NextPit

Review do Galaxy Buds 2: design fala mais alto que o som

Review do Galaxy Buds 2: design fala mais alto que o som

O Galaxy Buds 2 é a nova opção de fones de ouvido sem fio da Samsung com ANC para o segmento intermediário. Com muitos fones de ouvido sem fio decentes com ANC disponíveis no segmento, testamos a novidade da marca sul coreana e dizemos como ela se sai nesta avaliação completa.

Avaliação

Prós

  • Design excelente
  • Compacto e discreto
  • Som fiel em graves
  • ANC eficiente
  • Recarga sem fio com padrão Qi
  • Aplicativo completo

Contras

  • Compatibilidade com poucos codecs
  • Equalizador muito limitado
  • Certificação apenas IPX2
  • Autonomia mediana

Samsung Galaxy Buds 2 direto ao ponto

O Samsung Galaxy Buds 2 realmente lembrou o Nothing Ear (1) em termos de experiência de uso. O design é original e bonito de ver, mas esconde um par muito básico de fones de ouvido TWS (totalmente sem fio). Exceto que o Nothing Ear (1) custou 30% mais barato que o Samsung. Testei os Galaxy Buds 2 emparelhados com um Galaxy Z Fold 3.

O Buds 2 são fones de ouvido intermediários que não se destacam da concorrência. Isto é ao mesmo tempo bom e ruim. A qualidade de áudio é decente, com graves fiéis. A duração média da bateria de 5 horas é decente e semelhante a outros modelos nesta faixa de preço. Os codecs de áudio SBC/AAC e o ANC não-ajustável são quase o mínimo da categoria. Quando você é mais caro que os outros e não se destaca, apenas ser "bom" não é suficiente.

Design: o melhor argumento de venda do Buds 2

Ao contrário do que escrevi no começo desta página, o Galaxy Buds 2 da Samsung se destaca da concorrência em um ponto: o design com um visual e tamanho compactos.


O que gostei:

  • Não se parecem com AirPods;
  • Confortável de usar e discreto;
  • Caixa muito compacta e bem acabada.

O que não gostei:

  • Certificado apenas IPX2.

NextPit Samsung Galaxy Buds2 headphones
O acabamento plástico liso e brilhante é muito elegante / © NextPit

Os Galaxy Buds 2 da Samsung têm o diferencial de não utilizar o design do AirPods. Não que o formato do fone da Apple seja ruim, mas já está muito manjado. Em time que está ganhando pode se mexer sim, especialmente se for para trazer algo de novo para as prateleiras!

Visualmente, você encontra novamente o formato de feijão do Galaxy Buds Live do ano passado. Mas os traços foram suavizados para retornar a um formato mais parecido com um botão. A cor lavanda do modelo de teste é muito bonita e foi uma boa ideia da Samsung usá-la também no interior do estojo e não no exterior, onde o revestimento é branco. O efeito de contraste quando se abre ele é estranhamente satisfatório.

NextPit Samsung Galaxy Buds2 case open
Realmente gostei do estojo do Samsung Galaxy Buds 2 / © NextPit

Caso contrário, o acabamento plástico liso é muito limpo, os fones de ouvido são confortáveis de usar e discretos. Lamento que eles sejam apenas certificados para IPX2 (contra respingos diretos de água doce com uma inclinação de 15°, lembre-se de trazer um medidor de ângulo quando sair na chuva). A carcaça é muito compacta e bem projetada.

NextPit Samsung Galaxy Buds2 headphones 2
O formato compacto fica muito discreto no ouvido / © NextPit

ANC e outros recursos

O Samsung Galaxy Buds 2 conta com cancelamento ativo de ruído (ANC) e vem com um aplicativo acessósio que inclui um equalizador, entre outras características.


O que gostei:

  • ANC eficiente;
  • Interface do aplicativo clara e desobstruída;
  • Equalizador integrado no app.

O que não gostei:

  • Equalizador muito limitado;
  • ANC não ajustável;
  • App não está disponível para iOS.

samsung galaxy buds 2 review app 1
O cancelamento de ruído do Samsung Galaxy Buds é bom, mas não é ajustável / © NextPit

De acordo com a Samsung, o Galaxy Buds 2 reduz o ruído de fundo em até 98%. E em uso, isso é muito bom, embora eu não possa realmente medir essa eficiência em números. Ele não oferece o nível de ANC do Sony WF-1000XM4 ou do Apple AirPods Pro. Mas ruídos em geral (por exemplo o causado por batidas e objetos) são bem atenuados desde que sejam regulares. Para as vozes, o ANC é menos eficaz, mas esta é uma crítica que pode ser feita a todos os seus concorrentes nesta faixa de preço.

