iOS 15: estes são os destaques da próxima atualização do iPhone

iOS 15: estes são os destaques da próxima atualização do iPhone

A Apple acaba de anunciar os destaques da próxima versão do seu sistema operacional, o iOS 15. Abaixo, relaciono as principais melhorias e recursos que a gigante de Cupertino planeja trazer ao iPhone em setembro.

Em 2021, a Apple aproveitou o anúncio do iOS 14.5 para trazer grandes atualizações para a sua principal linha de smartphones. Entre essas novidades, tivemos a Transparência no Rastreamento em Apps e o aguardado desbloqueio da tela do iPhone usando o Appe Watch. Por isso, nossas expectativas quanto ao iOS 15 não estavam muito altas.

No entanto, durante o WWDC 2021 tivemos ótimas surpresas, em especial, referentes ao sistema de notificações do iOS. Confira tudo abaixo.

Screenshot 2021 06 07 at 19.34.26
Este é o iOS 15 resumido em uma imagem! / © Apple; Screenshot: NextPit

FaceTime modernizado

A Apple trouxe muitos recursos para o FaceTime com o iOS 15, especialmente relacionado às videochamadas, que pretendem oferecer uma experiência mais parecida com aquela que teríamos em um ambiente não virtual. Para tanto, temos o recurso áudio espacial, que torna o áudio de quem está falando mais suave e direcional, para dar essa impressão de localização na chamada.

Outra opção super interessante o isolamento de ruído e foco na voz do interlocutor, isso acontece direto no microfone dos iPhones. Usando Machine Learning (ML), o sistema bloqueia o ruído de fundo e prioriza a voz de quem estiver falando. O exemplo usado no keynote foi bem impressionante. Nele, um aspirador de pó estava ligado e o barulho foi completamente removido ao ativar a função direto na tela da chamada.

Screenshot 2021 06 07 at 19.07.07
O FaceTime receberá um grande número de funções no iOS 15 / © Apple; Screenshot: NextPit

Tivemos também mudanças na grade de participantes da chamada de vídeo, que está maior e permite ter uma visão mais ampla de quem está na conversa com você. Além disso, agora temos a opção de desfocar o fundo dos vídeos durante a videochamada, no melhor estilo Portrait Mode do iPhone.

A Apple também trouxe ao FaceTime o recurso "Links", que torna muito mais fácil compartilhar o link da chamada com os participantes - sim, lembra demais o Google Meet e o Zoom. Isso faz uma grande diferença para a Apple, pois estamos falando de permitir que usuários do Android (e Windows) possam participar dessas conversas via FaceTime!

Screenshot 2021 06 07 at 19.09.10
Este é o novo grid nas videochamadas do FaceTime com o iOS 15 ! / © Apple; Screenshot: NextPit

Outro novo recurso super bacana do FaceTime no iOS 15 é o "Share Play". Será muito mais fácil compartilhar mídias durante uma chamada de voz e ainda será possível compartilhar a própria tela. Well done, Apple!

Durante a apresentação, uma demonstração mostrou como essa função é fluida no iOS 15: na chamada, é possível compartilhar um filme e assistir com todos os participantes em tempo real - sim, a Disney+ deve ter aparecido na sua memória agora. Usando o recurso Picture-in-Picture, você pode continuar navegando no celular e, se quiser, pode até reproduzir o filme na sua Apple TV enquanto estiver na chamada. É realmente o estado da arte... se funcionar assim tão bem. 

Screenshot 2021 06 07 at 19.12.24
Jogar o vídeo do iPhone para a Apple TV e continuar na conversa pareceu mágica na demonstração do WWDC / © Apple; Screenshot: NextPit

Mensagens otimizadas

O aplicativo Mensagens está mais inteligente visualmente.  Agora o recurso "Compartilhado comigo" permite uma série de funções que há muito são necessárias em mensageiros. O aplicativo organiza todos os links compartilhados com você, por exemplo, em um só local, deixando fácil o acesso rápido a tais informações. Isso vale para notícias e fotos também.

É realmente parecido com o que o WhatsApp faz hoje, porém oferece também a opção de fixar os links mais relevantes, notícias e até músicas que foram enviadas no chat.

Screenshot 2021 06 07 at 19.16.41
O recurso para fixar informações importantes me chamou a atenção! / © Apple; Screenshot: NextPit

Notificações personalizadas com base na sua atividade

A partir do iOS 15, teremos novas formas de interação com as notificações. Isso porque o sistema passa a considerar diferentes perfis de atividade. Por exemplo, se você estiver no trabalho, as notificações podem não ter som, enquanto em casa usam outra configuração. O nome disso é "Resumo de Notificação" ou "Notification Summary".

