NextPit

One UI 4.0 beta: 3 grandes destaques da próxima atualização da Samsung

One UI 4.0 beta: 3 grandes destaques da próxima atualização da Samsung

Nós estamos testando a One UI 4.0, baseada no Android 12, desde o início do programa de teste beta da Samsung. A atualização foi instalada em um Galaxy S21+ e, abaixo, mostramos como a fabricante adaptou o Android 12 à interface do usuário dos dispositivos Galaxy.

Três grandes destaques da One UI 4.0 beta

#1. Visualmente está tudo muito parecido

Poucas são as mudanças visuais que encontramos na One UI 4.0 até o momento. Se por um lado o Android 12 terá um grande impacto visual com o Material You na linha Pixel, do Google, nesta primeira versão beta da nova UI da Samsung são encontradas poucas referências ao novo padrão visual do Android.

Tudo ainda está muito parecido com a One UI 3.0/3.1, porém, temos a adição dos atalhos para microfone e câmeras a partir do menu de configurações rápidas, bem como as novas características visuais da barra de controle do brilho da tela. 

OneUI 40 Samsung UI
Poucas são as mudanças visuais vistas na One UI 4.0 até o momento! / © NextPit

Apesar de o codinome da One UI 4.0 ser "Pallete", não temos a principal característica de design do Android 12 nos Pixels: o tema dinâmico. Logo, ao mudar o Wallpaper do Galaxy S21+ não temos a mesma integração das cores do sistema ou dos ícones dos aplicativos vistas nos dispositivos do Google, por exemplo.

#2. O painel de privacidade do Android 12 chega aos Galaxy

Se o Material You ainda é uma dúvida, os recursos de segurança e privacidade otimizados no Android 12 já foram adaptados às configurações do sistema. Desta forma, temos o Painel de Privacidade e a função Android Private Compute Core integrados, bem como as novas animações e explicações sobre as permissões de localização.

OneUI 40 Samsung privacy dashboard
O Painel de Privacidade está disponível a partir das configurações de Privacidade / © NextPit

Enquanto o Painel de Privacidade funciona como um relatório de uso das permissões dos recursos do celular, tais como câmera e localização, a tecnologia "Private Compute Core" é uma partição segura no sistema cujo objetivo é processar informações geradas com base em Inteligência Artificial (AI) e Aprendizado de Máquina (ML). Sendo assim, os seus dados permanecem em um local privado no aparelho em vez de serem enviados para a nuvem.

OneUI 40 Samsung APCC
À esquerda e ao centro, o pop-up explicando a diferença entre a localização precisa e aproximada; à direita, o Private Compute Core  / © NextPit

Outra característica muito bem-vinda do Android 12 que chega também à One UI 4.0 são os alertas de utilização dos recursos do sistema, como câmera e microfone. Com isso, toda vez que um aplicativo ativar um destes serviços, o ícone da câmera ou microfone aparecerá em destaque na barra de notificações, no canto direito, e permanecerá como um ponto até que a câmera ou microfone sejam desativados. 

OneUI 40 Samsung camera alert
O ícone da câmera na barra de notificações vai alertar sobre uso do hardware / © NextPit

#3. Até agora, a One UI 4.0 é sobre pequenas otimizações

A One UI é uma skin de fabricante muito madura, e sempre trouxe recursos mais completos que o chamado Android stock. Um exemplo disso são os widgets da Samsung, que oferecem há tempos uma experiência muito superior em relação ao Android do Google. Nesta área, tivemos pequenas mudanças, mas vale citar que agora o relógio duplo possui uma animação mostrando a diferença entre dia e noite nos locais escolhidos.

OneUI 40 Samsung 4
Os Widgets da Samsung são mais avançados em comparação aos do Android stock / © NextPit

Também temos novos recursos do software da câmera, galeria e editor de imagens. Ao abrir a câmera, temos um layout mais simples, com as configurações dos modos Retrato e Noturno otimizadas. Também ficou mais fácil entender os níveis de zoom nos ícones de lente.

Além disso, está mais fácil começar a gravar um vídeo no modo Foto, basta tocar e segurar o botão do obturador para iniciar a gravação. Ao arrastar o dedo até o ícone do cadeado, assim como temos no envio de áudios pelo WhatsApp, a sua mão fica livre e o vídeo segue gravando.

