa preferência orientam sua escolha com base em aspectos mais funcionais, não superficiais.

Porém, é apenas no Brasil que a sustentabilidade é o principal argumento a favor das telas planas. Escolher um tipo de tela que seja mais fácil e barato de consertar ou substituir parece lógico o suficiente para um mercado emergente. Mas devo dizer que estou bastante surpreso que na Alemanha — o epicentro da reciclagem e da ecologia na Europa —, a sustentabilidade das telas planas não tenha vencido com força. Pelo visto não se fazem mais estereótipos como antigamente...

2021 03 22 enquete4
Argumentos a favor da tela plana variaram bastante conforme o país / © NextPit

Telas planas vão voltar com força, segundo a comunidade

Por fim, para concluir esse debate interminável e rico em aprendizado para mim, perguntei se você achava que a moda das telas curvas estava fadada a desaparecer em favor de um forte retorno das telas planas.

Se entre 20 e 40% de vocês, dependendo do país, não ligam ou ainda acreditam nas telas curvas, a maioria tem fé em uma volta com força das telas planas. Na verdade, se dermos uma boa olhada no gráfico, percebemos que o número de pessoas que não ligam tanto para esse debate e o número de adeptos das telas planas não estão tão distantes um do outro. No Brasil, estamos quase empatados em 50/50 (49% para telas planas e 44% não ligam).

2021 03 22 enquete5b
Comunidade NextPit acredita que as telas curvas perderão espaço / © NextPit

Mas a única constante em cada uma das respostas a esta pesquisa, e que servirá como conclusão deste artigo, é que mais do que amor, o ódio também é universal. Neste caso, aprendi com vocês que a minha opinião não é a mesma de várias centenas de pessoas em pelo menos quatro países do mundo.

Mesmo assim, não vou mudar minha opinião sobre as telas curvas, que sempre prefiro às telas planas. Mas é muito interessante ver minhas certezas sendo derrubadas para levar melhor em conta suas preferências e expectativas.

Obrigado mais uma vez a todos vocês por participarem desta enquete, não hesitem em dar um feedback sobre minha análise dos resultados ou sugerir outros assuntos que poderiam ser tema de futuras pesquisas!


Plana como uma folha ou curva como um arco? Em nossa enquete da semana, queremos saber se você prefere um smartphone com tela curva ou tela plana.

Este debate não é novo, lá em 2015, a Samsung lançou o Galaxy S6 Edge, com sua tela curvada nas duas bordas laterais. Um feito possível graças ao uso de seu famoso vidro "2,5D", que é encontrado até mesmo no Galaxy S20 no ano passado.

E a tendência se enraizou no inconsciente coletivo dos viciados em tecnologia e, por tabela, dos fabricantes, que reservaram esta característica de design para seus modelos topo de linha. A Huawei, com sua tela "cascata" (waterfall, lá fora) curvada em cada lado, inaugurada no Mate 30 é um belo exemplo disso. Na temporada de moda 2019, a tela curva quase se tornou sinônimo de smartphones flagship.

samsung galaxy s6 edge plus screen
O Samsung Galaxy S6 Edge+ lançado em 2015 quando o NextPit ainda era o AndroidPit / © NextPit

Apesar disso, notamos que a tendência tem perdido força aos poucos nos últimos meses, até mesmo com a Samsung retornando a uma tela plana com seu Galaxy S21 neste ano. Alguns de meus colegas e alguns de vocês deixaram claro que minha preferência por telas curvas está longe de ser compartilhada por todos os usuários.

Ao invés de entrar em uma longa discussão no chat da empresa e ganhar de lavada, como sempre, porque tenho SEMPRE razão (ou não), preferi pedir sua opinião.

Tela curva vs tela plana: é um critério de compra?

Na enquete da semana passada, perguntamos sobre seus critérios de compra de um novo smartphone. Dos dez critérios listados, a tela ficou no pelotão intermediário para os leitores que responderam à pesquisa.

Mas quando vejo que alguns usuários e até críticas especializadas torcem o nariz quando um smartphone tem a audácia de ter uma tela curva, acho que esta pergunta deve ser muito mais polêmica do que parece, certo? Afinal de contas, eu mesmo castiguei a Samsung Galaxy Note 20, em parte porque ela tinha uma tela plana.