Cada pessoa poderá escolher entre diferentes categorias, tais como dirigir, trabalhar ou dormir e também criar suas próprias classificações. Estes modos podem então ser ativados através da tela de bloqueio e do Centro de Controle. A ideia da Apple aqui é deixar as pessoas mais focadas na ação que estão realizando no momento.

Ah, e todas as sugestões oferecidas pelo sistema para fazerem parte dos seus perfis serão feitas localmente, no próprio aparelho sem passar pelos servidores da empresa, o que a Apple chama de "on device intelligence".

Screenshot 2021 06 07 at 19.19.52
A sua tela inicial muda conforme o seu perfil de atividade! / © Apple; Screenshot: NextPit

O recurso de resposta automática também está presente aqui. Vai funcionar da mesma forma que o recurso "Não perturbe enquanto dirige". Ou seja, uma mensagem automática será enviada informando que você não poderá responder no momento, pois está dirigindo, por exemplo. Vale dizer aqui que muitas pessoas que usam iPhone não curtem muito este recurso, pois é claramente uma invasão de privacidade, por isso, deixam a opção desativada por padrão.

Enfim, cada perfil terá uma configuração específica. Durante o keynote, uma demonstração destas notificações personalizadas mostrou inclusive a tela inicial mudando para dar lugar apenas aos serviços escolhidos por você para cada perfil de atividade.

Além disso, uma vez selecionado o seu Resumo de Notificação, as suas escolhas serão automaticamente configuradas em todos os seus dispositivos Apple. O que pode vir a ser um problema na minha opinião, pois talvez você não queria o perfil selecionado no celular no mesmo momento em que estiver no computador.

Por fim, ainda vale mencionar que os ícones que aparecem nas notificações estão maiores também, deixando mais fácil identificar entre pessoas e apps, facilitando a nossa interação com cada notificação.

Screenshot 2021 06 07 at 19.17.34
Os ícones maiores ajudam a rapidamente ver quem está "chamando" / © Apple; Screenshot: NextPit

Live text

O Live Text é uma cópia do Google Lens basicamente. Usando a câmera do iPhone, você poderá agora copiar texto em imagens, pesquisar sobre objetos, animais e até arte a distância de um clique. Isso vale para imagens e texto na tela também. O recurso está disponível em sete idiomas.

Usando o mesmo princípio, temos o Spotlight Search, que traz a opção de buscar imagens por locais e até através do reconhecimento de texto em imagens.

Screenshot 2021 06 07 at 19.21.18
Eu já faço isso usando este recurso no Google Lens! / © Apple; Screenshot: NextPit

Fotos mais fáceis de encontrar no iOS 15

Um recurso muito maneiro adicionado ao Fotos é a possibilidade de usarmos o Apple Music nas Memórias, dando mais vigor ao aplicativo e o melhor de tudo é que isso acontece em tempo real. Assim, enquanto você navega entre as Memórias, o sistema reconhece o contexto da imagem e sugere a trilha sonora.

Eu não sou fã dos vídeos criados pelo Google Fotos, por exemplo, com trilhas sonoras, mas na demonstração do WWDC, tenho que ser sincera, fiquei bastante impressionada.

Wallet: a Apple quer que você deixe a Carteira em casa!

Ok, apesar de acreditar que muitos dos recursos apresentados para o serviço Wallet sejam quase que exclusivos para os EUA, tenho que dizer que seriam uma virada de mesa na minha vida. Além de termos um sistema Apple Pay mais seguro com o iOS 15, o recurso "Keys" ou "Chaves" foi elevado a enésima potência na minha opinião.

Com a nova versão do OS, a Apple vai praticamente permitir que você saia de casa sem a carteira, pois o Keys passa a integrar uma série de opções, como abrir o seu carro sem nem mesmo remover o iPhone do bolso usando a tecnologia UWB. Isso vale também para as chaves digitais da sua casa ou apartamento. Até as chaves do quarto de hotel poderão ser enviadas, com antecedência para o seu Wallet usando o Keys. Mas isso não é o mais interessante...

Screenshot 2021 06 07 at 19.28.54
Que tal o seu ID no Wallet? / © Apple; Screenshot: NextPit

A Apple passa a oferecer uma cópia digital da sua identidade com o iOS 15. Basta escanear ao seu ID e adicionar ao Wallet através do Keys. Os dados serão, claro, criptografados e privados. Para além disso, durante o WWDC foi informado que este ID poderá ser usado em aeroportos durante viagens nacionais pelos EUA. Talvez demore um pouco para chegar ao Brasil, mas ter o ID digital regulado direto no celular é incrível, não? A Apple parece ter dado o primeiro passo neste caminho.