OneUI 40 Samsung camera
Iniciar um vídeo está muito mais rápido no One UI 4.0 / © NextPit

Em relação à galeria, uma novidade interessante da One UI 4.0 é poder reverter fotos remasterizadas para a versão original mesmo após serem salvas. E já é possível adicionar emojis e adesivos às fotos e vídeos captados com a câmera da Samsung a partir do editor de imagens.

OneUI 40 Samsung camera editor
Imagens remasterizadas podem ser revertidas agora e "habemos" emojis nas fotos! / © NextPit

Por fim, ficou claro que este primeiro beta é sobre melhorias pontuais e poucas novidades. De acordo com o canal Sammobile, especializado em Samsung, a OneUI já apresenta mais de 60 (pequenas) otimizações até agora. E a impressão que tenho é de que teremos sim um upgrade, mas sem recursos de grande impacto.

Sobre o programa de testes beta da One UI 4.0

No dia 14 de setembro, a Samsung abriu o programa de testes beta do Android 12 para os modelos Galaxy S21, Galaxy S21+ e Galaxy S21 Ultra. Disponível em alguns países, como os Estados Unidos, Reino Unido, China, Índia, Alemanha, Polônia e Coreia do Sul, é possível fazer a inscrição no programa a partir do aplicativo Samsung Members.

OneUI 40 Samsung 1
Estou testando a versão SP1A.210812.003.G996BXXU3ZUID / © NextPit

No entanto, por se tratar de uma versão de testes não indicamos usar a One UI 4.0 no seu dispositivo principal agora, pois apresenta erros e instabilidade.

Conclusão

Ainda é cedo para expressar qualquer opinião sobre as novidades presentes na One UI 4.0. Contudo, a Samsung é conhecida por oferecer uma interface de usuário única, com características visuais próprias e recursos bastante maduros. Logo, o impacto gerado pelo Android 12 é muito maior na linha Pixel do que nos dispositivos Galaxy.

Porém, a Samsung está mais próxima do Google em 2021, como pudemos perceber através da parceria de desenvolvimento do Wear OS. Portanto, ainda tenho esperança de ver o tema dinâmico do Android 12 sendo incorporado à One UI 4.0, considerando especialmente o codinome dado a essa atualização.

Por outro lado, é um estímulo ver os recursos de privacidade e segurança sendo integrados por completo à UI da Samsung, pois é quase garantia de que todas as fabricantes parcerias do Google também o farão.

É claro que temos uma série de outras novidades sendo adicionadas à One UI 4.0, no entanto, resolvi falar apenas sobre alguns dos destaques da mais recente versão beta da interface da Samsung. Este artigo será atualizado conforme o desenvolvimento do programa beta. Infelizmente não temos um cronograma definido para as próximas atualizações.

No entanto, a Samsung afirmou que vai lançar a versão estável do Android 12 para seus aparelhos antes do final de 2021. Como sempre, os modelos flagship da empresa serão os primeiros a contar com o novo sistema operacional e interface do usuário One UI 4.0. Ou seja, podemos esperar ver o Android 12 chegando para as linhas Galaxy S e, provavelmente, Galaxy Z.

Para saber se o seu smartphone Samsung é elegível para receber a nova versão do sistema operacional do Google e a nova UI, acesse nosso guia de atualização do Android 12 para aparelhos Samsung.

E aí, o que você achou deste primeiro beta do Android 12 liberado pela Samsung? Quais são as suas expectativas em relação à One UI 4.0? Estou curiosa para saber a sua opinião!

Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o NextPit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

4 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Sr Diogo há 2 meses Link para o comentário

    Tomara que o a10s receba se nao fico puto da vida


  • chaninho ff há 2 meses Link para o comentário

    Será que vão tirar o bug? O a71 não está carregando com o seu carregador original , só está carregando com carregadores de outros celulares sem ser a71


  • Paulo Ricardo há 2 meses Link para o comentário

    Se for uma att de otimização, melhor ainda. É bom quando devs param para dar uma arrumada na casa. Ficar apenas enxertado funções nunca termina bem.


  • Jairo rios há 2 meses Link para o comentário

    Parece que será apenas uma atualização cosmética....aguardemos.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.