NextPit Samsung Galaxy Note 20 screen
A Galaxy Note 20 e sua tela plana. Eu odeio, mas nem todos pensam igual / © NextPit

Portanto, para ter certeza, quero saber se você acha que a presença de uma tela curva ou plana na construção do seu próximo smartphone é um fator decisivo na compra.

O fato da tela ser curva pesa no critério de compra do smartphone?

E para estar realmente seguro de que esta é uma característica chave, ou devo dizer, ESSENCIAL para você, gostaria também de perguntar: se caso você prefira telas planas ou curvas, a presença do outro tipo em um smartphone é um fator proibitivo na hora da compra.

Em resumo, se você gosta de telas curvas, será que uma tela plana o faria desistir de comprar um smartphone que chamou a sua atenção? (E vice-versa).

Uma tela curva ou plana faria você desistir da compra?

Por que você gosta/odeia de celulares com telas planas/curvas?

Logo mais confiro quantos de vocês amam ou odeiam se a tela do smartphone é plana ou curva e vice-versa. Mas agora é hora de perguntar por quê. Há muitos artigos, editoriais e até mesmo dissertações inteiras sobre o assunto.

Este é um debate que não afeta apenas os smartphones. TVs e monitores de PC também foram alvo de discussões sobre o tempo. Até fiquei arrasado ao ver que um dos meus Youtubers de tecnologia favoritos, Tech Altar, tinha declarado e argumentado ponto a ponto seu desprezo pelas telas curvas nos smartphones.

Pessoalmente, gosto das telas curvas porque elas oferecem mais imersão aos meus olhos, maximizando a relação tamanho/tela. Também as acho mais confortáveis quando seguro o smartphone e deslizo o dedo pelo display.

Mas não é essa a questão, minha opinião não importa. Portanto, começarei perguntando a vocês que têm preferência por telas curvas. Gostaria que você explicasse o motivo, já que suspeito que as poucas opções que listei acima podem não ser suficientes.

Porque você prefere uma tela curva no smartphone?

Agora é a vez dos amantes da tela plana, mesmo esquema: diga por que você prefere telas não curvadas e sinta-se livre para explicar sua escolha nos comentários!

Por que você prefere smartphones com tela plana?

As telas curvas estão aqui para ficar?

Já expliquei no início deste texto que tenho a impressão de que a tendência se inverteu nos últimos meses. Parece que o #timetelaplana ganhou força e tem cada vez mais influenciado os novos lançamentos.

Então, para encerrar a enquete desta semana, gostaria de dar uma olhada no futuro e perguntar se você acha que a febre da tela curva está passando, ou se as telas planas são uma relíquia do passado.

Você acredita que as marcas vão abandonar as telas curvas?

Finalmente, gostaria de agradecer antecipadamente a todos os membros da comunidade NextPit que participaram da enquete. Quero lembrá-los uma última vez de que podem elaborar e explicar suas respostas nos comentários, já que estamos mais interessados nas opiniões pessoais de cada um de vocês do que simplesmente nas estatísticas, que só servem para puxar o assunto.

Enfim, nos vemos na próxima segunda-feira, 22 de março, para revelar os resultados e as análises que podemos fazer! Não esqueça de votar!

ÚLTIMOS ARTIGOS

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Eu achava que era perfumaria até pegar o Huawei P30 Pro. Além de ser esticamente mais bonito, torna a experiência mais imersiva e os gestos de navegação mais consistentes. Tem ainda o fator da Samsung implementar atalhos ao deslizar da borda do aparelho (atualmente estou com um Galaxy N20U), que torna as telas curvas ainda mais funcionais.
    Quanto a questão de resistência, como cotada na matéria, acredito que não há diferença, tendo em vista que a maneira como o aparelho cai interfere mais nos danos que ele pode ter.


    • Estava utilizando um Motorola Edge XT2063-3 e realmente também achava que ter tela curva era apenas perfumaria até usar ele, a tela curva aumenta muito a usabilidade da tela e é bem mais bonita.