Como rastrear celular perdido ou roubado

Como rastrear celular perdido ou roubado

Perder um smartphone, ou tê-lo roubado, é uma das situações mais desagradáveis a que estamos sujeitos. Mas às vezes só esquecemos o aparelho dentro da mochila, ou nas almofadas do sofá. Independentemente da situação continue lendo este artigo e saiba como encontrar o seu Android perdido ou furtado.

Como encontrar um celular perdido, ou roubado

O segredo para encontrar o celular pode ser resumido em apenas uma palavra: Google. O dono do SO mais utilizado no mundo oferece duas ferramentas que possibilitam a localização de aparelhos que rodam com Android, são elas: encontre meu Dispositivo através do app e Encontre meu Dispositivo através de um computador.

Ambas as ferramentas funcionam tanto na web quanto no smartphone. Para utilizá-las, é preciso tomar alguns cuidados básicos. Confira quais são no tópico a seguir.

Como funciona a localização de celulares perdidos e roubados

Antes de recorrer a estes serviços, saiba que alguns cuidados básicos são necessários para que ambos funcionem conforme o esperado. O funcionamento dessas plataformas de localização dependem de alguns serviços ativos no celular. Assim, procure seguir as recomendações abaixo para que tudo funcione da maneira correta:

  • O aparelho precisa estar ligado;
  • O aparelho precisa estar conectado a uma conta Google;
  • Os serviços de localização precisam estar ativados;
  • É favorável que o GPS esteja ativado;
  • Mantenha a internet móvel ou W-Fi do celular ativado.

Também é essencial que o recurso Encontre Meu Dispositivo esteja ativado, pois, deixa o serviço mais completo. Por isso, se está lendo essa matéria e ainda não teve problemas, aproveite para deixar tudo isso pronto.

Como localizar o seu smartphone usando o Gerenciador de Dispositivos

Agora que você já sabe quais serviços precisam estar ativados no seu celular para que tudo funcione bem, vamos ao passo a passo. Antes de mais nada, é necessário ativar o gerenciador de dispositivos no seu smartphone e associá-lo à sua Conta do Google (Gmail). 

Se você utiliza múltiplas contas, escolha o e-mail que você classifica como principal. Agora, se você possui mais de um proprietário logado no aparelho, saiba que apenas o perfil do administrador pode ser vinculado e associado.

Para associar a conta com o Gerenciador de dispositivos Android, vá até Configurações > Segurança e local > Apps do Administrador do dispositivo e marque Encontre Meu Dispositivo. Se você preferir, poderá baixar o aplicativo oficial direto no Google Play.

Imagem 1 encontrar seu dispositivo
Configurações do Android/ © NextPit
Imagem 2 encontrar seu dispositivo
Captura de tela do App Econtre meu dispositivo Google/ © NextPit

Para localizar o dispositivo, acesse: google.com/android/find com sua conta e senha. Automaticamente será exibida a localização do seu aparelho em um mapa. É possível utilizar as opções de bloqueio do aparelho (deixando uma mensagem e um telefone para contato na tela), remover o conteúdo interno e, inclusive, tocar um som de alarme.

Localizar pelo pc
Captura de tela dos Google encontre meu dispositivo / © NextPit

Como localizar o seu smartphone perdido ou roubado usando a busca do Google

Você terá as opções de Tocar o aparelho, e também de bloquear o mesmo, além da sugestão e sair de sua conta Google ou ainda apagar o dispositivo.

Caso não seja o seu computador, ou caso não seja o Chrome a ser utilizado, basta acessar myaccount.google.com/find-your-phone, logar com sua conta e escolher seu aparelho. Porém, caso você utilize o login em duas etapas, por questões de segurança, precisará obrigatoriamente de um computador ou aparelho em que já esteja logado em sua conta, uma vez que para as duas etapas você provavelmente irá precisar do aparelho perdido.

Localizar pelo pc etap
Captura de tela das etapas! / © NextPit

Posso confiar no localizador de celulares do Google?

Sim, desde que os serviços de localização e a internet estejam ativados, como mencionamos no início deste artigo. Se você foi furtado, por exemplo, o ladrão pode muito bem desligar o aparelho, remover a bateria ou o chip SIM. Assim, nessas condições, nenhum serviço de localização, incluindo os do Google, podem funcionar;

Muitos deixam de usar esse tipo de app, por pensar que gasta rapidamente a bateria, pois os serviços de localização, incluindo o GPS ficam ativos. A resposta é: verdade, gasta um pouco mais de bateria, porém em ocasiões de perda ou roubo do aparelho, facilita a localização do dispositivo, outra opção é ativar as localizações apenas quando você estiver fora de casa.

Você já perdeu seu celular, ou foi roubado? Como fez para localizá-lo?

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.