O Galaxy Buds 2 também tem seu próprio aplicativo dedicado, o Galaxy Wearable (você precisa instalar um plugin separado do Galaxy Buds 2 através da Play Store). Ele não está disponível no iOS. O emparelhamento é perfeito e você é recebido por uma interface muito limpa e arrumada. Há um controle deslizante para alternar entre o modo ANC ou transparência. Este último é ajustável em termos de volume, mas não acontece o mesmo com o ANC, o que é uma pena.

samsung galaxy buds 2 review app 2
O aplicativo Galaxy Wearable da Samsung é completo / © NextPit

Você pode ainda personalizar um dos controles de toque (o de pressionamento demorado), mas não os outros. Há um modo de "conexão contínua" para mudar de um dispositivo para outro, desde que estejam ligados à mesma conta Samsung. Isto é útil quando você está no ecossistema Samsung e a experiência é semelhante ao que você encontra nos AirPods em um iPhone.

Um equalizador está presente no app, mas é muito limitado, permitindo apenas que você escolha entre diferentes predefinições sem poder personalizá-las. Há também recursos de acessibilidade ou a capacidade de fazer com que os fones de ouvido leiam as notificações do celular em voz alta.

Audio & microfone: prioridade aos graves comum do segmento

A Samsung é um tanto econômica quando se trata das especificações de áudio do Galaxy Buds 2. E encontramos um som que destaca os graves, como geralmente acontece com os fones Bluetooth TWS.


O que gostei:

  • Fidelidade na faixa dos graves;
  • Som grave dinâmico

O que não gostei:

  • Somente codecs SBC e AAC;
  • Um pouco de distorção nos agudos;
  • Saturação na faixa média.

Quase não tive dados concretos para o meu teste. Sem faixa de frequência, sem codec de áudio, sem tamanho de driver... Parece que as pessoas  não escolhem fones de ouvido TWS pela qualidade de áudio, mas pelo design. Hmmm... Mas não, não pode ser isso. Os AirPods são os fones de ouvido mais vendidos no mundo. Isso deve ser porque eles oferecem o melhor som e não apenas por causa de sua imagem de marca e design, certo?

Falando sério, os Galaxy Buds 2 soam como quase todos os fones TWS nesta faixa de preço. Temos um sistema duplo de alto-falantes dinâmicos. Isto significa que em cada fone de ouvido há dois drivers, um tweeter para lidar com os agudos e médios e um woofer para os graves. Já na parte de software, os fones contam apenas com os codecs básicos SBC e AAC.

NextPit Samsung Galaxy Buds2 case closed
O estojo dos Galaxy Buds 2 tem um design discreto / © NextPit

O som é muito preciso nos graves. Verifiquei curvas de frequência de outros sites que confirmaram minhas impressões, a assinatura de áudio é muito plana nos graves e médios baixos, o que significa que a reprodução do som pelos Galaxy Buds 2 é muito fiel ao original.

Quanto ao resto do desempenho de som, os Galaxy Buds 2 lutam com a faixa média, os vocais ficam saturados às vezes e uma vez que você acrescenta muitos instrumentos, os Buds lutam para reproduzir tudo de forma distinta sem exagerar. Os agudos sofrem com uma certa estridência, basicamente os sons sibilantes "S" se arrastam um pouco demais, o que pode ser irritante especialmente com o volume alto. Este último defeito é realmente marcado, não é preciso analisar uma curva de frequência para perceber.

Finalmente, os Galaxy Buds 2 estão equipados com 3 microfones em cada fone de ouvido. Quando dentro de casa e em silêncio, o som é um pouco comprimido, mas a voz permanece clara e o eco muito contido. Ao ar livre, como costuma ser o uso principal deste tipo de fone, os Galaxy Buds 2 não conseguem isolar a voz do ruído ambiente de forma suficientemente eficaz. Isto não é muito diferente do que a concorrência oferece em termos de desempenho.

