NextPit

Vencedores e Perdedores da semana: Android 12 anunciado e Facebook sofre apagão

Vencedores e Perdedores da semana: Android 12 anunciado e Facebook sofre apagão

Os fatos relatados a seguir ocorreram na segunda-feira, 04 de outubro, com uma diferença de poucas horas um do outro. Ambos na Califórnia, no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Nessa semana, o grande destaque desta coluna vai ficar por conta do perdedor: o Facebook. Na última segunda-feira, uma atualização mal feita no sistema dos servidores DNS da empresa causou um apagão de quase sete horas no Instagram, WhatsApp, Messenger, Facebook e Oculus VR.

Muito próximo de Mellow Park, em Mountain View, o time de desenvolvedores do Android anunciava a versão final do novo sistema operacional do Google. O Android 12 está pronto para distribuição, e este fato merece estar do lado do vencedor neste domingo. 

Mas antes de falarmos sobre as nossas escolhas, compartilho abaixo cinco destaques da cobertura do NextPit na semana que passou:

Vencedor da semana: o Android 12 já está pronto para distribuição

Depois de meses de testes, o Android 12 finalmente foi anunciado. Com isso, temos uma nova interface do usuário no SO, com base nas diretrizes visuais do Material You, e mais transparência em relação ao uso dos recursos de hardware do celular. Além disso, tivemos a revisão completa dos widgets do Google.

O Google também divulgou que, em 2021, o programa beta do Android 12 teve mais de 225.000 participantes (eu me incluo aqui), os quais foram capazes de enviar "quase 50.000 relatórios de problemas".

Este ano, a versão final chegará aos dispositivos Pixel apenas no dia 19 de outubro, quando o Google irá lançar os novos Pixel 6 e Pixel 6 Pro. A surpresa deste ano é que além do número da versão, o sistema operacional passa a receber nome de sobremesa novamente: Android 12 Snow Cone. Para saber se o seu smartphone está elegível para receber o update, acesse o link abaixo:

NextPit Android 12 11
O Google finalmente anunciou a versão final do Android 12 / © NextPit

Perdedor da semana: apagão geral no Facebook

E se os engenheiros do Android tem muito a comemorar, o mesmo não pode ser dito do time de Facebook. A semana que começou com a expectativa sobre o depoimento da ex-funcionária do Facebook, Francis Haugen, teve um episódio inesperado na segunda-feira. Por volta das 12h40 (horário de Brasília), os serviços do Facebook ficaram fora do ar.

facebook down
Facebook fica fora do ar por quase sete horas na segunda-feira / © NextPit

Instagram, WhatsApp, Messenger e até a plataforma Oculus VR estavam inacessíveis. O problema foi causado por problemas de roteamento de DNS e BGP. De acordo com a empresa, uma falha na atualização de rotina do mapa BGP acabou apagando as informações de roteamento de DNS necessárias para que outras redes possam encontrar os serviços do Facebook.

Em nota, o Facebook explicou o que aconteceu e pediu desculpas às pessoas que dependiam dos seus serviços. Confira a cobertura completa do incidente aqui

Na semana passada, a empresa de Mark Zuckerberg também esteve do lado do perdedor nessa coluna, depois que uma investigação do WSJ (The Facebook Files) expôs que o Facebook estava ciente de que o Instagram é um ambiente tóxico para jovens.

De acordo com a CNN Brasil, o CEO do Facebook perdeu US$ 5,9 bilhões de sua fortuna na segunda-feira por conta da queda de quase 5% no preço das ações de sua empresa na Nasdaq, a bolsa de tecnologia de Nova York.

E isso conclui a coluna deste domingo! E aí, o que você achou das escolhas desta semana? Compartilhe a sua opinião nos comentários deste artigo.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 1 semana Link para o comentário

    Pixel é pra poucos , distribuição limitada, uma.pena , a Google poderia se quisesse marcar forte presença global.com seus gadgets, quanto ao Facebook e cia. ,espero que sejam severamente punidos aonde mais doj , que é no bolso.


  • Penskemen há 1 semana Link para o comentário

    Ja não bastasse a situação do apagão, agora Mark Zuckerberg e seu Facebook, estão novamente se tornando o centro das atenções, e tudo indica que a panela de pressão está prestes a estourar...
    A mídia (ainda bem) começou a abrir essa caixa de pandora, e dar vazão as denúncias que envolvem a empresa:
    - Quase ninguém fora do Facebook sabe o que acontece’, diz ex-funcionária
    Frances Haugen denunciou a empresa; segundo ela, Facebook sabia do discurso de ódio disseminado e tentava 'esconder violências'
    Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos, pois o assunto agora chegou nas mãos do Senado dos E.U.A🤔