Review do Sony WH-1000XM4: a referência em fones ou hype?

Review do Sony WH-1000XM4: a referência em fones ou hype?

O Sony WH-1000XM4 é a nova geração dos fones de ouvido referência em termos de cancelamento ativo de ruído. Se você estiver curioso para saber como ele se sai na prática, colocamos à prova os fones com ANC. Alerta de spoiler: Se você está com a grana apertada, talvez não queira continuar lendo.

Avaliação

Prós

  • Ótimo som
  • Muito confortável
  • Cancelamento de ruído excelente
  • LDAC e AAC a bordo
  • Surpreendentemente inteligente
  • Boa duração da bateria (até 30 horas)

Contras

  • Não fica tão firme na cabeça
  • Perdeu suporte ao formato aptX HD (do modelo anterior)
  • App da Sony não está à altura
  • Poucas inovações em comparação com o WH-1000XM3

Sony WH-1000XM4 direto ao ponto

"Vai pagar com débito ou crédito? Aproveite e divirta-se!"

Se você tiver o dinheiro necessário e estiver procurando fones de ouvido de alta qualidade com cancelamento ativo de ruído (ANC), você pode ir sem medo no Sony WH-1000XM4. Os novos fones de ouvido da Sony oferecem uma experiência sonora global impressionante, que é composta de vários fatores positivos.

Em poucas palavras, estou falando da altíssima qualidade de som, da personalização dos fones pelo aplicativo da Sony e do ANC eficaz que o deixa à vontade quando você precisa dele. Graças aos codecs Bluetooth LDAC e AAC, assim como à própria otimização da Sony chamada DSEE Extreme, os fones de ouvido mapeiam muito bem a qualidade de sua fonte de áudio.

NextPit Sony WH 1000XM4 case open
Os fones de ouvido podem ser dobrados / © NextPit

Enquanto a duração da bateria de até 30 horas e o conforto de uso estão em um nível muito alto, sinto falta do suporte do AptX HD em comparação com os modelos anteriores. Além disso, a firmeza na cabeça é um tanto solta, mesmo no menor ajuste. Sem revelar muito da minha vida pessoal: não tente um headbanging com o fone da Sony.

Se você está determinado a comprar o Sony WH-1000XM4, uma ducha de água fria: a saída da marca do setor de eletrônicos do Brasil interrompeu também as vendas da linha de fones, incluindo o XM4, que tinha preço sugerido de R$ 2.400. Agora, só por importação ou marketplace.

Design e conforto: confortável, mas falta firmeza

O Sony WH-1000XM4 é um fone de ouvido do tipo over-the-ear (sobre a orelha). Isto significa que os copos auriculares fecham completamente suas orelhas. O peso é de pouco menos de 250 gramas e um estojo de viagem está incluído. Para mantê-lo o mais compacto possível, os fones de ouvido podem ser dobrados, assim, o conjunto mede apenas 22 x 16 x 6 centímetros.

Gostei:

  • Sem sensação de pressão mesmo quando usado por um longo período;
  • Na minha opinião, um visual legal;
  • Construção de alta qualidade;
  • Estojo de carga bonito e compacto;

Não gostei:

  • Voa ao balançar a cabeça;
  • Muito plástico.

Com quatro opções de cores, o Sony WH-1000XM4 é simples e discreto. Não importa se branco, preto, prata ou "azul meia-noite" — dificilmente alguém se aproximará de você na rua por causa do visual do acessório. Em vez disso, você poderá desfrutar em paz do alto conforto de uso dos fones de ouvido.

NextPit Sony WH 1000XM4 headphones
O Sony WH-100XM4 não difere muito de seus antecessores / © NextPit

Cada fone têm um diâmetro interno de 6,5 x 4 centímetros, suficientemente grande para cobrir minha orelha. Isto não causa nenhuma sensação desagradável de pressão e, como usuário pesado, não fiquei incomodado nem mesmo após 8 horas de uso. Pelo contrário, para mim, os fones de ouvido poderiam ser ainda um pouco mais firmes na cabeça.