Entretanto, eu gosto do fato de que você pode usar cada Galaxy Buds 2 individualmente e que o canal do fone de ouvido inativo seja reproduzido em um canal mono com o canal do fone de ouvido ativo.

Autonomia

Os Galaxy Buds 2 da Samsung prometem uma duração de bateria de 5 horas com ANC ativado e mais 15 horas com o estojo de recarga.


O que gostei

  • Carga completa rápida;
  • Compatível com recarga sem fio Qi.

O que não gostei

  • Duração média da bateria.

NextPit Samsung Galaxy Buds2 case usb
A duração da bateria de 5 horas com ANC está na média do mercado / © NextPit

Cada fone de ouvido tem uma bateria de 61 mAh e o estojo aumenta sua capacidade de carga para 470 mAh. Em uso, a promessa de 5 horas de autonomia foi basicamente cumprida, com uso misto (videochamadas + música) a um alto volume de audição (80%) e o ANC ativado.

O estojo levou em média 40 minutos para carregar completamente os Galaxy Buds 2 e é compatível com a recarga sem fio Qi. Sei que normalmente não falamos nos testes se os fones carregam rapidamente ou não, mas percebi que o fones da Samsung carregaram visivelmente mais rápido do que outros modelos que testei no passado.

Mas no que diz respeito à vida útil da bateria, é um desempenho muito básico e na média do mercado.

A ficha de dados técnicos

  Especificações
Produto
Drivers Dinâmico (sem dimensões especificadas)
Codecs Bluetooth SBC e AAC
Faixa de frequência Não especificado
ANC Sim
Bateria
  • Fones de ouvido: 61 mAh
  • Estojo: 470 mAh
Duração da bateria
  • Uso misto: 5 horas
  • Tempo de conversação: 3,5 horas
Recarga USB-C ou sem fio QI
Conectividade Bluetooth 5.2 | Perfis A2DP, AVRCP, HFP
Certificação IP IPX2
Aplicativo e EQ Sim
Dimensões e peso
  • Estojo: 27,8 x 50,0 x 50,2 mm | 41,2 g
  • Fones de ouvido: 20,9 x 17,0 x 21,1 mm | 5 g
Preço R$ 899
Oferta* Confira o preço

Conclusão

Os Samsung Galaxy Buds 2 são fones de ouvido sem fio intermediários decentes mas que não se destacam. O perfil de som grave é decente para ouvir mp3 ou Spotify, a duração da bateria de 5 horas é decente para fones que você só usaria em viagem ou em chamadas. E o cancelamento de ruídos (ANC) é decente e consistente para esta faixa de preço.

Mas é isso, ele é bom e fica por aí. Isso não significa que vou dar uma medalha a toda fabricante que faz um trabalho decente de lançamento de um produto. Tenho a impressão de que o mercado de fones TWS está indo na mesma direção que o mercado de tocadores de MP3 há vários anos: todos sabem como fazer um produto funcional e correto. E todos os outros estão satisfeitos com o status quo.

Os consumidores, que não têm muitos dados para tomar uma decisão de compra, voltam sua atenção para o design. "Uau, este par de fones é mais bonito do que este outro par de fones. Eles devem ser melhores, certo?"

Mas vou parar de reclamar, vou guardar esta reclamação para outro artigo, quem sabe. E em qualquer caso, seria injusto fazer da Samsung o saco de pancadas de uma tendência que TODAS as fabricantes estão seguindo. A favor da Samsung por outro lado, ela ainda se arrisca no design e tenta entregar, com sucesso, uma experiência fluída em seu ecossistema, da mesma forma que a Apple fez com seus AirPods.

Se você procura por fones da Samsung e o Galaxy Buds Pro está fora do seu orçamento, o Galaxy Buds 2 é uma boa escolha. E se você não está procurando por nenhuma marca em especial, então o Galaxy Buds 2 ou qualquer outro par de fones de ouvido sem fio por volta de 400~600 reais lançado em 2021 servirá. De qualquer forma, todos eles soam praticamente iguais.

Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o NextPit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Rafael Nunes há 1 mês Link para o comentário

    O que me chateia é o preço. Para uma pessoa como eu que não se importa em usar fone com cabo, nesse valor que compro um baita de um fone que deixa esse no chinelo. Agora se o fosse um pouco mais barato, até optava.


    • Rubens Eishima
      • Equipe
      há 1 mês Link para o comentário

      Se pelo menos caísse o preço igual nós celulares...