Weather animado

O aplicativo de tempo foi redesenhado eirá sincronizar a arte de fundo com as informações reais do tempo. Ou seja, em uma tempestade, você verá logo rais e relâmpagos na tela. Além disso, temos a opção de ver o app em tela inteira e mapas de tempo em alta resolução.

Screenshot 2021 06 07 at 19.30.15
Novos mapas de tempo em alta resolução! / © Apple; Screenshot: NextPit

Mapas com visual futurista

O Mapas vai passar por uma transformação visual também, que na demonstração ficou bastante futurista e tridimensional. Tivemos a adição de um globo interativo e novos detalhes na exploração das cidades no mapa, com mais informações sobre cómercio, parques e prédios. O modo noturno foi otimizado.

A ideia da Apple é oferecer informações de trânsito mais relevantes levando em consideração o contexto quem que os motoristas e pedestres se encontram.

Screenshot 2021 06 07 at 19.32.24
Um visual tridimensional super futurista o do Maps no iOS 15, certo? / © Apple; Screenshot: NextPit

Uma novidade que chamou a atenção por ser muito parecida com a solução AR do Google no Mapas, é o uso da mesma tecnologia de Realidade Aumentada no Mapas da Apple para localizar você na hora em que sai de uma estação de metrô, por exemplo, e não sabe qual direção tomar. É relevante, sim, muito, mas existem serviços hoje que já entregam o mesmo recurso e talvez até melhor!

Como instalar a versão beta do iOS 15 no seu iPhone

Apesar de boa parte das novidades que estarão presentes na versão final do iOS 15 já terem sido reveladas durante o WWDC21, ainda teremos uma longa jornada até você poder usar tais recursos. Porém, desenvolvedores e entusiastas da tecnologia que possuem uma conta no programa beta de teste da Apple poderão baixar o iOS 15 e testar as novas notificações. Desenvolvedores a partir de hoje (saiba como instalar aqui) e o público geral a partir de julho, quando o beta público será disponibilizado pela Apple.

Aviso: como se trata de uma versão instável do software, não recomendamos o download do iOS 15 no seu smartphone principal.

Assim, quando o beta público do iOS 15 estiver disponível, você poderá baixar e instalar essa versão para testes no seu iPhone. Porém, antes faça um backup do aparelho no macOS ou iTunes. Abaixo, explicamos como realizar a instalação do beta público do iOS 15, em julho:

  1. Acesse https://beta.apple.com/sp/betaprogram/;
  2. Clique em Sign up;
  3. Preencha seu Apple ID e senha;
  4. Leia os termos e condições, caso concorde, clique em Accept;
  5. Selecione o sistema operacional desejado, iOS, neste caso;
  6. Clique na opção enroll your iOS device, dentro do campo Get Started;
  7. No iPhone, acesse a página https://beta.apple.com/profile e baixe o arquivo de configuração;
  8. Depois abra Ajustes (Settings) no smartphone, selecione o perfil cadastrado e siga as instruções na tela;
  9. Para instalar o iOS beta, siga o procedimento tradicional: Ajustes > Geral > Atualização de Software

Bom, este foi um resumo do que foi apresentado hoje pela Apple em relação às novas funções do iOS 15. Durante o dia ainda vamos produzir outros conteúdos que complementam este artigo.

E aí, o que você achou das novidades do iOS 15 apresentadas hoje, durante o WWDC 2021? Compartilhe a sua opinião com a nossa comunidade na seção de comentários abaixo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

3 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Depois de alguns anos voltei a Apple, o iOS até que está bem otimizado no 14.6, visto que antes pelos relatos estava travando e tinha bugs. Com relação a novidades, são poucas ou quase nenhuma, apenas perfumaria mesmo, leves mudanças que devem chegar na versão 15. A vantagem é a correção de bugs e melhorias ao longo do ano após o lançamento da versão.

    Embora eu prefira Android, mas tive que devolver o aparelho por causa de bugs da Samsung. A grande vantagem para quem tem iPhone, segue mesmo a ótima otimização sistêmica, sendo muito raro apresentar travamentos ou lentidão.

    Bateria depende muito da utilização, com o iPhone SE 2 tenho conseguido em torno de 6 a 7 horas de tela, as vezes mais, o qual é uma boa para uma bateria de 1821 mAh. Chega a ser engraçado, visto a otimização sistêmica.

    Falta ainda ao meu ver um bom filtro nativo antispam. No mais é só.


  • Considerando que o 14 trouxe um monte de novidades esse tá bem fraquinho, aparentemente é mais otimização do que tudo.


  • Sem novidades reais , muita coisa cosmética, do iOS 13 para o 14 as mudanças foram bem mais impactantes

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.