Porque o novo topo de linha da Sony oferece um ajuste bastante frouxo na cabeça. Uma amiga em quem experimentei os fones de ouvido comentou que ela não conseguia dançar com eles, apesar do ótimo som. Se ela quer dizer "headbanging", concordo perfeitamente.

Com uma balançada de cabeça, os fones de ouvido começaram a escorregar por cima dos meus ouvidos. Ao contrário dos Apple AirPods Max, isto não se deve necessariamente ao peso, que não é excessivo com 255 gramas.

NextPit Sony WH 1000XM4 Benjamin Test
O cancelamento de ruído faz o resto do mundo desaparecer / © NextPit

Após quatro gerações, é interessante ver a atenção aos detalhes da Sony. Na orelha esquerda, por exemplo, há um pequeno botão que permite verificar se os fones de ouvido estão orientados da forma correta, mesmo sem olhar.

E já que na minha opinião isso contribui para a "beleza" dos fones de ouvido, também quero nomear oficialmente a voz digital da Sony como a "voz de computador mais sexy do mundo". Continue sussurrando no meu ouvido, Sony WH-1000XM4, por favor!

tl;dr: Chique e confortável. No entanto, nem sempre gosto do ajuste solto. Por outro lado, consegui usar o Sony WH-1000XM4 por até oito horas durante meu teste, sem sentir nenhuma pressão excessiva. A experiência da Sony no mercado de fones de ouvido pode ser percebida aqui.

Som: equilibrado e sem fetiche pelos graves

A Sony coloca no WH-1000XM4 drivers de neodímio de 40 milímetros com uma membrana de polímero de cristal líquido revestido de alumínio. Materiais que ela usa até mesmo no MDR-Z1R de 2.200 euros (uns R$ 20.000, usando a taxa de câmbio da Sony Brasil). A  faixa de freqüência é de 4 a 40.000 hertz com uso com fio. Com Bluetooth 5.0, ele cai para 20 a 40.000 hertz, apesar do LDAC. Além do LDAC, o AAC e a otimização AI da Sony, chamada DSEE Extreme, também estão a bordo.

Gostei:

  • Som equilibrado;
  • Resolução muito clara dos instrumentos;
  • Super barulhento quando exigido;
  • Pode ser usado sem carga, plugando um cabo de 3,5 milímetros;
  • Som de 360 graus impressiona;

Não gostei:

  • A Sony deixou de fora o codec AptX HD;
  • "Somente" Bluetooth 5.0.

Depois desse tech porn e até chamar de sexy a voz da assistente da Sony sussurrando as faixas de frequência no meu ouvido, vamos às minhas impressões pessoais. Na minha opinião, em poucas palavras, o Sony WH-1000XM4 soa muito bem para a maioria dos gêneros.

Meus hábitos auditivos vão desde o metal ao jazz raso ou hip-hop e às vezes batidas electro. Os drivers de 40 milímetros do Sony sempre saem muito bem. No equalizador, a opção "Entusiasta" no aplicativo da Sony acabou sendo a minha favorita.

NextPit Sony WH 1000XM4 power
Você pode usar os fones com fio, sem perder o ANC / © NextPit

Aqui, o foco está um pouco nos agudos, resultando em muita clareza entre instrumentos e sons. Entretanto, eu não recomendaria o WH-1000XM4 como uma dica para os fanáticos por graves. No "Bear Biscuit" de Mr. Oizo, por exemplo, falta um pouco de peso para dar o efeito certo à batida.

Com a música pop agora tendo um viés definido para o baixo (#BillieEilish), posso bem imaginar os fãs dos graves um pouco desapontados com os fones de ouvido. Pessoalmente, porém, aprecio muito a flexibilidade do WH-1000XM4 e ficava um pouco decepcionado quando voltava para o meu Soundcore Life Q30s pessoal.

