Samsung Isocell JN1: selfies com 50 megapixels!

Samsung Isocell JN1: selfies com 50 megapixels!

A Samsung apresentou hoje o novo componente Isocell JN1, um sensor fotográfico com uma resolução de 50 megapixels. O destaque do JN1 é seu tamanho: com 1/2,76 polegadas, o sensor é perfeitamente adequado para câmeras de selfie ou módulos de teleobjetivas.

Se você já tiver alguma familiaridade com os tamanhos e resoluções de câmeras, você já deve ter notado: O Isocell JN1 não é um sensor de fotos para o novo Samsung Galaxy S22. Com um formato de 1/2,76 polegadas e uma resolução de 50 megapixels, resta apenas uma largura de 0,64 microns para cada pixel individual do sensor - e isso é muito pouco.

Entretanto, o sensor compacto também tem suas vantagens: ele se encaixa perfeitamente nas medidas das câmeras de selfie e garante que você possa detectar até mesmo as menores falhas na sua pele. O Isocell JN1 também pode ser usado para câmeras ultra-angulares ou teleobjetivas. Lentes que são comparativamente mais caras para distâncias focais extremamente baixas ou altas são difíceis de combinar com um sensor com grande área.

Além disso, o Isocell JN1 é também um candidato para as câmeras principais de smartphones de baixo custo. Entretanto, eu não espero um aumento real na qualidade da imagem a partir da resolução mais alta. O Sony IMX586 com seus 48 megapixels, que é amplamente utilizado pelas marcas, já tem algum tempo de mercado, mas ainda deve estar no mesmo nível devido à maior área do sensor.

No entanto, o Sony com seu formato de 1/2 polegada, é mais volumoso de implementar e, portanto, muitas vezes não é usado quando se trata da câmera de selfie ou lentes ultrawide e telefoto.

Samsung Isocell JN1: 50 megapixels, vídeo 4K e dupla ISO

Discussões sobre o formato à parte, o Samsung Isocell JN1 traz recursos já conhecidos. Em uso regular, o Isocell JN1 dificilmente fornecerá imagens de 50 megapixels, mas em vez disso, fotos com 12,5 megapixels. O sensor deve combinar quatro pixels em um por meio da técnica Tetracell e assim aumenta o tamanho do pixel para 1,2 micron, muito mais utilizável.

No modo vídeo, o sensor gerencia um máximo de 60 quadros por segundo com resolução 4K. Com a resolução FullHD, são possíveis respeitáveis 240 quadros por segundo, de modo que você pode registrar seus melhores/piores momentos em câmera lenta 8x. A Samsung também aumentou o número de pares de pixeis na comparação de fases. Isto deve aumentar a confiabilidade do foco automático, especialmente em condições de baixa luminosidade.

samsung isocell jn1 phase detection
Novo sensor Samsung Isocell JN1 promete auto foco mais preciso / © Samsung

Por último, mas não menos importante, há um recurso chamado Smart ISO. Aparentemente, o Isocell JN1 é um sensor ISO duplo. Como algumas câmeras topo de linha ou o sensor Sony IMX689 embutido no Oppo Find X2 Pro, o sensor pode provavelmente lidar nativamente com duas sensibilidades ISO diferentes.

Não parece que seja possível escolher entre as sensibilidades manualmente, o que provavelmente não está errado dado o comportamento contraintuitivo na faixa dinâmica das fotos resultantes.

O Samsung Isocell JN1 já está em produção em massa. De acordo com a fabricante, os primeiros smartphones com o novo sensor chegarão ao mercado na segunda metade de 2021. Se você quiser saber mais sobre o JN1, você pode conferir esta apresentação em vídeo de 15 minutos que a Samsung estreou hoje cedo no YouTube:

Via Samsung

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.