NextPit

Opinião | A Black Friday é a melhor e a pior época para comprar um celular

Opinião | A Black Friday é a melhor e a pior época para comprar um celular

A Black Friday 2021 será certamente uma boa opção para comprar um celular com desconto. Mas será que realmente é o melhor momento para comprar um smartphone? Sim e não, e em alguns casos mais não do que sim. Confuso? Explico tudo a seguir.

Mas antes, deixe-me saborear o momento. Sim, depois de semanas de exílio [nota do editor: e férias], estou de volta com uma vingança por outro artigo de opinião e mal posso esperar para ouvir seus dedinhos digitando freneticamente no teclado do celular os pontos que esqueci de mencionar no texto.

Vamos falar sobre seu celular, porque este pode ser o momento de substituí-lo este ano, com a proximidade das muitas promoções da Black Friday 2021. Mas, como sempre, não recomendamos sacar o cartão de crédito para a primeira oferta que aparecer. Para realmente aproveitar ao máximo a compra de seu celular, não é só o preço que conta, mas também o tempo. Deixe-me explicar.

A Black Friday chega na hora certa após os lançamentos

A data da Black Friday, a sexta-feira após a última quinta de novembro, é especialmente estratégica. Sim, em primeiro lugar, é quase exatamente um mês antes das festas de fim de ano e muitos compradores aproveitam para eliminar suas listas de compras de Natal.

Mas esta data também cai no final da temporada do mercado de celulares, após o "techtember" e o "techtober". No final de novembro, todos os flagships do ano já foram lançados pela Samsung, Apple, Xiaomi, Google e outros. Na faixa intermediária, os principais lançamentos também já foram anunciados durante o ano pela Redmi, Poco, Samsung e Motorola.

O lado bom é que, se você ainda estiver indeciso sobre qual modelo quer comprar, terá muitas opções e, o mais importante, você não corre o risco de se arrepender da compra com um novo modelo anunciado na semana seguinte, ou de não ter aproveitado nada (o chamado FOMO, ou fear of missing out, ou medo de ficar de fora), já que nenhum outro celular (relevante) deve ser lançado no mercado logo após.

A Black Friday também é o momento em que a queda de preço do celular chega ao ponto mais alto, fora das queimas de estoque que ocorrem mais tarde. Para um smartphone lançado no início de 2021, este é geralmente o momento mais provável para a primeira queda de preços realmente significativa. Isto é particularmente verdadeiro para celulares Android, mas também para iPhones.

Mas então, será que só gastei estas palavras para você perder seu tempo? Por que estou incomodando vocês com minhas previsões Nostradamus 2.0? Bem, sem fingir ser tão conhecedor quanto os informantes com suas fontes privilegiadas, sei que um período comercial como a Black Friday, que é realizado em um momento crucial do calendário, é uma faca de dois gumes.

Best Camera Smartphones
É bastante improvável que você veja estes celulares em promoção durante a Black Friday 2021 / © DrHitch / Shutterstock.com

A Black Friday acontece perto das queimas de estoque

Um detalhe interessante da BF2021 é que apenas um mês e meio depois de Black Friday e Cyber Monday, começam as queimas de estoque de início de ano. Então por que não esperar até lá, quando as lojas podem oferecer descontos ainda maiores?

Outro elemento a ser considerado em termos de tempo volta à questão do FOMO mencionada acima. É certo que a Black Friday ocorre após o lançamento da maioria dos principais celuares do ano. Mas, no final de novembro de 2021, estaremos a pouco mais de um mês do lançamento do próximo Samsung Galaxy S22, ou mesmo do OnePlus 10 e Xiaomi 12.

Sim, eu sei que, pensando assim, entramos em um eterno compasso de espera, pois celulares são lançados todos os meses. Mas como vimos, o lançamento de um novo smartphone é um bom momento para descontos, especialmente na fase de pré-compra com ofertas de lançamento. Para o Galaxy S21, a Samsung ofereceu durante a fase de lançamentos créditos para a loja online da marca, além do localizador SmartTag.

Duvido que a marca ofereça tantas vantagens durante a Black Friday, especialmente devido às quedas de preço. E no caso do Brasil, à baixa concorrência, especialmente no segmento premium.

Black friday singles day cyber monday
Os descontos de Black Friday não são necessariamente reais / © Andrii Yalanskyi / Shutterstock.com

Promoções mesmo em meio à atual escassez de componentes?

Tem-se falado muito ultimamente sobre a escassez de componentes e a consequente falta de produtos tecnológicos a médio prazo. Nos EUA, as questões da cadeia de fornecimento formam uma grande parte do debate nacional neste momento. Mas eu não acho que a mídia tecnológica esteja sendo cuidadosa o suficiente sobre isto.

Eu não questiono a existência de problemas de fornecimento de componentes e interrupções na produção e logística. Em 2021, comprar um PS5 ou um Xbox Series X é tão difícil quanto comprar um par de tênis de edição para colecionador. Mas também não devemos deixar que este alarmismo se transforme em impulso para pagar mais caro na mão de revendedores inescrupulosos.