Som de 360 graus e ausência do aptX HD

Restam duas características interessantes no som do Sony WH-1000XM4. Primeiro, com alguns planos de streaming de música, você conta com o 360 Reality Audio da Sony, que eu já aprovei quando testei o Sony WF-1000XM4. Com o recurso, a Sony simula uma configuração surround nos fones de ouvido estéreo de forma bastante impressionante.

Sony App 02 NextPit
Para ativar o som de 360 graus, você tem que tirar uma foto da sua orelha / © Sony

O Tidal, por exemplo, infelizmente só oferece cerca de 20 faixas em 360 graus, mas que foram capazes de colocar um sorriso no meu rosto na primeira vez que as escutei. Para isso, você tem que assinar o plano Tidal HiFi. No final, a característica é mais algo para impressionar seus amigos. No dia-a-dia, porém, nunca senti realmente a falta do recurso.

Em comparação com o predecessor, acho uma pena que a Sony tenha removido o suporte ao codec aptX HD Bluetooth da Qualcomm. Um padrão que não deve ser subestimado, já que traz baixa latência além de altas taxas de bits. O AptX HD é geralmente considerado o melhor equilíbrio entre compatibilidade e baixa perda de qualidade. É compreensível que a Sony queira popularizar seu próprio codec, mas ainda é uma pena.

tl;dr: Na minha opinião, a qualidade do som é o principal motivo para escolher o Sony WH-1000XM4. Isto se deve principalmente às características sonoras bastante neutras, que são adequadas para todos os tipos de gêneros. Mais uma vez, quero destacar a conveniência de que os fones de ouvido podem ser usados com fio, mesmo quando a bateria está descarregada.

Cancelamento de ruídos: eficaz e inteligente

Se você estiver incomodado com o ruído ambiente, pode ativar o cancelamento ativo de ruído (ANC) do WH-1000XM4. Os fones de ouvido usam anti-ruído para minimizar as distrações. Com características como Controle de Som Adaptativo ou modo de Atenção Rápida, você pode mudar fácil e inteligentemente entre o modo ANC e o modo de Transparência.

Gostei:

  • Ótimo cancelamento de ruído;
  • Recursos inteligentes para controlar o ANC.

Não gostei:

  • Leve pressão negativa quando o ANC é ativado.

Os fones de ouvido Bluetooth da Sony ganharam muito destaque, em parte graças ao seu bom cancelamento de ruído. A própria fabricante se gaba em sua homepage que a Sony lidera o mercado de fones de ouvido sem fio ANC, de acordo com sua própria pesquisa. Enfim...

Os fones de ouvido neutralizam os ruídos no ambiente com frequências na polaridade oposta. O chamado anti-ruído então consegue mais ou menos filtrar os sons externos.

NextPit Sony WH 1000XM4 1
Os microfones para captação do ruído ambiente, combatido com um anti-ruído / © NextPit

Como de costume, a eliminação funciona principalmente com o ruído consistente em baixas frequências. Em um dia de chuva, mal consigo ouvir a rua bastante barulhenta fora do meu apartamento quando coloco os fones de ouvido junto à janela aberta. Por outro lado, ruídos repentinos como os das buzinas de carros, ainda passam com bastante clareza.

Mas isso é bastante normal e em geral o ANC do WH-1000XM4 é subjetivamente um dos melhores da categoria. Na minha opinião, no entanto, filtrar o ruído está longe de ser o único recurso de cancelamento de ruído. E é aqui que o WH-1000XM4 ganha alguns pontos extras.

Controle inteligente de cancelamento de ruído

Afinal de contas, não é recomendável usar a potência total do ANC em todas as situações. Se você estiver andando na cidade, por exemplo, você pode não perceber uma ambulância na rua se estiver ouvindo música com o ANC ativado. Para esses casos, a Sony oferece o "Ambient Sound Control" (controle de som ambiente).

