Guia de compras: como encontrar as melhores ofertas em celulares no fim de ano

Guia de compras: como encontrar as melhores ofertas em celulares no fim de ano

A grande temporada de compras está chegando e, ao mesmo tempo, alguns dos principais lançamentos no mercado de celulares. Separamos as principais informações para fazer bons negócios, e claro, economizar.

Dependendo das suas prioridades em smartphones, esta época do ano geralmente é a melhor para fazer o upgrade do seu aparelho. Enquanto os principais lançamentos do mundo Android são reservados para o primeiro trimestre, a Apple reserva o período para a atualização anual da linha iPhone.

O resultado são descontos para aparelhos com os dois sistemas. Claro, desde que você não se importe em adquirir um modelo que logo não será mais de “última geração”.

Temporada de compras começa em setembro

Se você quer trocar de celular, setembro é uma das melhores épocas para fazer o upgrade. Com eventos de lançamentos esperados tanto da Apple quanto do Google (e talvez da Samsung), modelos das gerações atuais costumam receber uma redução de preço.

A desvantagem é o risco de passar pelo “arrependimento de compra” ao ver uma geração novinha nas prateleiras poucos dias ou semanas depois.

O iPhone 12, por exemplo, apesar do preço de tabela de R$ 7.999,00 no site da Apple Brasil, já pode ser encontrado por quase R$ 3.000 a menos nos principais sites de e-commerce. Um desconto de 36% para quem leva a sério o preço sugerido pelos fabricantes.

Além do sucessor do iPhone 12, o Google deve oficializar o Pixel 6 — que infelizmente não deve vir ao Brasil — e a Samsung deve anunciar nas próximas semanas o Galaxy S21 FE, a nova geração de seu modelo com preço de intermediário e hardware flagship.

Flashback: lançamentos do segundo semestre

  2020 2019 2018
iPhone outubro setembro setembro
Pixel setembro outubro outubro
Galaxy S FE setembro n/d n/d
Xiaomi Mi T setembro junho n/d
OnePlus T outubro setembro outubro

E não é apenas a Samsung que costuma anunciar modelos revisados no segundo semestre. A Xiaomi e a OnePlus, por exemplo, costumam fechar o ano com as “versões T” de seus aparelhos flagship. Coincidência ou não, a Xiaomi já anunciou um evento para o dia 15 de setembro, que os rumores indicam se tratar do lançamento do Mi 11T, enquanto os boatos indicam que não haverá um OnePlus 9T, veremos.

Mesmo que você não pretenda trocar de celular, um detalhe muitas vezes esquecido é que a época pode ser um bom período para enfim concretizar aquela adiada compra de um acessório para o seu smartphone atual.

Capas e protetores de tela projetados para a geração anterior começam a ser descontados com a proximidade de uma atualização, sem contar que ficam mais difíceis de serem encontrados com o tempo.

Google Pixel 6 Portfolio
Linha Pixel traz como destaque um SoC projetado/customizado pelo Google / © Google

Principais eventos do e-commerce em 2021

  • 11 novembro — Dia dos solteiros;
  • 26 novembro — Black Friday;
  • 29 novembro — Cyber Monday;
  • 25 dezembro — Natal.

Além da “troca de coleção”, o final do ano é uma boa oportunidade para trocar de aparelho graças à concentração de datas comerciais no período, especialmente com a importação de dias especiais de outros países como os Estados Unidos e China.

A temporada de compras abre com o ainda recente Dia dos Solteiros, ou Singles’ Day, 11/11, criado na China em referência aos quatro números 1 desacompanhados. O dia é especialmente forte entre as lojas online chinesas, e pode ser uma ótima oportunidade para quem procura um smartphone via importação.

Depois é a vez do combo Black Friday + Cyber Monday, que caem nos dias 26 e 29 de novembro em 2021, respectivamente. Já bastante conhecidos fora dos EUA, as datas tradicionalmente abrem o calendário de compras de fim de ano no país após o dia de Ação de Graças.

As datas de compras chegam ao fim com o Natal. Neste ano, o feriado cai em um sábado, o que facilita as compras de quem deixa tudo para o último instante. Pedidos online feitos no final de semana anterior — conhecido como “sábado do pânico” pelas compras de última hora — vão ter um prazo maior para entrega, o que pode ajudar quem pretende dar um presente na data.

Dicas para economizar ao comprar um smartphone em oferta

Se você está interessado em boas ofertas no final do ano, já é hora de se organizar, seguindo dicas já conhecidas de outras temporadas:

  • Faça uma lista dos produtos que pretende adquirir;
  • Anote os preços atuais dos produtos;
  • Opcionalmente, defina um preço de compra ideal (bom para evitar gastos por impulso);
  • Use as ferramentas de alertas dos comparadores de preços e sites de promoções.

Mais uma coisa, não se esqueça de acompanhar o NextPit nas redes sociais e no Telegram, para não perder as dicas de ofertas publicadas no site.

E você, qual o lançamento mais aguardado para o segundo semestre? Prefere esperar os lançamentos na MWC 2022? Qual a sua estratégia para encontrar as melhores ofertas? Compartilhe suas opiniões e dicas no campo de comentários abaixo!

Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o NextPit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • José Luís Silva Martiniano há 1 semana Link para o comentário

    Sinceramente, estava decidido a passar mais tempo com meu Galaxy Note 10, mesmo com a bateria ser considerada pequena para os tempos atuais. Contudo, fui convencido a trocar de dispositivo de maneira rápida, e comprar o Xiaomi Poco F3 versão 8/256. E assim, aconteceu tudo tão rápido, pois não sou apreciador de smartphone tamanho GG, pelo contrário, gosto dos que cabem no bolso. Mas quando vi e que pude experimentar, não pisquei nem duas vezes, vendi o Note 10 e atualmente estou com o PF3.


  • Jairo rios há 1 semana Link para o comentário

    Infelizmente a Black Friday no Brasil é uma verdadeira black fraude , tudo pela metade do dobro