"Rápido, rápido, compre agora antes que acabem os estoques". Sabemos muito bem como termina esta história, certo? Especialmente porque as consequências da falta de oferta impulsionada pelo excesso de demanda têm um efeito direto na quantidade de descontos.

Já em meados de outubro, a agência de notícias Bloomberg já estava preocupada com as conseqüências negativas deste fenômeno na Black Friday 2021, advertindo seus leitores: "não conte com as famosas ofertas de Black Friday".

Então, é ou não a hora de sair às compras?

Como em qualquer período de crise, você tem que se adaptar e não se trancar em seu casulo e esperar que tudo passe. O mercado se alinhará e a demanda, assim como as compras, seguem o seu caminho.

Pessoalmente, aconselho não ficar muito otimista com esta temporada. Se você estiver procurando ofertas em um celular lançado no segundo semestre de 2021, não espere encontrar nada. Para modelos lançados antes disso, acredito que você tem uma boa chance, já que a maior parte das unidades já foram produzidas e despachadas.

Para um flagship, sugiro ficar de olho nos modelos Samsung e Xiaomi, os mais recentes dos quais, o Xiaomi Mi 11 e os Galaxy S21/S21+/Ultra foram todos lançados durante o primeiro semestre. Os modelos do ano passado também são bastante interessantes, especialmente o Galaxy S20 FE, que foi fortemente promovido em sua versão 5G com Snapdragon 865.

No segmento intermediário, não compraria nenhum modelo de anos anteriores simplesmente por causa da questão da atualização do software. E, se eu fosse você, me concentraria em intermediários premium como o Galaxy A52s, Moto G100 ou o recém-lançado Infinix Note 10 Pro.

Em todo caso, a vantagem das ofertas em celulares na Black Friday dependerá em grande parte de seu timing. O NextPit obviamente vai ajudá-lo a encontrar boas promoções e grandes armadilhas. Mas lembre-se que durante a Black Friday há muitos bons negócios para comprar um celular em oferta. Mas comprar um smartphone durante a Black Friday nem sempre é sinônimo de um bom negócio.

E é com essa observação pouco otimista que eu encerro meu alerta para as festas de compra de fim de ano. Que as boas ofertas estejam com você!

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

5 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Luciano há 1 semana Link para o comentário

    Não costumo comprar nada nesta data, no caso de celular desde 2015 só importo, independente de taxar ou não, geralmente consigo sempre o produto que fiquei pesquisando a tempos.
    Não faço questão de garantia, lógico que o risco existe mas cuido muito bem dos aparelhos que compro, já importando junto capa e película e nunca tive problemas!
    Essa Black Fraude é só conversa pra boi dormir!:)


  • Vinicius Guerra há 1 semana Link para o comentário

    Infelizmente Black Friday no Brasil é mais para desovar produtos encalhados. Geralmente, podem reparar, aqueles produtos mais interessantes, dificilmente baixam o preço, mas muitas pessoas, são '' seduzidas '' pelo conto da sereia e acabam até pagando mais caro.

    Minhas compras, quando as faço, nunca são nessas datas, pois fiscalizo preço para não ter problema. Só compro a vista e ainda sim exijo desconto, as vezes consigo, outras não, mas como também trabalho com vendas, sei, que muitos empresários são gananciosos e claro, escondem o jogo. por isso, tem que saber jogar, comprar no momento certo para aproveitar.


  • Jairo rios há 1 semana Link para o comentário

    Black Friday no Brasil é um engodo , nem me importo com este período ,definitivamente não é a melhor data para compras.


  • Penskemen há 1 semana Link para o comentário

    Não existe Black Friday (pelo menos aqui no Brasil). A mentalidade do empresariado por aqui é enganar, iludir e maquiar os preços. O comércio inflaciona o valor dos produtos 1 mês antes da data oficial, para depois voltar ao preço normal quando a "pseudo" promoção começa. A cultura dos comerciantes no Brasil é levar vantagem sempre, e o consumidor que tente de alguma maneira se defender e pesquisar preços. A Black Friday real do Brasil é no final do mês de janeiro, pois o comércio que ficou com estoque abarrotado do Natal (por preços abusivos), nessa época são obrigados (por questões de pagamentos de impostos e outras taxas) a fazerem caixa, daí queimam o estoque
    de mercadorias.


    • Vinicius Guerra há 1 semana Link para o comentário

      Bem lembrado, janeiro é um ótimo mês para fazer compras, pois as pessoas também estão apertadas, o movimento das lojas caem exponencialmente, ai sim, vem os descontos. Já comprei camisa boa custando 70% menos por causa disso, entre outros produtos. Se o consumidor for esperto, evitar datas festivas, melhor ainda, mas a gente sabe, que as propagandas são '' bonitinhas '' e sempre induzem o consumidor ao erro.

      O preço só é '' bom '' para aquela pessoa que já vem acompanhando a algum tempo.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.