O aplicativo mede os movimentos de seu celular e detecta se você está se movendo, em pé ou sentado em uma cadeira. Dependendo das suas preferências, os fones de ouvido liberam automaticamente o ruído ambiente do ANC. A propósito, o modo de transparência pode ser controlado manualmente no aplicativo em 20 níveis.

Além disso, você também pode parar de cancelar o ruído ambiente ao iniciar uma conversa. Se você encontrar um conhecido na rua, pode simplesmente colocar a mão no ouvido direito e os sons externos são liberados, diminuindo também o volume da música.

Depois que você se acostuma, não vai querer abrir mão destes recursos. Especialmente se você desativar a irritante notificação do Controle de Som Ambiente no aplicativo da Sony.

tl;dr: A Sony afirma que oferece o melhor cancelamento de ruído da indústria — e eu não tenho como questionar a afirmação. O cancelamento de ruído é muito eficaz e a Sony o controla com recursos adicionais realmente interessantes.

Operação e características adicionais

No lado direito do Sony WH-1000XM4, você encontrará uma área sensível ao toque. Além disso, os fones de ouvido detectam quando você está os usando na cabeça, caso contrário, há mais algumas características e detalhes extras que eu gostaria de mencionar.

Eu gostei:

  • Operação por toque intuitiva;
  • Prático botão personalizável;
  • Boa detecção de uso.

Não gostei:

  • Parte touch é suscetível à chuva.

Não quero me deter muito na operação do Sony WH-1000XM4 — tal como na vida cotidiana. É bastante prático poder variar o volume ou avançar uma faixa deslizando o dedo no fone de ouvido direito. Há também um interruptor no lado esquerdo e um botão personalizado ao qual você pode atribuir um recurso.

Por exemplo, você pode ativar a Siri ou o Google Assistente, com os quais os fones de ouvido são compatíveis. A conexão com seu celular Android também é muito fácil graças ao "Fast Pair" do Google. Você registra os fones de ouvido em sua conta e então a conexão fica disponível em outros dispositivos. Alternativamente, você também pode ativar o emparelhamento aproximando seu smartphone equipado com NFC.

NextPit Sony WH 1000XM4 4
Além dos dois botões, há uma superfície de controle por toque na orelha direita / © NextPit

Além disso, é possível usar um emparelhamento com dois dispositivos ao mesmo tempo — por exemplo o celular e o notebook —, entre os quais o WH-1000XM4 alterna automaticamente. Você também pode fazer isso manualmente, usando o aplicativo.

Falando no aplicativo: aqui eu tenho que criticar novamente a Sony. O app parece bastante antiquado e tira um pouco da sensação premium que os produtos de áudio da marca carregam. Uma atualização com um novo design seria muito bem vinda.

Sony Headphones App NextPit COM
O aplicativo da Sony parece um pouco antiquado em minha opinião / © Sony / Screenshot: NextPit

Por último, mas não menos importante, vale a pena mencionar a detecção de uso, que funciona através de um sensor de distância no fone de ouvido direito. Isto é realmente útil quando você coloca os fones de ouvido de lado por um momento. Entretanto, se você os pendurar no pescoço, a reprodução não fará uma pausa.

tl;dr: A Sony também ganha pontos no que diz respeito aos controles. Embora se destaque principalmente pela detecção de uso e um botão personalizado, ainda assim vale a pena mencionar. O aplicativo é, na minha opinião, o ponto fraco dos produtos de áudio da Sony. Já passou da hora de atualizá-lo.

Bateria: até 38 horas

A duração da bateria do Sony WH-1000XM4 é listada pela fabricante para até 38 horas com ANC desativado . Com o cancelamento de ruído, o tempo de funcionamento cai para 30 horas. Considero os números realistas após duas semanas de uso. Um recurso de carga rápida também está disponível e isto proporcionará cinco horas adicionais com apenas 10 minutos de carga.

