NextPit

Vencedores e perdedores da semana: MediaTek segue líder e WhatsApp não é tão privado assim

Vencedores e perdedores da semana: MediaTek segue líder e WhatsApp não é tão privado assim

Acertem os seus relógios, pois os próximos dias prometem uma maratona de anúncios no mundo da tecnologia! Mas antes, vamos destacar os vencedores e perdedores da semana que passou. Enquanto a MediaTek parece surfar uma onda perfeita, o inferno astral do WhatsApp não parece ter fim.

Antes de explicarmos as escolhas desta edição, como sempre, vamos relembrar alguns destaques da última semana:

#techtember: Xiaomi e Apple confirmam eventos

Não foi surpresa para (quase?) ninguém, mas é sempre bom quando as empresas anunciam as datas e horários de seus eventos. Apple e Xiaomi divulgaram seus eventos para dias consecutivos.

apple iphone 13 keynote announcement 2
One more thing? / © Apple

Primeiro, a empresa de Cupertino deve mostrar a atualização de 2021 do iPhone nesta terça-feira (14), enquanto a Xiaomi já até confirmou dois dos modelos que serão mostrados no dia seguinte: os flagships 11T e 11T Pro. Confira os horários de ambos os eventos em diferentes fusos horários:

Marque na agenda

  Dia PDT
(Califórnia)
EST
(Nova Iorque)
BRT
(Brasília)
BST
(Londres)
CEST
(Europa central)
IST
(Índia)
Apple 14 10h 13h 14h 18h 19h 22h30
Xiaomi 15 5h 8h 9h 13h 14h 17h30

Além dos nomes dos modelos, a Xiaomi fez mistério sobre a hashtag #cinemagic, adiantou que o modelo Pro será compatível com recarga a 120 watts e até prometeu uma política de atualizações equivalente à da linha rival Samsung Galaxy S.

Facebook e Ray-ban lançam smart-óculos

Outro anúncio que também era esperado, mas não tinha previsão de data, também aconteceu nesta semana: os primeiros óculos conectados do Facebook, em parceria com uma das marcas mais conhecidas quando se trata de óculos tradicionais. O Ray-ban Stories não traz as ambições de realidade aumentada de modelos como o Google Glass ou Microsoft HoloLens, optando por um conjunto mais modesto de recursos.

Para quem torceu o nariz para o visual chamativo do Glass, porém, o Stories se parece com um óculos tradicional, se diferenciando basicamente pelas duas câmeras localizadas nas extremidades da armação. Elas podem ser usadas para fotografar ou gravar vídeo — o que pode ser iniciado pressionando um botão ou com comando de voz — e são sincronizadas com o celular.

Além disso, o Ray-ban Stories pode usar a conexão com o smartphone para reproduzir áudio via Bluetooth, incluindo controles touch nas hastes laterais para chamadas, volume e controle de música.

O modelo já está à venda nos EUA, Canadá, Austrália, Irlanda, Itália e Reino Unido, com 20 combinações diferentes para os 4 tipos de armações e 5 opções de cores.

Vencedora da semana: Mediatek mais líder do que nunca

A vencedora da semana é — mais uma vez — a MediaTek, a projetista taiwanesa de processadores continua sua temporada de sucesso com mais um trimestre na liderança do mercado de SoCs para celulares.

Os números foram divulgados pela consultoria Counterpoint, que registrou uma participação recorde de 43% para a fabricante das linhas Helio e Dimensity. Os analistas da consultoria destacaram o portfolio de processadores 5G acessíveis da marca, além dela ter sido menos impactada pela atual crise de falta de chips — ou da falta de capacidade para produção deles, no caso.

A MediaTek ampliou sua participação no mercado de processadores para celulares de forma considerável. Tendo registrado 26% no segundo trimestre de 2020. Ao que tudo indica, boa parte dessa diferença se deu às custas da chinesa HiSilicon (subsidiária da Huawei) que viu sua participação cair de 16% para 3% após as sanções que limitaram sua capacidade de produção junto à fabricante taiwanesa TSMC.

Global Smartphone APSoC Shipment Market Share Q2 2020 vs Q2 2021
MediaTek e Unisoc preencheram o espaço deixado pela HiSilicon/Huawei / © Counterpoint Research

Já a norte-americana Qualcomm não teve uma variação tão grande na sua participação, caindo de 28% para 24% entre os segundos trimestres de 2020 e 2021, respectivamente. Um ponto positivo da casa do Snapdragon porém, foi a forte expansão da marca no segmento de modems 5G para celulares, que foi de 29% para 55%.

Isso se deve em grande parte, claro, ao uso do modem Snapdragon X55 na linha iPhone 12, na qual é responsável pela conexão de quinta geração. Para a Qualcomm, a Counterpoint prevê mais tranquilidade nos próximos meses, com um ajuste em sua cadeia de produção para contornar os gargalos na capacidade produtiva das foundries.

Perdedor da semana: WhatsApp, que pode compartilhar suas mensagens com o Facebook sim

O perdedor da semana é — mais uma vez — o WhatsApp. Um relatório do site ProPublica revelou que o Facebook emprega uma equipe de avaliação de mensagens enviadas no aplicativo de mensagens.

O que à primeira vista é simplesmente o funcionamento esperado de uma rede social, mostra que apesar da tão divulgada criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp, o Facebook tem sim uma maneira de visualizar os conteúdos trocados com o aplicativo.

Segundo a investigação do ProPublica, conversas denunciadas por conteúdo impróprio são encaminhadas para uma equipe de moderação do Facebook, que tem acesso às mensagens e determina eventuais punições ao usuário.

A polêmica desmistifica o significado do termo “criptografia de ponta a ponta”, ainda que a comunicação não possa ser facilmente decifrada “em trânsito”, nada impede que uma das pontas compartilhe a mensagem com o Facebook, o governo ou qualquer outra pessoa.


E com mais esse lembrete pessimista fechamos esta edição de vencedores e perdedores. O que você achou das nossas escolhas? Curioso pelos próximos lançamentos de celulares? Compartilhe suas críticas e opiniões no campo de comentários. Até a próxima semana!

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

5 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Douglas há 2 meses Link para o comentário

    Tô usando novamente Mediatek meu primeiro celular smartphone tinha um MTk e gostava muito dele, hj tô com um dos recentes e a experiência está ótima, não falta desempenho paras tarefas básicas e comecei a jogar no smart, já que agora roda em qualidade muito boa, além da bateria durar bastante..


    • Rubens Eishima
      • Equipe
      há 2 meses Link para o comentário

      Qual modelo e processador Douglas?

      Às vezes tenho a impressão que a origem do problema nos MediaTek antigos é que simplesmente usavam um processo de fabricação velho (e barato, e gastão, e quente).
      E agora que passaram a usar as tecnologias novas da TSMC, a maior parte dos problemas ficou para trás...


      • Douglas há 2 meses Link para o comentário

        Meu dispositivo e o que está na minha lista no site, um Redmi note 10s com o SoC Hélio G95 e 6 gib de ram, não achava que seria bom assim pois eu passei um bom tempo com um Redmi S2 que já estava sentindo o peso da idade, agora as tarefas estão mais rápidas ,sinto que possui bom desempenho, estou testando alguns jogos, tô gostando bastante desse Mediatek, aliás sempre fui um testador de SoC's diferentes, como disse meu primeiro smartphone foi com Mediatek, depois apostei no Intel Atom, usei por um bom tempo o Snap 625 e agora estou voltando a MTK, mas a aposta foi mais nos 6gib de ram do que no SoC, estava esperando algo não muito diferente do Snap 625 ,mas tive uma surpresa nesse Hélio g95, ele e muito bom para um intermediário.


  • Jairo rios há 2 meses Link para o comentário

    Interessante que a mediatek finalmente te alcançou o topo , merecem.


  • Penskemen há 2 meses Link para o comentário

    Aproveitando a citação sobre a liderança da Mediatek...
    Amanhã dia 13 teremos o lançamento da maior pedra no sapato da Xiaomi desde a sua chegada ao mercado de smartphones.
    Esse lançamento tem o nome de Infinix, com o modelo Zero X.
    A fase de vida fácil da Xiaomi vai acabar, escrevam isso☝😲

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.