Gostei:

  • Longa duração da bateria;
  • Carregamento rápido.

Não gostei:

  • - –

Quando se trata da duração da bateria, acho que não há muito o que criticar. Você pode usar os fones de ouvido por até 30 horas e conta com um recurso de recarga rápida. Bom trabalho, Sony!

O que mais você precisa saber sobre o Sony WH-1000XM4

Finalmente, há algumas coisas que eu gostaria de dizer sobre o WH-1000XM4. Mas que não merecem parágrafos inteiros.

NextPit Sony WH 1000XM4 case
O Sony WH-1000XM4 vem com um prático estojo de transporte / © NextPit
  • A qualidade das chamadas é muito boa, graças à tecnologia Precise Voice Pickup da Sony - as outras pessoas não notaram que eu estava usando fones de ouvido;
  • Além dos fones de ouvido, um adaptador para avião, um cabo de áudio (1,2 metro) e um cabo USB-C (cerca de 20 centímetros) estão incluídos no estojo de viagem;
  • A Sony adiciona três meses de plano premium do streaming de música da sua escolha.

Dados técnicos

Especificações em resumo

Destaque Sony WH-1000XM4
Tamanho 22 x 16 x 6 centímetros (estojo)
Peso aproximadamente 255 gramas
Drivers condutor de neodímio com diafragma de polímero de cristal líquido revestido de alumínio
Resposta de frequência Máx. 4 - 40.000 Hz (com fio, ativo)
Bluetooth Bluetooth 5.0
ANC Sim
Codecs Bluetooth SCB, AAC, LDAC
Duração da bateria Até 38 horas (ANC desligado) | Até 30 horas (ANC ligado)
Carregamento rápido Sim
Recursos DSEE Extreme, som 360 graus, Google Assistant, Siri, detecção de uso
Preço Não disponível oficialmente no Brasil
cerca de R$ 2.600 com importadores independentes

Veredito Final

O modelo WH-1000XM4 da linha de fones da Sony continuam sendo a referência da categoria. No dia-a-dia, você acaba se acostumando rapidamente a recursos como o Controle de Ruído Ambiente e o modo de Atenção Rápida e, depois disso, não quer ficar sem eles.

NextPit Sony WH 1000XM4 inside
A detecção de uso funciona através de um pequeno sensor no copo esquerdo / © NextPit

Tudo isso coloca o Sony em um patamar elevado, com alto conforto de uso, um som muito bom e um ANC altamente eficaz. Como negativos, no entanto, tenho que citar a falta do codec aptX, que estava disponível no WH-1000XM3. Além disso, a "fixação" sobre as minhas orelhas nem sempre foi ideal — os fones de ouvido da Sony são mais adequados para viagens e para uso em casa do que para prática de esportes.

No final, no entanto, são as alternativas interessantes que o tornam uma decisão de compra bastante difícil para mim. A Bose, por exemplo, de tempos em tempos oferece fones de ouvido com cancelamento de ruído por um preço inferior. Atualmente, estamos em processo de atualização da nossa lista dos melhores fones de ouvido, por isso, caso não tenha pressa na compra de fones ANC, fica a dica para aguardar nosso guia de compras atualizado. 

Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o NextPit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Emerson Morais há 2 meses Link para o comentário

    esse WH-1000XM3 é o meu atual sonho de consumo❤, mas devido esse preço, o meu antigo MDR-XB950BT velho de guerra, continuará sendo o meu principal fone por muito e muito tempo ainda 🤷‍♂️


  • Penskemen há 2 meses Link para o comentário

    A questão de uns 20 dias realizei uma tremenda peneira para adquirir "o melhor Headphone" até R$ 800,00, e após a leitura de um teste de laboratório acústico realizado por um site internacional que é referência em testes de áudio desse tipo, fechei a compra do JBL Club 700BT. Indiscutivelmente superior ao Sony WH-1000XM4🤔